segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CAMBADA DE ...

Há uma crise financeira.
Todos sabemos.
Fácil de explicar: andaram a vender-nos crédito barato, agora que estamos agarrados, querem dar-nos metadona em forma de juros altos, ditados pelas agências de rating, as mesmas que comeram e calaram antes da crise internacional, fruto da economia de casino, da política neo-liberal.

Mas para lá da crise financeira, e da insustentável pressão dos ditos mercados, os que tinham sempre razão segundo os rapazes neo-liberais, há uma crise crónica na política.
Essa crise tem rostos, muitas vezes na penumbra.

É bom lembrar que foi Cavaco que come
çou por desbaratar a classe política com a lei das incompatibilidades para deputado.
Ninguém se lembra, obrigado!
Com essa lei da rolha, o Parlamento passou a ser frequentado por pára-quedistas da política, rapazolas vindos das juventudes partidárias e uma matilha de vozes do dono.
A política passou a ficar desinteressante e os que conseguiram por-se a salvo, emigraram para plataformas mais rentáveis e discretas, desde as empresas públicas às privadas de interesse público.


A lamentável e escandalosa história do BPN e da SLN ( Sociedade Lusa de Negócios) de quem Cavaco foi accionista por um breve e rentável período, tem a ver com esta política gerada em bastidores recônditos, escondidos, onde se mexem milhões, numa off-economia muito maior do que a economia paralela, esta praticada por pobres e remediados que conseguem fugir à voragem do Estado, e sobreviver!

Aqueles que ganham 200 mil euros por dá cá umas acções, que te vendo, e toma lá um lucro sem esforço nem risco, diz bem de muitos que usam os pobres, os excluídos ( que eles criaram com as suas políticas), para virem a público como os defensores da Pátria, do povo e do futuro.

É fácil falar de má moeda, dos pobres e ganhar numa penada o equivalente a uma vida de trabalho de um português médio, sem mexer uma palha nem nada arriscar.
Basta ter um amigo certo, no banco certo.
É esta hipocrisia que eu não consigo perceber.

Como pode um povo aceitar este tipo de gente e dar-lhe um voto de confiança, um cheque em branco, para mais 5 anos de cinismo político?

Etiquetas: , , , ,

21 Comments:

At 28 de dezembro de 2010 às 02:01, Anonymous Anónimo said...

eu nunca votei cavaco....

a mama é tanta .....
e quem paga tudo é o zé povinho...
a culpa é toda é do parvo do pinto.
os mais gatunos andam á solta...
volta (pide)estás perdoada...
CAMBADA DE CAMELOS MAFIOSOS..

 
At 28 de dezembro de 2010 às 15:14, Anonymous Anónimo said...

Quando Cavaco diz para os politicos portugueses terem bom senso, está a esquercer-se de si próprio. É que ele (Cavaco) nestes cinco anos como presidente da republica tem muitas e grandes responsabilidades da merda em que o País está, mas quer sempre fugir com as nalgas à seringa, dizendo que a culpa é dos outros, MAS NÃO É. No entanto o POVO tem a memória curta e vái voltar a elegê-lo por mais cinco anos.

 
At 28 de dezembro de 2010 às 18:32, Anonymous Anónimo said...

A culpa é do pinto!!

 
At 28 de dezembro de 2010 às 18:53, Anonymous Anónimo said...

Dou razão ao último comentário, pois a culpa é do PINTO Balsemão que deixou entrar no PPD/PSD toda a corja de bandido e trafulhas, começando pelo filho do Teodoro das Bombas de Boliqueime (Cavaco Silva). Esta merda não pode continuar a ser a primeira figura do Estado.

 
At 28 de dezembro de 2010 às 20:18, Anonymous Luís Silva said...

Será que o Pinto não está metido nisto?...

 
At 29 de dezembro de 2010 às 01:34, Anonymous Anónimo said...

«Será que o Pinto não está metido nisto?...»

Claro que está. Como poderia o senhor Pinto, José Pinto de Sousa estar fora destas jogadas? Nem o jogo começava...

 
At 29 de dezembro de 2010 às 01:52, Anonymous Anónimo said...

o pinto é o maíor mentiroso e aldrabão que conheci até hoje..
a ponte de sor está a dar as últimas.....
GANDA CAMELO....

 
At 29 de dezembro de 2010 às 16:17, Anonymous Anónimo said...

Há por aí bem piores que o Pinto. Estão é camuflados.

 
At 29 de dezembro de 2010 às 23:26, Anonymous Anónimo said...

ao menos o Pinto não é incompetente, como outra cachopada que já está no lugar dela.

 
At 30 de dezembro de 2010 às 02:38, Anonymous Anónimo said...

