domingo, 1 de março de 2009

PONTE DE SOR

Foi uma passagem muito breve pela Ponte de Sor. A jornada já ia longa e o cansaço começava a fazer-se sentir. Mas ainda deu para ver alguma coisa. Uma visita mais demorada ficou para outra ocasião.

Quando se chega a Ponte de Sor pela estrada 119, atravessa-se a ponte sobre a Ribeira do Sor e, a montante desta, logo desperta a atenção a muito bem cuidade zona ribeirinha. As árvores despidas de folhas permitem gozar os agradáveis raios solares deste mês de Fevereiro e convidam a um passeio. Podemos também imaginar como este lugar será agradável no tempo mais quente, com as sombras das copas das árvores e o lago que se forma devido ao açude com comporta que existe um pouco mais a jusante, a refrescarem o ambiente.

A jusante da ponte encontra-se o açude e a comporta e, depois, a ribeira corre no seu leito normal. A curiosidade levou-nos a ver como era este troço da ribeira e fomos andando ao longo da margem. Subitamente, um cheiro alertou para qualquer coisa de anormal.

O cheiro desagradável provinha da descarga destes canos para a ribeira. Há aqui qualquer coisa que não bate certo. A autarquia recuperou e muito bem a zona ribeirinha a montante da ponte mas, não muito longe do espaço bonito e atraente, não há qualquer preocupação com o facto de fazer descargas de esgotos sem qualquer tratamento directamente para a ribeira. Seria desejável que o investimento feito no arranjo da ribeira incluísse sistemas que evitassem a poluição da água, não apenas na parte destinada ao lazer, mas em todo o seu curso.


Entre Tejo e Odiana

Etiquetas: ,

24 Comments:

At 1 de março de 2009 às 17:22, Anonymous Anónimo said...

Então os esgotos estão a correr directamente para o rio, sem tratamento?

 
At 2 de março de 2009 às 12:34, Anonymous Anónimo said...

O Bugalheira podia deixar-se de obras de fachada e actrizes que só querem sacar e cuidar mais da terra na sua esseência para proporcionar um bem estar à população. Já agora qlguém me pode dizer como é que ficou a fundação. o roubo dos quadros,os milhares gastos e também me dizeram que a actriz vai começar por dar danças de salão aos mais idosos. Para isso podiam ter pedido à professora ligia para o fazer era mais barato e mais competente. já que a actriz é mais cultura com mais euros e mais vaidade. o que à ponte de sor não interessa nada

 
At 2 de março de 2009 às 15:45, Anonymous Anónimo said...

O esgoto corre para a ribeira hÁ MUITO TEMPO COMO É QUE NINGUÉM VIU?
è mais uma obra que ficou por fazer.O pior é que a gente deixa, deixa que esta e outras sejam feitas nas nossas barbas e ninguém faz nada. Eu já refilei há há até astante tempo lgo que percebi que que ia ficar com o esgoto à vista.

 
At 2 de março de 2009 às 15:58, Anonymous Anónimo said...

o sr. dr. joão j.taveira pinto já não sabe o que fazer com a actriz, e ela ainda não percebeu o que é a nossa realidade.o que lea quer sei eu. Carcanhóis,massaroca não há dinheiro em lisboa vamos á provincia que os parolos dos presidentes e o pacóvios é um aí enquanto lhes dou a volta. E não há maneira de ter algum juizo naquela cabeça.

 
At 2 de março de 2009 às 19:38, Anonymous Anónimo said...

Pois é verdade os esgotos estão Há quantos anos a correr para a ribeira e não são só estes, frente á casa do Armamdo Bicha à mais merda dessa a correr e quem a fez?
Puxem pela cabeça burros.

Dr Pinto descanse que a memória destes inflizes é curta,só o sr é acusado que faz ... faz..., vejam agora quem fez!

 
At 2 de março de 2009 às 21:56, Anonymous Anónimo said...

E a merda depois da ribeira vai para a Barragem.

