segunda-feira, 6 de setembro de 2010

PONTE DE SOR MAIS UMA INSOLVÊNCIA QUE RECEBEU MILHÕES



Fabricante de aeronáutica francesa apoiada pelo Estado entra em insolvência

A companhia Dyn"aero recebeu 1,7 milhões de euros da AICEP e estava prestes a garantir um novo incentivo da Agência de Inovação. Grupo Amorim era parceiro do projecto.


Quando a Dyn"aero chegou a Portugal, em 2001, e instalou em Ponte de Sor um projecto inovador para construir um avião completo, recebeu o apoio do Estado. As verbas a atribuir, inseridas no Programa de Incentivos à Modernização da Economia (Prime), chegavam aos três milhões de euros.
O grupo francês recebeu uma parte significativa deste dinheiro e preparava-se para receber um novo fundo, desta vez da Agência de Inovação.
A AICEP não acredita na recuperação.

Considerada empresa inovadora, com projectos badalados (como a construção de um avião com componentes em cortiça), a Dyn"aero viu-se obrigada a requerer a insolvência ao Tribunal do Comércio de Lisboa, alegando "que não tem meios financeiros suficientes para proceder ao pagamento das obrigações vencidas", lê-se na sentença judicial de 26 de Agosto.
O grupo já tinha recorrido ao lay-off, suspendendo temporariamente 60 trabalhadores, mas a medida não terá sido suficiente para sanar as dívidas.

O grande credor é o Estado, através da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que "apoiou o projecto com uma verba de três milhões de euros", confirmou o presidente, Basílio Horta. "Não chegou a ser tudo pago porque a empresa começou a não cumprir os objectivos.
No total, foram pagos 1,7 milhões de euros", avançou ao PÚBLICO.
Os incentivos pressupunham o cumprimento dos requisitos contratualizados. Como não os cumpriu na totalidade, a Dyn"aero foi instada a devolver parte do dinheiro (cerca de 1,2 milhões de euros) e terá sido esse facto que desencadeou o pedido de insolvência.
Basílio Horta admite que pode "não haver nada a fazer" quanto à recuperação dessa verba, uma vez que as garantias bancárias que existem só cobrem 740 mil euros.

A fabricante francesa solicitou a insolvência com vista à recuperação. "A requerente pediu que lhe seja entregue a administração da massa insolvente (...) e comprometeu-se a apresentar um plano que preveja a continuidade da exploração da empresa por si própria", refere a sentença.
No entanto, o presidente da AICEP não está optimista. "
Tenho dúvidas que seja possível a recuperação", afirmou.

Ainda assim, Basílio Horta assegurou que "não foi uma má opção" atribuir incentivos. "Trouxe tecnologia, exportações, emprego e desenvolvimento a uma região fragilizada", disse.
Será na assembleia de credores, em Novembro, que se decidirá o destino da fabricante.
A AICEP promete "viabilizar tudo o que for viável".

Com isto, o responsável aponta na direcção de uma venda dos seus activos e da transferência dos trabalhadores "altamente qualificados" para uma empresa que deseje absorvê-los. "Espera-se que grupos do sector possam estar interessados, mas não posso revelar quais porque pode prejudicar a solução", afirmou, acrescentando apenas que a Embraer, fabricante de aeronáutica brasileira que vai avançar com a construção de duas fábricas em Évora este ano, "pode ser uma das interessadas, mas há muito mais".

Credores vários

Se os credores decidirem liquidar a empresa, gerida por Philippe Michel Sence, a AICEP não será a única entidade a ressarcir.
A Dyn"aero também recebeu apoios do Fundo Social Europeu (que reclama dívidas de 370 mil euros) e falhou pagamentos, ainda que mais residuais, a fornecedores.

Fora desta lista está a Agência de Inovação (Adi), que, apesar de já ter decidido ceder um apoio de 308 mil euros ao grupo francês, no âmbito dos projectos em co-promoção, avançou que irá optar por uma "rescisão do contrato de concessão de incentivos" porque "num processo desta natureza a empresa terá dificuldades em cumprir os objectivos do projecto", afirmou Paulo Sá e Cunha, vice-presidente do organismo.
O responsável admitiu, aliás, que desconhecia que a empresa tinha sido declarada insolvente até ser contactado pelo PÚBLICO.
Fica ainda por definir qual será o destino dos projectos, nos quais firmou parcerias com várias entidades portuguesas, como o grupo Amorim, a Active Space Technologies e o Pólo de Investigação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho (PIEP).
Este último, que também não tinha conhecimento da insolvência da Dyn"aero, respondeu que "tem estado tudo a correr dentro da normalidade", mas "vai agendar uma reunião de emergência" com a fabricante de aeronáutica.