(o pinto não é imconpetente)
isto só pode ser piáda é para rir .
o tonto do pinto só tem feito MERDA e tontarías por onde passa...
ele e o alberto joão jardim..
SÂO ÌGUAÌS..
só sabem xular o zé povinho......

 
At 30 de dezembro de 2010 às 12:23, Anonymous Anónimo said...

hé hé lembraram-se agora de falar foi!!! mas mais valia estarem calados. se vosse VÒS faziam o mesmo... quer dizer se é possivel ganhar na bolsa de acções e se tem dinheiro a investir em bom negócio, neste caso otimo negócio, não o faziam!!!! querem que eu acredite nisso??? isso é azia!!! AZIA!!!! e mais eu considero-me socialista mas vou votar em quem?? naquele velho que nunca fez nada na vida!!!! o homem só sabe é falar mal do cavaco... e os outros tambem... eu queria era que mostrassem competencia, e se não fosse o cavaco já o governo tinha F... ainda mais.

 
At 30 de dezembro de 2010 às 19:26, Anonymous Anónimo said...

Cavaco Silva foi o politico que esteve mais tempo em funções de governo depois do 25 de Abril e alguma vez ouve alguma desconfiança de vigarice, corrupção ou esquema relacionada com ele.
Vejam a diferença entre o cavaco e o Sócrates, e o atoleiro de esuqemas e processos em que ele meteu o país.
Como governante alguém sério e honesto tem dúvidas que foi de longe o melhor primeiro ministro depois do 25 de Abril? Nesses tempos os trabalhadores e os ricos conseguiam aforrar, guardar, investir, poupar. Hoje a maioria dos portugueses mal tem dinheiro para comer, quanto mais para poupar.
E, o país só não está na miséria total porque a esquerda portuguesa inventou essa coisa do "estado social" que significa que aqueles que se matam a trabalhar são pilhados pelo estado para dar dinheiro aos vadios, ciganos, drogados e outros preguiçosos, nessa coisa moderna que é o rendimento de inserção social, que começou por ser uma ajuda para carenciados por algum tempo ou situação de vida mais complicada e agora passou a ser um ordenado pago pelo estado a essa corja à custa de quem trabalha.
Mas, depois a esquerda vem falar nos direitos dos trabalhadores, se não tivessem que descontar para esta corja, pagariam menos impostos e teriam mais rendimentos.

No tempo do Cavaco não havia rendimento minimo, quem trabalha mais, ganhava mais, aí sim havia justiça social e foi também com os governos dele que houve um aumento exponencial do salário minimo e a criação do 14.ª mês de ordenado, ou já estão esquecidos.
Quanto ao BPN o facto de ter tido acções da empresa há mais de 10 anos e de as ter vendido, não me parece que tenha sido censuráve esse comportamento.
Bem mais vergonhoso foi o Banco de Portugal que deixou chegar as coisas ao limite e não fez nada e agora o governo que continua através da CGD a injectar milhões ainda ninguém percebeu para quê.
No que respeita ás eleições presidenciais, obviamente que voto Cavaco porque é de longe o mais bem preparado, sério e respeitado a nível internacional.
O comuna nem merce comentários.
O Nobre é um apêndice do soares que não trouxe nada de novo.
O poeta Alegre é um candidato para rir. Não tem postura, nunca demonstrou qualquer capacidade,nunca trabalhou em nada fora da politica, parece que é doutor como o Sócrates é engenheiro e tem uma nódoa muito grande no "cadastro", o incentivo a partir de Argel para as tropas dos comunas/turras que combatiam os portugueses, para além de os informar das posições das nossas tropas. Se este país fosse a sério, este homem nem sequer tinha ombridade para poder ser candidato, quanto mais presidente.
Quanto a alguns dos comentários, não passam de tretas, sem qualquer fundamento.

 
At 31 de dezembro de 2010 às 13:51, Anonymous Anónimo said...

Se Vara tivesse convidado Sócrates a comprar umas acções especiais da CGD ( por exemplo) e tivesse ainda metido um familiar do engenheiro na operação, o primo, a mãe, o tio, e ao fim de uns meses tivesse havido o milagre da multiplicação dos lucros para 140 mil e 200 mil euros, o que seria do país?

A imprensa calava-se?
O "engenheiro" diria que tinha declarado no IRS e estava safo?
O "engenheiro" atiraria a arma de arremesso de que estava a ser insultado, caluniado?
O "engenheiro" mandaria ver na internet o que tinha ganho, no traste do Magalhães?

Não gostando eu de Sócrates, uma coisa tenho de reconhecer: até agora ele nunca ganhou um balúrdio de massa que tenha sido declarada ou apanhada em falta.
Bocas muitas.
Provas: zero.

