segunda-feira, 27 de agosto de 2007

PONTE DE SOR PERDE UM GRANDE MÉDICO


O médico-legista José Sombreireiro, um dos grandes médicos pontessorenses do século XX, que autopsiou Sá Carneiro e Joaquim Agostinho, morreu, aos 74 anos, na Póvoa de Varzim, devido a uma pneumonia.

Natural de Ponte de Sor, o médico encontrava-se internado há três anos na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, onde, morreu devido a uma pneumonia, contou à Lusa Grata Júlia Sombreireiro, filha do clínico.

Aposentado há oito anos do Instituto de Medicina Legal de Lisboa, onde foi director, José Sombreireiro foi também presidente e médico do Clube de Futebol Estrela da Amadora e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

Com consultório de clínica geral aberto nesta cidade até 2004, José Sombreireiro ficou conhecido como o médico dos pobres, por não cobrar nada aos mais carenciados, segundo a filha.

Em 36 anos de serviço como médico-legista, efectuou mais de 40 mil autópsias, nomeadamente a do antigo primeiro-ministro e líder do PSD Sá Carneiro, a do ciclista Joaquim Agostinho, a do antifascista Dias Coelho e a dos dois filhos de António Champalimaud.

Etiquetas: , ,

17 Comments:

At 27 de agosto de 2007 às 19:51, Anonymous Anónimo said...

Sr Presidente
Taveira Pinto
Porque razao o sr so da medalhas a Ministra que nem sabia ond era a Ponte Sor, e ao tal prates da tal fundaçao, porque razao nao pretsa o Municipio Homenagem aqueles que HONRRAM a nossa Cidade consultas de borla para quem nao tinha dinheiro nem uma Rua ?
Leve a proposta a Assembleia Municipal, o presidente da assembleia sabe bem o que e dar consulta aos que nao tem dinheiro(eheh).

 
At 28 de agosto de 2007 às 05:29, Anonymous Anónimo said...

Ponte de Sor não perdeu nada. Quem perdeu foi a Póvoa do Varzim. As pessoas não são de onde nascem mas de onde vivem.

 
At 28 de agosto de 2007 às 12:11, Anonymous Anónimo said...

Por isos e que Cardeal Antonio Ribeiro tem uma Rua em Ponte Sor, terr ond esempre viveu.
O Dr Pimenta tb reside em Evora, nao deixa de ter uma rua tb.
Alem disso so morreu na Povoa Varzim residia na Area da Grande Lisboa.
Ja agora o Prates rb mora em Lisboa e enterraram milhares na aberracao da fundaçao.
CRITERIOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 
At 28 de agosto de 2007 às 14:11, Anonymous Anónimo said...

O sr. Anónimo das 17,29 de 28 de Agosto de 2007, além de demonstrar que é uma grande Besta, devia estar calado, pois não conheceu o Dr. José Sombreiro, nem conhece a restante família que vive na cidade.
Não comente o que não sabe, não faça figuras tristes.

 
At 28 de agosto de 2007 às 23:12, Anonymous Anónimo said...

Neste caso foi Portugal que perdeu um excelente medico, de merito reconhecido por todos que tiveram o previlegio de o conhecer pessoalmente ou apenas de nome.

 
At 29 de agosto de 2007 às 00:45, Anonymous Anónimo said...

Ninguém escolhe a terra onde nasce. Só se escolhe a terra onde se vive. E de Ponte de Sor são os que aqui vivem ou os que, apesar de trabalharem fora, continuam a manter aslumas raízes em Ponte de Sor. Agora os que aqui nasceram e nunca cá mais puseram os pés, são de Ponte de Sor a que título? Isso não significa que o Dr Sombreireiro não seja uma grande homem...

 
At 29 de agosto de 2007 às 13:49, Anonymous Anónimo said...

Digamos que o post nao esta feliz no seu titulo nem no primeiro paragrafo. Nao me venham agora chatear pela falta de acentos...Estão ausentes...

 
At 29 de agosto de 2007 às 21:52, Anonymous Anónimo said...

O último anónimo devia ir guardar uma vara, porque de português pouco sabe!

 
At 31 de agosto de 2007 às 17:11, Anonymous Anónimo said...