Contactada pelo PÚBLICO, a Dyn"aero não prestou esclarecimentos até ao fecho desta edição.


Raquel Almeida Correia

Etiquetas: , , ,

33 Comments:

At 6 de setembro de 2010 às 15:01, Anonymous Anónimo said...

Este Basílio Horta o que tem feito por esta região ?

( NADA )


E o senhor presidente da nossa câmara .

(NADA)

Mas o povo gosta ,e se gosta tem o que merece.

 
At 6 de setembro de 2010 às 15:27, Anonymous Anónimo said...

Mais um grande investidor que veio para o concelho com o apoio do sr Pinto.
Teve um grande futuro?
Mas esta ainda nos vai custar uns milhares de euros, pois a Câmara Municipal de Ponte de Sôr é avalista da empresa num empréstimo que a mesma fez no banco BES.
Mais uma grande burrada do sr. Pinto!

 
At 6 de setembro de 2010 às 16:46, Anonymous Anónimo said...

Grande incompetencia , todos os negocios deste Presidente, e so Porcaria que vem para o Concelho, vejamos entao:
Primeiro foi a tal Fundacao do Prates, gostavamos de saber quem alem dele mamou o dinheiro, visto que o tal vigaro mais o seu advogado Pedroso foram apanhados pela GNR a furtar a pseudo arte. Isto depois de ter roubado com a conivencia de alguem 10.000 Euros /mes fora o resto.
A construcao do aeroporto, toda a gente sabe que quem ganhou foi o proprietario que estava com a corda na garganta, quanto e que etria ssido a % que o senhor deu e a quem?
A vinda da Brasileira para a nataçao?
O vigaro do tal giacometti, quem recebia luvas no municipio para aprovarem plantas de tal fulano que tinha habilitaçoes falsas?
E agora a chulice da ptal artista do ribeiro das vinhas??
E o electrico que gasta mais de 500.000 Euros?
A falta d einvestimento na Biblioteca? Claro que como em todas as ditaduras queima-se os livros e fazem-se estadios
Tantos investimentos que aparecem como este dos avioes e so treta pq de facto estes dirigentes sao mesmo estupidos,
Por pouc nao aprovaram as vigarices do tal Belga por pouco, pq pelo menos o unico Bnaco que lhe prestou alguma intencao foi o BES nao nesto Pinto, belas jantaradas

 
At 6 de setembro de 2010 às 17:31, Anonymous Carlos Miguel said...

Como era de esperar, culpa do Pinto!
Quando querem marrar...

 
At 6 de setembro de 2010 às 17:35, Anonymous Anónimo said...

Mais um projecto PIN...
Definitivamente estamos no caminho certo.
Não vai acontecer nada a nenhum dos incompetentes envolvidos.
A começar no nosso PM, todos os envolvidos deveriam ter de repôr o dinheiro empregue.
Seria muito interessante, e até instutivo, recuperar as "reportagens publicitárias" emitidas pelos Telejornais daquela altura.
O rei vai nu!

 
At 6 de setembro de 2010 às 17:36, Anonymous Anónimo said...

O que é estrangeiro é que é bom
Cada vez me convenço mais que estamos a ser governados por pessoas que não fazem a mínima ideia de nada de nada.
É estrangeiro toca a «lamber» os pés e a facilitar com dinheiros públicos o que tanta falta faz ao País.Mas é bonito dizer-se que se atraiu « investimento estrangeiro».
Muitos destes «investidores» vêm para cá para lucrar algum,roubar o que ao povo faz falta e quando já arrecadaram o dinheiro vão-se embora e nós ficamos de mãos a abanar.
É muito bonito apoiar estes investidores mas como estes mesmo já viram que o nosso 1º o que tem é vaidade toca a explorar essa mesma vaidade esquecendo-se que no fim de tudo quem paga é o Povo

 
At 6 de setembro de 2010 às 17:59, Anonymous Anónimo said...

