domingo, 1 de março de 2009

DE ESQUERDA?

A sociologia tipo ISCTE, com influência no sistema educativo, dá nisto, inevitavelmente: uma igualdade de pacotilha e uma diferenciação de oportunidades paradoxal. Proclama-se, escreve-se e anuncia-se uma coisa. E a realidade desmente-a logo a seguir.


Os cursos com médias mais altas, como Medicina, são tendencialmente preenchidos por alunos de famílias com mais recursos, revela um estudo na Universidade de Lisboa, que conclui que o acesso ao ensino superior não é apenas uma questão de mérito.


José

Etiquetas: , , ,

3 Comments:

At 2 de março de 2009 às 15:46, Anonymous Anónimo said...

Como se isto fosse alguma novidade!!!!!!

 
At 2 de março de 2009 às 16:03, Anonymous Anónimo said...

o mérito de ser médico não tem uma relação directa com notas altas. os marrões não são necessáriamente bons médicos. Esta política desastrosa dá o que a gente sabe. Não temos médicos que cheguem e vai ser pior quando a geração que está agora nos 50s rse reformar. Aí é que vai ser ter dotores espanhóis.

 
At 5 de março de 2009 às 18:31, Anonymous Anónimo said...

É normal. Há uma série de tijolos sociais que nos constroem, cuja qualidade depende quase totalmente do forno de onde saíram. Infelizmente.
A educação, na maior parte das vezes, vem com o dinheiro, com o ambiente social, com os princípios que nos orientam. O potencial de muitos é desperdiçado por não terem a educação correcta - outros, que reúnem dinheiro, educação e princípios, mais facilmente desenvolvem o potencial ínsito em si. Como tudo na vida, é um jogo de probabilidades.

 

Enviar um comentário

<< Home