O parvalhão anterior que me venha dizer onde posso encontrar os acentos no teclado, porque na realidade este não esta configurado para portugues. Se não fosses parvo percebias e não me mandavas ir guardar varas, mais uma parvoice de que nunca ouvi falar... so se fosse dar-te com a vara mas não sou violento nem virado, se calhar ate gostavas ...

 
At 2 de setembro de 2007 às 01:05, Anonymous Anónimo said...

O teu problema é mesmo não saberes português, deves inscrever-te urgentemente no 1º ciclo do ensino básico.
Ficas logo a saber o que é uma "vara".

 
At 2 de setembro de 2007 às 16:57, Anonymous Anónimo said...

Ja esperava que viesses responder so não quis logo dizer que me querias para guardar-te, ja te disse que não sou virado nao queiras ser PORCO.

 
At 4 de setembro de 2007 às 23:32, Anonymous Anónimo said...

Penso ter encontrado o motivo, ao menos o mais relevante, para o triunfo universal da blogosfera: ao que li algures, e não teria descoberto por mim, por falta de mundo, não há homem que não goste de falar de si. Obviamente, a regra tem nuances: há os que por educação ou cautela se reprimem até ao ponto de terem por norma nunca falar de si, e há outros que não concebem outro assunto. A todos, os menos, os mais e os assim-assim, a blogosfera dá resposta satisfatória. Assentemos pois que é o impulso de Narciso a chave do êxito blogosférico.
Benefícios da coisa? Continuo a pensar que os há. Acredito que há um sem número de gente que aprendeu a ler, ou pelo menos melhorou um tanto, por força da prática blogosférica. E quero crer que há mesmo alguns que nisto aprenderam a escrever. Nada mau.

 
At 14 de setembro de 2007 às 16:25, Anonymous Anónimo said...

Alguem anda a usar um teclado "made in china". Os acentos são como a educação, eles estão lá mas só usa quem quer. Dica: Broken Social Scene - "shampoo suicide"

 
At 21 de dezembro de 2007 às 02:14, Anonymous Anónimo said...

Não me apercebi que tenha sido noticia nas televisões deste País, a morte "Daquele" que juntamente com o Prof. Pinto da Costa, foi um dos expoentes mais altos da Medicina Legal portuguesa. Li a triste noticia do falecimento do Sr. Dr. José Sombreireiro num anuncio de missa em um jornal diário. Deixo aqui, desde Vila Real, o meu humilde tributo e curvo-me perante tão ilustre Homem e Médico endereçando as minhas respeitosas condolências à sua família.

 
At 9 de maio de 2012 às 06:41, Anonymous Anónimo said...

Eu não acredito que venho ler um blog, e encontro tanto disparate!!! Varas? Porcos? Teclados chineses?
Que falta de imaginação meus senhores... E tanta gente invejosa!!! Portugal está neste estado porque as pessoas não têm humildade. Aquela que basta ler nas entre linhas...
A vossa alcofa foi a revolução, e aquilo que sobrou para nós foi isto. Tanta impertinência meus caros!!!
Ana D.

 
At 19 de abril de 2014 às 02:35, Anonymous Anónimo said...

Eça de Queirós tinha razão ., os Génios são como as Montanhas , " Só se vêm ao Longe " . O Drº Sombreireiro era de facto um Homem Simples , por vezes Ingénuo , mas de Grande Sensibilidade Humana , pois não fazia as Autópsias Insensívelmente , tinha Respeito pelo seu Semelhante e era de facto um Homem Bom e Caridoso para com Aqueles que lhe pediam Favores. Defendia a Vida que achava-a muito curta e rápida e tinha uma Visão da "Outra Vida" de Forma Ímpar e Racional . Deixa Saudades , pois tinha um carácter Nobre , Alegre e Humanista. Paz á Sua Alma e até Sempre. João A. Almeida

 
At 19 de junho de 2023 às 21:33, Anonymous Anónimo said...

esse medico legista foi meu medico de família um bêbado que tinha sempre a garrafa do uísque ao seu lado, e ainda matou uma jovem rapariga com uma injeção.

 

Enviar um comentário

<< Home