Quero como colaborador da empresa em questao deixar o meu "muito obrigado" a todos os que de forma tão negativa tem ajudado a afundar uma empresa ja de si fragilizada secalhar a culpa não e do Taveira Pinto mas sim de um bando de inergumes que se escondem atras de blogs a "cagar" postas de pescada e que a unica coisa que conseguem é a auto satisfação momentanea de terem prestado uma pseudo ajuda a região...Pensem antes em ir desbravar mata por causa dos incendios o tempo que passam aqui a escrever elogios ao nosso presidente da camara e ajudem positivamente a comunidade pois ajudas destas pessoalmente não aprovo pedindo apenas que nos deixem manter o nosso posto de trabalho pois nem todos podem como possivelmente o autor e os frequentadores deste blog viver a custa dos papas...
Arranjem uma vida propria e falem do que sabem...

 
At 6 de setembro de 2010 às 18:23, Anonymous Anónimo said...

Apoio o ultimo comentário!!
Aliás ... este blog só existe com um objectivo: Dizer mal de tudo o que está ligado ao Dr. Taveira Pinto.
Coisas de interesse geral para o nosso Concelho não interessa para estes "comunas" do blog.
Fazem grandes festas quando alguma fábrica fecha, ou alguma obra é parada por ilegalidades, ou o Presidente é chamado a Tribunal, enfim ... só se alimentam da desgraça.
Deviam é ter cuidado com certa linguagem que aqui é publicada, porque isso sim pode-lhes algum dia criar grandes problemas!
Ora, vejam bem, desde que o assunto Delphi acabou, deixaram de publicar temas diáriamente, e passam meses sem ... nada!!!!

 
At 6 de setembro de 2010 às 18:46, Anonymous Anónimo said...

O Pinto/Bugalheira é burro e vigarista todos os dias,o blogue e a comunicação social vai denunciando muitas, das muitas burrices e vigarices e os culpados são «os comunas do blog»... não sejam tapados, abram a pestana.

 
At 6 de setembro de 2010 às 18:57, Anonymous Anónimo said...

Estesw dois defensores da tal fabrica devem saber que mudou tres vezes de dono cada um mais vigaro que o outro,

 
At 6 de setembro de 2010 às 19:09, Anonymous Anónimo said...

O comentador de hoje das 17:59 deve dar os parabéns à gestão da sua empresa:
«Os incentivos pressupunham o cumprimento dos requisitos contratualizados. Como não os cumpriu na totalidade, a Dyn'aero foi instada a devolver parte do dinheiro (cerca de 1,2 milhões de euros) e terá sido esse facto que desencadeou o pedido de insolvência. Basílio Horta admite que pode "não haver nada a fazer" quanto à recuperação dessa verba, uma vez que as garantias bancárias que existem só cobrem 740 mil euros.»
Quanto ao desbravar de mato, vá você, que os meus 4m2 estão limpos.

 
At 6 de setembro de 2010 às 19:10, Anonymous Carlos Miguel said...

Ó BURRO, se mudou de dono várias vezes, o que é que o Taveira Pinto tem a ver com isso?

 
At 6 de setembro de 2010 às 19:20, Anonymous Anónimo said...

Seria muito interessante, e até instrutivo, recuperar as "reportagens publicitárias" emitidas pelos Telejornais daquela altura.

 
At 6 de setembro de 2010 às 19:28, Anonymous Anónimo said...

"O investimento da Dyn'Aero Ibérica em Portugal contou com os apoios do Estado, através de capitais de risco do Ministério da Economia, e da Câmara Municipal de Ponte de Sôr."

agência financeira

Parece que a culpa não é minha!

Como diz o outro «abram a pestana»

 
At 6 de setembro de 2010 às 21:42, Anonymous Anónimo said...

Para os das 5.59 .
quando estiveres no desemprego e teres que andar a pedir para te assinar os tais comprovativos deixas de falar assim .
Ficas sem emprego ainda estás a favor de ladrões do estado Português porque é isso que esses vieram fazer a Portugal ,ó burro sabes porquê?
Se não sabes eu digo- te ,nos outros países não se monta assim uma empresa ,quando o estado dá ajudas essa empresa tem que dar garantias sólidas que são verificadas por técnicos responsáveis, não corruptos como em Portugal que a troco de umas centenas de euros aprovam tudo.
Quando recebem o que querem põem-se na alheta como está acontecer com esta e outras mais mas, estas a favor destes bandidos então espero que eles te levem daqui para fora não mereces ser chamado de (PORTUGUÊS)

 
At 6 de setembro de 2010 às 22:23, Anonymous O comentador das 5:59 said...

