quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

EM EXIBIÇÃO "NUMA TELEVISÃO PERTO DE SI"

Até amanhã, camaradas”


Com cenas filmadas em Portalegre, a série “Até amanhã, camaradas” começará a ser transmitida pela SIC na próxima sexta-feira, 28, segundo se encontra anunciado.
O director de Programação da SIC anunciou mesmo como “o grande acontecimento televisivo do ano” esta série em que Paulo Pires e Leonor Seixas são cabeças de cartaz de uma narrativa empolgante e que envolve as lutas operárias dos anos 40 do século XX e a actuação da máquina então clandestina do Partido Comunista.
Várias dessas cenas foram filmadas em Portalegre há meses atrás e será certamente interessante vermos, pela primeira vez (pelos menos assim o supomos), a nossa terra como cenário de parte de um filme. E, é claro, muitas caras conhecidas de Portalegre que participam como figurantes.“Até amanhã, camaradas”, do realizador Joaquim Leitão, faz a adaptação televisiva do romance homónimo do histórico dirigente comunista Álvaro Cunhal.
O custo desta série, cujos episódios têm a duração de 50 minutos cada, contou com um orçamento na ordem dos três milhões de euros, o que a torna em termos absolutos a mais cara produção televisiva de sempre em Portugal.

No elenco participam ainda, de entre outros, Marco de Almeida, Gonçalo Waddington, Sara Graça e Alexandre Leite.
A reter que o “cérebro” de toda a operação em Portalegre está instalado no Alentejano, sendo que o mais emblemático café de Portalegre deverá também surgir em grande destaque na série.
Sexta e sábado
Até amanhã, camaradas


Sexta e sábado vai ser transmitido em compacto na SIC o filme de Joaquim Leitão “Até amanhã. Camaradas”, baseado na obra homónima de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal) e que retrata as lutas operárias e o trabalho do aparelho do Partido Comunistas na década de 40 do século 20.
Parte do cenário são ruas de Portalegre, o que adiciona interesse para nós, portalegrenses e norte-alentejanos, a esta obra seguramente notável.
Pode adiantar-se que esta foi a filmagem mais cara para televisão feita até hoje em Portugal, com um orçamento a ultrapassar os 600 mil contos, o que dá mais de 100 mil contos por cada episódio.
Ora como vamos ter a sorte de ver esta produção em compacto sexta e sábado, são mais de 300 mil contos investidos pela SIC em cada uma das noites.
In: Jornal Fonte Nova

Etiquetas: ,