Ora, a bronca da SLN, a mãe do BPN, aquela sociedade dos cavaquistas Oliveira e Costa e Dias Loureiro e companhia limitada, tem tudo a ver com a forma como se emigrou da política para os negócios.

E Cavaco, para quem se tem de nascer duas vezes para se ser mais sério do que ele (e dou isso de barato), é o responsável político pela geração que mais esquemas, tráfico de influências e corrupção trouxe ao país.
Não é ele.
É o monstro que o cavaquismo criou.

Cavaco é o pai tirano que vê os filhos crescerem, tornarem-se malandros, ladrões e bandidos, embora os tivesse batipzado, mandado à catequese e dado o crisma!

Claro que a sua honestidade é à prova de bala e resiste a dois nascimentos, mas nem tudo o que é legal é ético, e nem tudo o que é ético num cidadão comum o é num político.
Muito menos político profissional, como bem o mostrou no debate com Alegre.

E se Cavaco gosta de citar as donas de casa e a sua competência doméstica, eu cito outro político que gostava de ver na doméstica Maria de S. Bento o padrão de todas as virtudes.
E dizia ele: em política o que parece é.

 
At 31 de dezembro de 2010 às 14:37, Anonymous Anónimo said...

Querem inventar factos relacionados com o BPN porque não têm outro forma de conseguir atacar o Cavaco. Sei que é chato e aborrecido as sondagens darem valores mediocres aos outros candidatos, mas é a realidade.
Mas ainda quanto ao BPN, não percebo a preocupação, não era um banco privado?os problemas do banco não se deveriam somente reflectir nos accionistas.O que interesssa se o Cavaco ganhou dinheiro com a venda de acções há mais de 10 anos?O que tem isso de ilegal?
O BPN só começou a ser um problema nacional porque o governo decidiu nacionalizá-lo e entrar com milhões do dinheiro dos contribuintes.
Se o banco tivesse falido era um problema dos accionistas e clientes e aí azar o deles, agora por culpa exclusiva do governo passou a ser um pesadelo para a CGD e para todos os portugueses.
Agora, não venham á falta de outros argumentos querer inventar factos relacionados com empresas privadas que em nada prejudicaram o país, nem o erário público.
Reconheço que para a esquerda politica portuguesa, seja chato ver o Cavaco na presidência, mas os portugueses t^m memória e comparam as pessoas, por isso os valores elevados que as sondagens dão a Cavaco Silva. Ou pensam que iriam votar no poeta Alegre que nunca teve uma iniciativa, uma idéia, nunca trabalhou e é um demagogo de primeira com uma vida santa fruto da riqueza da sua familia.
Os portugueses recoonhecem que sem dúvida cavaco é muito melhor que qualquer um dos politicos ainda no activo, incluindo o pateta do Soares e para além disso sempre foi um politico sério.
A verdade é que nos seus tempos de primeiro ministro as pessoas deixavam de ganhar dinheiro para ir para a politica e agora os politicos são um bano de mediocres que só podem e conseguem ganhar dinheiro na politica e não falo só do Vara.
Têm de reconhecer e a grande maioria dos portugueses reconhece que o Cavaco é muito melhor que os outros e o único com créditos no estrangeiro, o resto é só roupa.

 
At 31 de dezembro de 2010 às 15:27, Anonymous J. said...

Cavaco Silva sabe muito bem que ganhou milhares de euros à custa de um negócio com acções de um grupo falido cujos termos foram arbitrariamente fixados pelo generoso amigo Oliveira e Costa, sabe muito bem que entre a compra e a venda das acções da SLN este grupo não valorizou os 140% que ganhou com a compra e venda das acções e que na data da sua venda essas acções provavelmente valiam tanto quanto as acções a que se referiu quando era primeiro-ministro, sabe muito bem que o dinheiro que ganhou com as acções da SLN estão agora a ser pagos pelos contribuintes, incluindo os pobres com que tanto se tem preocupado.

Sabe também muito bem que foram os seus amigos que roubaram milhões de euros que agora serão suportados pelos contribuintes, sabe muito bem que alguns dos gestores da CGD que ficaram à frente do BPN nacionalizado são da sua confiança, sabe muito bem quem escolheu Faria de Oliveira que agora critica ao tentar iludir a vigarice criticando a gestão do BPN.

Cavaco sabe muito bem que em muitos países desenvolvidos o seu negócio com acções do BPN seria suficiente para já se ter retirado da política, sabe também que em muitos desses países a actuação do seu homem de confiança no caso das falsas escutas a Belém não só teriam sido alvo de uma investigação criminal como muito provavelmente levaria à demissão do Presidente da República.

 
At 31 de dezembro de 2010 às 15:32, Anonymous Anónimo said...