Quando os clientes dos Hoteis de 5 Estrelas soberem, adeus turismo.

Vergonha

 
At 3 de março de 2009 às 10:48, Anonymous Anónimo said...

É verdade ja havia esgotos a ceu aberto agora há actrizes à caça de uns euros para aliviar a vida que em lisboa está mal e que na provincia sempre há uns dinheiros publicos para para dar. Da minha parte que se lixe a actriz das novelas e das suas leituras para enganar o povo, não é assim que se fazem as coisas nem na ponte de sor nem na china. E detesto ver a maneira como a actriz anda À volta do poder a lamber as botas da autarquia. Mete nojo a senhora. Alguém que lhe dê um pontapé no cu para a colocar no lugar dela. Porque segundo ela na ponte de sor é muita fácil chegar onde quer. Onde será? só se for na boca do esgoto.

 
At 3 de março de 2009 às 19:41, Anonymous Anónimo said...

esta merda é por causa das bombas que estão junto à fonte da vila, e que estão sempre com problemas, porque o gajo não quer saber disto para nada

 
At 3 de março de 2009 às 20:03, Anonymous Anónimo said...

Vamos malhar no pinto da Bugalheira!!!!

 
At 4 de março de 2009 às 11:14, Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez o autor e os comentaristas deste blog mostram a cobardia e o que valem. Só dizem mal, mal, mal.... mas o que é que a Maria João tem a ver com a merda dos esgotos que vão directamente para o rio sor sem serem tratados? Organizem uma manifestação em frente aos esgotos e reinvindiquem a limpeza do sor desde Nisa até Montargil, e aí sim teremos um sor limpo e completamente despoluído. Falem com o vereador do PSD que é um quadro superior das ANA e perguntem-lhe sobre a merda que é lançada para o rio em Alpalhão e Nisa proveniente das fábricas de queijo. E perguntem-lhe porque é que a empresa onde ele desempenha funções nada faz. Deixem-se de invejas e recebam bem quem escolhe o nosso concelho para trabalhar seus invejosos de merda!

 
At 4 de março de 2009 às 11:20, Anonymous Anónimo said...

Nós aqui recebemos bem quem vem por bem e não para sacar uns cobres à autarquia. Se a dita actriz viesse por bem fazia primeiro e pedia depois. porque aquilo que ela faz não precisa de dinheiro. Organize cursos, festas, representações e afins. a malta agradecia. Agora basta olhar para ela e para a sua postura para se perceber que não vem por bem

 
At 4 de março de 2009 às 12:49, Anonymous Anónimo said...

Receber bem? e a Fundação? o Prates até é de cá e vejam o que lhe aconteceu, o bugalheira queria ficar com os quadros! a gente não quer cá ninguém, não precisemos estemos bem asim.

 
At 4 de março de 2009 às 17:46, Anonymous Anónimo said...

Vocês são uns frustrado que não têm onde cair de mortos. Devem estar a receber da Segurança Social do dinheiro dos meus impostos e dos da Maria João. Ganhem juizo!

 
At 4 de março de 2009 às 19:33, Anonymous Anónimo said...

Tá calado.
Fazes parte da pandilha.
Aproveita, porque o tacho está a acabar.

Assim queira este povo que é parvo, mas não estúpido.

 
At 5 de março de 2009 às 11:40, Anonymous Anónimo said...

Aposto que os defensores da Maria joão Luis são o marido, o marido o marido que com aquele ar de man do rossio também quer é sacar algum.

 
At 5 de março de 2009 às 22:29, Anonymous Anónimo said...

O Sor em Nisa? Que dá muitas voltas já se sabe mas em Nisa? Se calhar alguém se queria referir às queijarias de Gáfete e Tolosa.O azar dos pontessorenses é tanto que até o rio Sor nasce em Portalegre, na freguesia da Alagoa.

 
At 5 de março de 2009 às 22:43, Anonymous Anónimo said...