A todos os seres inteligentes que so sao homens aqui neste blog posso adiantar de que sera dificil eu pedir-vos para me assinarem seja o que for e que se tiver de ir para o desemprego mesmo ai serei bem mais util ao pais do que voçes que nao passam de parasitas sedentos de um poder que jamais vao ter, não vou entrar em politicas pois não tenho cor partidaria agora não aceitarei de forma alguma que me chamem antiportugues ou que sou menos portugues que algum de voçes pois ai estamos a entrar num campo que creio que não nos conheçendo pessoalmente não me vou pronunciar, de quem é a culpa da empresa estar assim?de varios factores secalhar de nos proprios colaboradores que nem sempre demos tudo o que tinhamos a dar, mas talvez tambem desta enorme crise ou suposta crise que a todos nos afecta pois para que vossas realezas saibam as encomendas de aviões cairam a pique nos ultimos 18 meses e acredito que o Taveira nao teria uma bola de cristal para adivinhar isso quando apoiou a vinda da empresa para a nossa localidade, quanto a empresa ter mudado de dono 3 vezes nestes ultimos tempos voçes estao muito melhor informados que eu dai nem comentar...
Triste é saber que todo este "odio" a empresa em questão é promovido por pessoas que la trabalham e que secalhar sem aquilo passariam ate fome vejo isso la dentro diariamente...Agradeço as criticas pois aprende-se sempre qualquer coisa mais que não seja a mediocridade que nos rodeia...
Continuem a vossa campanha anti Dynaero e anti Taveira Pinto afinal o sr ate esta no ultimo mandato precisa desse apoio...

 
At 6 de setembro de 2010 às 22:43, Anonymous Anónimo said...

Compra-se aviões à "dyn'aero", como se compra bicicletas à "órbita".
Eu com o meu subsidio de desemprego de € 419,00, lá tenho a minha velha pedaleira de 3 velocidades, na qual me desloco há mais de 55 anos pela vila em que nasci e trabalhei até me tocar o desemprego à porta. Quando vejo cagões a defender empresários vigaristas e uns burgessos imbecis, régulos locais.
A puta da crise é só pobres os outros mamam os milhões...

 
At 7 de setembro de 2010 às 00:03, Anonymous O das 5:59 said...

Meu caro senhor porque a sua idade exige que o respeite, jamais me ve a defender seja quem for se vir bem eu apenas defendo que ha-ja menos "publicidade" ao que decorre pois so vai prejudicar os poucos trabalhadores que de la tiram o seu ordenado, as outras questoes pouco ou nada me dizem respeito e se quer saber sei que aquilo tambem se deve a erros de gestão do passado mas não é a lavar roupa suja assim que vou trazer esperança pro meu futuro não posso no entanto pactuar com o Taveira Gate porque o que tenho reparado é que o nome do Pinto apareçe como desculpa para tudo o que de errado aqui se passa...no fundo apenas não queria perder o meu emprego...Tenho pena que ao fim de 55 anos de existençia tenha caido no desemprego

 
At 7 de setembro de 2010 às 00:55, Anonymous Anónimo said...

para o carlos miguel.
defendes tanto o pinto ?
ele de certeza que te arranjou algum tacho?
o és desses que também lhe anda a lamber os tomatos...
o pinto vaí-te ás nalgas as vezes que ele quer....
lambe botas,graxa,mafioso.
nem o peido tu vales.

 
At 7 de setembro de 2010 às 00:59, Anonymous Anónimo said...

È a sorte que te espera.Quanto ao senhor presidente da câmara não vale a pena estares a defende- lo na esperança de te arranjar um tachito coitado tantos de roda do homem quando a Delphi fechou houve, e á muitos que só sabiam dizer que queriam dinheiro ,se houve pessoas que vieram para a rua contra o fecho foram apelidadas de comunas que não é crime nenhum mas, cá se faz cá se paga,espero que não seja o seu caso. agora um presidente deve olhar pelas gentes do seu conselho ,e temos que ser realistas o homem cada vez que abre um buraco sai minhoca, o que resta nesta terra pode dizer! Nada uma terra só evolui com trabalho meu senhor não á nada as suas gentes estão a ir embora .

 
At 7 de setembro de 2010 às 01:07, Anonymous Anónimo said...

o tal que defende o Pinto o das 5.59 queria fazer te uma pergunta só respondes se quiseres.
Se calhar passavas muito tempo a brincar no computador naqueles sites que deves saber pois já estavas habituado a fase-lo por isso os aviões foram para as cucuias.?

 
At 7 de setembro de 2010 às 01:12, Anonymous Anónimo said...

