sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

IMENSO POLVO




Os últimos dias foram reveladores da existência na sociedade portuguesa de um imenso polvo que controla o poder político e a comunicação social que permite transformar a democracia numa verdadeira face, só faltou sabermos da existência dos tentáculos desse polvo em sectores como a justiça, ainda que ninguém duvide de que nesta a independência é muito semelhante à da comunicação social.

Soubemos que o imenso polvo une deputados do poder a deputados da oposição, líderes parlamentares de partidos opostos, patrões da comunicação social, agentes secretos e outros agentes.
Percebemos que se o polvo quiser queima um cidadão, seja ele um
modesto funcionário ou mesmo um primeiro-ministro que lhe desagrade.
Se o polvo o desejar investiga a vida de um cidadão incómodo, com jeito até lhe pode encher uma gaveta da cómoda com marijuana ou expor algum pecadilho íntimo na comunicação social.
O polvo pode actuar impunemente porque quem o controla é um dos seus tentáculos e quem o vigia na comunicação social é outro dos seus tentáculos.

Vimos também como um ricaço cuja empresa investe milhões em publicidade consegue juntar mais gente em manifestações de solidariedade do que as vítimas de qualquer tragédia que ocorra em Portugal, mal os interesses do super merceeiro foram postos em causa assistiu-se a uma verdadeira procissão de directores de jornais, comentadores, jornalistas e opinion-maker dos mais diversos tipos e calibres em defesa do mais recente emigrante português.


Uns terão sido pagos, outros estarão a co
ntar com a participação num bónus de publicidades outros apenas têm a esperança de que o ricaço repare neles para lhes enviar uma gorjeta, talvez a encomenda de um livro para a fundação do Barreto ou mesmo um cabaz com pacotes de arroz e garrafas de azeite no próximo Natal.
Alguns até o fazem porque já nasceram sem coluna e acham que estão no mundo para bajular e lamber os ditos dos mais poderosos.

Quando os trabalhadores do Pingo Doce fizeram protestos públicos em Agosto de 2009 ou em Outubro de 2011 ninguém escreveu em sua defesa, nenhum jornal dedicou um editorial ao tema, nem o Expresso fez uma entrevista a um trabalhador.
Mas agora que o senhor Santos põe o dinheiro e os lucros longe do alcance do fisco do seu país chovem as manifestações de solidariedade, tudo se faz para poupar o ricaço a qualquer boicote.

Estes são dois casos que mostram até que ponto a corrupção moral está a apodrecer o país, como o poder é controlar e gerido por um imenso polvo que se alimenta do país e, por sua vez, se apropria da riqueza colectiva para alimentar e enriquecer uma imensidão de gente que, como diria Cavaco Silva, não produzem bens transaccionáveis, vivem sim da tráfico de influências, o único negócio que em Portugal parece ser competitivo, a a matéria-prima dos políticos é barata e a competitividade está assegurada.

É este imenso polvo que escolhe políticos e ajuda a elegê-los, que escolhe governantes ou ajuda a derrubá-los, que torna a justiça ineficaz, que apodrece o país com corrupção e que ajuda a manter um imenso esquema que impede o desenvolvimento do país e mantém uma economia prisioneira de esquemas que matam a concorrência e a competitividade alimentando a desigualdade social.

Foi este imenso polvo que arruinou bancos, que levou o Estado quase à falência, que se aproveitou das vantagens do euro enquanto estas duraram e que agora conspira para que sejam os pobres a pagar uma crise que eles provocaram.
Os italianos têm uma máfia a que numa famosa série televisiva chamaram polvo.
Nós temos um polvo tão mau ou pior do que as máfias italianas mas sem qualquer designação, é simplesmente um imenso polvo que aprisiona o país do Algarve a Trás-os-Montes, da Madeira aos Açores.





Etiquetas: , ,

10 Comments:

At 6 de janeiro de 2012 às 17:21, Anonymous Anónimo said...