Nenhuma das pessoas que conheço de cuja honestidade não subsistem dúvidas tem o mau gosto de afirmar a sua honestidade constantemente, nem mesmo quando gente menor tenta pô-la em causa. Sabe-se lá porquê Cavaco Silva que não é um propriamente uma pessoa desconhecida sente uma grande necessidade de afirmar a sua honestidade, principalmente quando de alguma forma se gente fragilizado num debate político. Quando está em dificuldades lá vem com o espantalho da sua honestidade, como se essa suposta qualidade pessoal se sobrepusesse ao valor de todos os adversários e o tornasse superior a eles, no pressuposto de que é mais honesto do que todos os outros.

Esta afirmação constante da sua honestidade assenta, antes de mais num conceito muito estrito de honestidade, para Cavaco a honestidade parece ser um conceito que envolve apenas atributos materiais, como se não andasse por aí muito boa gente honesta que está farta de ser desonesta, ainda que daí não tenham resultados quaisquer benefícios materiais. Na carreira política de Cavaco não faltam episódios que permitem questionar a sua honestidade, a forma como deixou cair Fernando Nogueira a troco de vantagens política nas eleições presidenciais que perdeu frente a Jorge Sampaio, o modo como explorou politicamente o boato das escutas a Belém lançado pelo seu assessor mais íntimo ou mesmo o aumento de pensões de gente muito pobre em vésperas de eleições legislativas não lhe trouxeram benefícios materiais, mas são bons exemplos de que a honestidade não se mede apenas em contas bancárias. Um outro bom exemplo da honestidade segundo Cavaco Silva foi a forma como se esqueceu das aulas na Universidade Nova e depois se livrou de um processo disciplinar.

Esta afirmação de honestidade de mistura com tiques autoritários e da afirmação de uma personalidade maior do que a dos adversários não é nova na política portuguesa e cala muito bem nos meios mais conservadores, foi uma estratégia seguida há décadas por Oliveira Salazar. Só que em relação ao ditador Cavaco Silva está em desvantagem, Oliveira Salazar beneficiou de vencimentos modestos enquanto Cavaco coleccionou pensões, Oliveira Salazar morreu sem património enquanto Cavaco tem uma luxuosa vivenda no Algarve que, diz-me quem a conheceu bem, está acima dos rendimentos de um professor universitário, Oliveira Salazar nunca protegeu bandidos que iam levando o país à falência enquanto Cavaco usou o estatuto de Presidente da República para afirmar a inocência de Dias Loureiro, Oliveira Salazar nunca ganhou com acções enquanto Cavaco beneficiou da estranha valorização de acções de um grupo que tinha um buraco financeiro da ordem dos quatro mil milhões de euros.

Se Ali-Babá me viesse dizer que sempre foi honesto e que os que roubavam eram os quarenta ladrões sentiria o mesmo que sinto quando ouço Cavaco afirmar a sua honestidade, pouco me importa se Cavaco é ou não honesto, enquanto ele esteve no poder foi o ver se te avias, gente da sua maior confiança que chegou a Lisboa com o estatuto de maltrapilhos usufruem de riquezas que as lições de economia de Cavaco Silva não conseguem explicar. Com tantos ladrões à volta de pouco me serviria saber que o coitado do Ali-Babá até era honesto.

 
At 31 de dezembro de 2010 às 22:49, Anonymous Anónimo said...

boas, vocês têm muitos conhecimentos e quem lê tudo isso vê que quem escreve acredita no que diz e é muito convicto! eu digo que com este conhecimento aprefundado se sabe mexer no meio dos tubarões... qual serão as suas mantas rotas....

 
At 31 de dezembro de 2010 às 23:03, Anonymous Anónimo said...

e mais... porque andam a generalizar atras do pinto... deixem as pessoas em paz... isto até já mete nojo...falam de coisas construtivas, dêm algo de bom. SABE MUITO BEM CRITICAR E MAL DIZER INFELIZMENTE NESTE CONCELHO É ASSIM... SÃO PERITOS NO BEM GOZAR. NEM VÊM A TRISTEZA QUE SÃO! se estão vivos o mais certo é morte! usem a vossa sabedoria para ajudar!!! enquanto cá andam ...

 
At 1 de janeiro de 2011 às 14:04, Anonymous Anónimo said...

Ajudar?
A incompetência!
A vigarice!
A corrupção!

 
At 1 de janeiro de 2011 às 14:48, Anonymous Anónimo said...

Quantos milhões estão enterrados no aeroporto da Água de Todo Ano, alguém sabe?

 
At 2 de janeiro de 2011 às 22:43, Anonymous Anónimo said...

O Pinto deve ter culpa no caso do BPN e deve ter uma cota na sucata com o Vara.
Huuuummmmm, aqui há gato.

 

Enviar um comentário

<< Home