Depois de ler todos os comentários e a noticia em si quero primeiro deixar o meu lamento em relação aos trabalhadores que vão quase certamente engrossar as listas dos desempregados. Depois deixar aqui uma ideia ou opinião, não estou a tomar partidos e jamais irei defender seja quem for mas não acham que em Ponte Sor faz falta uma oposição digna e arrisco a expressão à altura do Dr Taveira Pinto?A verdade é que bem ou mal e não discuto isso ele tem-se mantido no lugar sem que a oposição tenha apresentado argumentos para de la o tirar.Boa noite a todos.

 
At 7 de setembro de 2010 às 01:18, Anonymous O das 5:59 said...

Terei todo o gosto em responder a tua pergunta...Acho que sei a quem te referes com essa pergunta mas posso garantir que dentro daquela fabrica apenas tratei de trabalho não sei se ficas satisfeito com isso mas tenho muito tempo depois das 17h30 para pesquisar na internet seja o que for.Não quero passar por defensor do Taveira Pinto apenas acho mal tudo ser culpa do sr, como ja disse antes não tenho cor partidaria e do assunto percebo pouco mas não acho possivel ou credivel que ele seja responsavel por tudo e mais alguma coisa.

 
At 7 de setembro de 2010 às 01:47, Anonymous Anónimo said...

Não está em causa a responsabilidade da CÂmara Municipal no eventual encerramento da empresa. Mas é preciso que toda a gente saiba que na altura não foram exigidas quaisquer contrapartidas à empresa. Foi-lhe passado um "cheque em branco".
Para além dos apoios que a notícia refere, a Câmara Municipal da Ponte de Sor contribuiu do seguinte modo:

- Vendeu a preço simbólico o terreno (12 ou 14 hectares) a preço simbólico,

- Ofereceu materiais de construção no valor de 50 mil contos,

- Foi fiadora de um empréstimo que a empresa contraiu no BES, no valor de 150 mil contos.

E agora, dr Taveira?

Não haverá problema. Se a empresa não pagar, pagam os contribuintes da Ponte de Sor, que é tudo malta porreira e não se importa de votar outra vez no PS.

 
At 7 de setembro de 2010 às 01:56, Anonymous Anónimo said...

A propósito do comentário do senhor Carlos Miguel: não se poderá dize que a culpa do encerramento da empresa é do Pinto. Mas como na altura do contrato de instalação ele deu tudo e não exigiu nenhuma contrapartida, todos os prejuizos que a Câmara vier a ter (e serão muitos, pelos vistos) ele e só ele são os culpados. Não tenha dúvidas nenhumas. Porque ele é que manda na Câmara, e na Assembleia Municipal os eleitos do PS é tudo gente obediente e só lá estão para abanar a cabeça.

 
At 7 de setembro de 2010 às 10:44, Anonymous M.A.P. said...

Menos Estado, dizem eles
O patronato apresentou a sua factura ao OE para 2011 que, simplificadamente, consiste na exigência de menos despesa pública e mais "incentivos" ao investimento privado.

Trocada a coisa em miúdos, os patrões querem que o Estado desinvista em sectores como a Saúde, a Educação ou a Segurança Social e invista neles próprios, que todos os dias gritam estridentemente por "menos Estado" e todos os dias se atropelam na pedinchice de "apoios", "ajudas" e "incentivos" do Estado.

Curiosamente, soube-se no mesmo dia que 1,7 milhões de "incentivos" do Estado à "Dyn'aero", de Ponte de Sor, tinham "voado". Como, em 2009, "voaram" os 8 milhões com que foram "incentivadas" empresas como a "Facontrofa", a "Mactrading" ou a "Alberto Martins de Mesquita & Filhos" ou, já este ano, os 936 mil da "Leirislena" (que, dois meses após ter embolsado o "apoio"... se declarou insolvente).

Ocorre-me, correcta e aumentada, uma das "Ladainhas modernas" de Junqueiro: "S. Venha-a-Nós, satisfazei-nos este desejo/ S. Venha-a-Nós, este desejo timorato/ S. Venha-a-Nós, fazei do [Estado] um queijo/ S. Venha-a-Nós, e fazei de nós um rato".

 
At 7 de setembro de 2010 às 11:52, Anonymous Anónimo said...

ora ai está a conversa do costume...pelo meio dos comentarios la apareceu um parasita a falar em "assinar os papeis do desemprego"

 
At 7 de setembro de 2010 às 15:28, Anonymous Anónimo said...

parasita é a p que te pariu

 
At 7 de setembro de 2010 às 16:29, Anonymous Anónimo said...