Mais uma informação: as queijarias que em tempos lançavam as suas águas nas ribeiras locais têm sido obrigadas a fazer estações de tratamento as quais, neste momento,estão na sua maioria em funcionamento. Basta seguir o curso do Sor,nalgumas zonas espectacular, para perceber onde começa o lançamento dos esgotos no rio. Seria um passeio pedagógico e elucidativo para alguns pontessorenses que acham que o diabo está sempre só na casa do vizinho.

 
At 6 de março de 2009 às 19:26, Anonymous Anónimo said...

Já vi aqui um comentário a dizer que alguns esgotos que correm para o rio são do tempo do Amante...essa pessoa não tem o minimo de miolo...Sabe desde quando o Homem não está na Camara ??? Então os Bugalheiras são cegos ??? já passaram mais de 15 anos pá !!!
Então e as descargas que entram de vez em quando nas casas de pessoas a morar na Av.Marginal ???
J.Borrego

 
At 6 de março de 2009 às 19:36, Anonymous Anónimo said...

Meus Senhores,Minhas Senhoras :A Familia Pintos & Companhia, não estão na Camara para ver essas coisas, eles estãolá é para se servirem de tudo o que possam, em beneficio deles....São uns Nojentos...parte das pessoas não sabem uma milésima parte daquilo que eles sempre teem tirado em proveito próprio...
Abram os olhos em Outubro nas Urnas....Não acreditem mais em promessas de Emprego...quando eles vos vierem outra vez com essa promessa espetem-lhe um chapadão nas trombas....
J.M.Algarvio

 
At 6 de março de 2009 às 19:42, Anonymous Anónimo said...

Caros Conterraneos: Então o Pintainho já teria pago o tal lote de Terreno onde fez a casa ???Se eu soubesse quem era a pessoa lesada já lhe tinha perguntado...Se alguém souber agradeço que informe.

 
At 6 de março de 2009 às 19:46, Anonymous Anónimo said...

Então mas esses Terrenos não eram dos Malucos???
Isso foi pago com a admissão da Laidinha Maluquinha na Camara pá....
ou estarei errado???

 
At 8 de março de 2009 às 20:50, Anonymous Anónimo said...

Senhor J:M:Algarvio, não sei quem o senhor é, mas parece estar ao corrente dessa politica PORCA que os Pintos teem vindo a usar desde que estão no PODER...Promessas de Empregos a tosa a Gentinha..até o Velho Pai deles...Eu sou uma dessas Pessoas a quem já me foi prometido o Emprego várias vezes...mas nunca aconteceu..como eu muitos...ainda teem a pouca vergonha de já andarem outra vez com a mesma promessa...ainda á poucos dias não foram eles,mas sim um lambe botas deles e a mando deles, foi dizer ao meu Pai, que se ganharem em Outubro é que não falha o meu Emprego...
Casos destes já devem ser outra vez às Centenas...
Deixo aqui o alerta às pessoas que estão como eu...não votemos mais nesta merda de PS(Pintos),mas temos é de votar nos outros seja no PC ou no PSD...
Vamos correr com eles
Dá-me vontade de me identificar, mas fica para a próxima, ou então depois de os derrotar-mos.

 
At 9 de março de 2009 às 21:04, Anonymous Anónimo said...

Ja me esquecia o MENTIROSO do Presidente disse em entrevista no pasquim do padre, que tinha 3 empresas para o lugar da Delphi, se ele fosse serio mesmo sem a fabrica fexar trazia na mesma as fabricas como e mentira nao aparecem nada ca pelo sitio, e ja agora se queres emprego diz que es actor e como a gaja do ribeiro vinhas levas pelo menos 2.5oo Eur.

 
At 19 de junho de 2009 às 01:00, Anonymous Anónimo said...

Acabei de ver A casa de Bernarda Alva. Um expectáculo belissimo, muito bem encenado e interpretado.Parabens Ponte de Sôr por proporcionar espectaculos de qualidade aos seus municipes. Quem precisa que lhe tratem dos esgostos é quem destila só merda quando faz comentarios menos proprios

 

Enviar um comentário

<< Home