E aqui em Ponte de Sor temos um polvinho que não deixa de ser um polvo, com tentaculozinhos e, em vez de um cérebro grande como o dos polvos a sério, também tem um cerebrozinho.

 
At 6 de janeiro de 2012 às 21:01, Anonymous Anónimo said...

Será que o comércio tradicional não daria mais lucros a esta localidade do que estas grandes superficíes? se estiver errado que me mostrem os resultados.

 
At 6 de janeiro de 2012 às 21:59, Anonymous Anónimo said...

Depende do ponto de vista. No do consumidor não, do merceeiro sim.

 
At 6 de janeiro de 2012 às 22:58, Anonymous Anónimo said...

Pois, é!
Os tontos da terra sempre pagam cá os impostos, os outros levam o graveto e pagam os impostos no concelho ou no país de sede da empresa.
É tudo uma questão de lojas ou de seitas...

 
At 6 de janeiro de 2012 às 23:06, Anonymous Anónimo said...

É tudo a sacar, graças a deus, e aos trolhas que somos, a irresponsabilidade destes parasitas e gandulos que se alimentam do esforço alheio é de peso.
Por isso o concelho está morto.
Mas os trolhas gostam assim.

 
At 7 de janeiro de 2012 às 13:10, Anonymous TT said...

SIM O CONCELHO ESTÁ MORTO E NÃO HÁ VOLTA A DAR POIS O NOSSO PONTO GEOGRÁFICO NÃO PODE SER ALTERADO. O QUE PODE SER ALTERADO É O CUSTO DE VIDA E HAVER UM EMBARGO AOS LOTES DE TERRENO A PREÇOS COMPLETAMENTE FORA DO CONTEXTO PARA O NIVEL DE VIDA DESTA Cidade. QUEM TEM PEDE MAS QUEM PRECISA PODERIA HAVALIAR MELHOR AS COISAS.
EM PORTUGAL E NESTA CIDADE EM PARTICULAR EXISTE O CULTO DE VEDETISMO, CLARO QUE OUTROS DIZEM QUE ISSO NÃO EXISTE.
EU SOU APOLOGISTA QUE A PARTIR DO QUINTO ANO DEVERIA DE HAVER UMA DISCIPLINA QUE ESTUDE A CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA, OS DIREITOS E DEVERES ENQUANTO CIDADÃOS E TRABALHADORES OU EMPREGADORES. OS DIREITOS E DEVERES PARA COM O PROXIMO, E DESTE PARA NÓS.
EM RELAÇÃO A MAÇONARIA PODEM PENSAR O QUE QUIZERM MAS TODOS NÓS TEMOS DIREITOS CONSAGRADOS NA CONSTITUIÇÃO E SOMOS LIVRES DE ESCOLHER O QUE QUER QUE SEJA PARA NÓS. E QUEM SE OPOSER E DISCRIMINAR ESTÁ A FAZER ALGO QUE POR SI SÓ É PASSIVEL DE SER PUNIDO EM TRIBUNAL.
TAMBEM É VERDADE QUE SE HOUVER PROVA DE TRAFICO DE INFLUENCIAS HAJA PUNIÇÃO.

 
At 7 de janeiro de 2012 às 22:06, Anonymous Anónimo said...

Sociedades secretas, seitas e outras merdas que tais, só servem para interesses obscuros de uma minoria que tentam "f..." os outros que não fazem parte delas.

 
At 9 de janeiro de 2012 às 09:32, Anonymous Luís Silva said...

Vá lá, desta vez ainda não falaram no Pinto!...

 
At 9 de janeiro de 2012 às 13:04, Anonymous Anónimo said...

Falaram, sim, no primeiro comentário. vejo que não está atento.

 
At 9 de janeiro de 2012 às 13:05, Anonymous Anónimo said...

ou então humor mais refinado não é consigo.

 

Enviar um comentário

<< Home