Isto está a ficar perigoso para os ricos...!

 
At 7 de setembro de 2010 às 16:30, Anonymous Anónimo said...

... Porque os pobres já foram todos pró cara...!

 
At 7 de setembro de 2010 às 21:39, Anonymous Anónimo said...

o culpado de tudo isto que está a acontecer em ponte de sor é só do pinto está maís que esclarecido...
pois se a malta votou nele,pois ele tem que assumir a MERDA que faz.
está lá no poleiro é só viagens á fartazana,belos ordenados e outras tantas regalias á custa dos contribuíntes,seja homenzinho e deia a cara e assuma toda a MERDA
que tem feito (grande mafioso).....

 
At 7 de setembro de 2010 às 22:37, Anonymous Anónimo said...

É muito curioso que esta notícia do jornal Público diga tanta coisa sobre os apoios que a empresa recebeu e não se tenha lembrado dos que deu a Câmara da Ponte de Sor. Ou será que alguém deu um jeitinho para naão se falar no assunto? De qualquer modo, acabaremos por saber quanto é que vai custar à Câmara, dos nossos impostos, a instalação de mais estes vigaristas.
E é preciso olho vivo, que os gajos são donos do terreno onde se instalaram, agora não pagam aos bancos e o lote que tem uns 14 hectares ainda vai parar ao BES com a maior das facilidades.
Eu não sou comunista, mas é bem que se diga que os comunistas adquiriram a Zona Industrial e os socialistas esbanjam tudo o que lhes deixaram. Quando se forem embora, a Ponte fica 10 vezes mais pobre do que há 30 anos.

 
At 26 de setembro de 2010 às 21:12, Anonymous Anónimo said...

Srº Pinto (para mim nunca será nem presidente nem Doutor não lhe reconheço mérito em nenhuma das duas funções) qual o futuro de Ponte de Sor se é que estão preocupados com a cidade.
Para que a cidade seja viva e económicamente rentável têm de criar algo que atraia as pessoas de outros municipios a nossa cidade, festas com as do Crato, feiras empresáriais como as de Abrantes e algo parecido com fizeram em Mora ou mesmo no Ciborro, terras que puseram o seu nome nas bocas de Portugal. Porque? para que o dinheiro de outras localidades venha para a nossa.
Ajudar os pequenos Empresários com ferramentas de trabalho como, terem uma secção que faça a um preço justo sites a todas as atividades da terra e assim elas poderem vender para fora da terra, criando um Polo industrial com pequenos pavilhões modernos e com bom aspeto para que as empresas possam expor os seus produtos e tenham rendas mais económicas ou mesmo a venda do espaço a estas a custos reduzidos.Porque ? Porque a maioria das empresas encontra-se em locais pequenos sem condições para trabalhar e se desenvolver em locais com telhados a cair no meio da cidade que nem trabalhar a noite podem.
Criar, chamar, incentivar, e prémiar novas empresas de modo a que estás vendam para todo o país e assim criarem riquesa a nossa localidade com o dinheiro exterior.Porque ? porque as empresas pequenas são mais sólidas para localidades pequenas.
E para não me alargar mais mas não menos importantes, têm devem e ficava-lhes bem começarem ajudar as pequenas empresas, primeiro porque não são muitas, depois porque estas são as que têm amor a terra ajudam as instituições, Bombeiros, Lares, Centros educativos, Escolas, Festas, GPS, Electrico, BTTsor etc depois porque vendem para todo o país e também para o mundo e desta maneira trazem dinheiro para cá fazendo com que os trabalhadores comprem casas, carros, vão comer fora comprem roupas etc cá na terra. Porque? vejam o exemplo do que têm neste momento na terra, tirando os hipermercados que empregam mas criaram desemprego em outros locais, quem mantem os postos de trabalho em P.S.? pequenas empresas, administração pública, bancos, e professores .... então quando deixar de haver empresas metade da população vai embora e com ela a população jovem, os professores deixam de ter alunos, os bancos não fazem cá nada etc. claro que fica sempre alguém mas deixamos de ser uma cidade activa. Amanhã conto mais... Srº Pinto marque uma reunião com os empresários sérios e com provas dadas nesta terra e deixe de andar com azeiteiros e vigaristas que nada mais fazem que é abrir e fechar empresas com dinheiros públicos ........

 

Enviar um comentário

<< Home