sexta-feira, 4 de março de 2005

G O R R A S

G O R R A S

Blog da associação terrorista das Barreiras. We're back in action! Este blog é mais verídico do que se possa pensar. Relatos de factos reais

De volta
Saudações camaradas.

Após alguma ausência por falta de vontade para isto estamos de volta!

Imaginem só que o nosso blog já foi falado na rádio...

Sim senhor, os Gorras estão mesmo a evoluir!

Não acreditam?

« Á primeira vista parece mais um "hype" da Internet, porém basta pesquisar para constatar que mais do que uma ferramenta os Blogs constituem um novo modo de se "publicar" ou "explicitar", o conhecimento tácito.

Alguns futurólogos dizem que eles são para a Internet o que a prensa de Gutemberg foi para a humanidade.

Exageros à parte, é certo que o fenómeno Blog não deve ser ignorado.

Em todo o mundo estima-se que existam mais de 1 milhão de blogs.

Mas para aqueles que não conhecem de perto os blogs a pergunta recorrente é "mas qual a vantagem adicional que essa tecnologia pode oferecer?".

A pergunta é oportuna, visto que muitas outras tecnologias tidas como "as soluções" desapareceram tão rápido como um dia encantaram os incautos e críticos do sector de tecnologia.

A resposta é simples: "liberdade de expressão, ausência de regras, voz humana".

O relevante é a possibilidade de interacção, de promoção de conversações vivas, de integração entre inteligências e colaboração entre pessoas.

O blog acaba por ser não só um meio de comunicação para com outras pessoas mas uma ferramenta para a gestão do conhecimento pessoal.

Um weblog nada mais é do que um website com pequenas mensagens organizadas cronologicamente e com uma interface de edição simplificada, através da qual o seu autor pode inserir novos "posts" sem a necessidade de saber HTML.

Esta prática realmente invadiu o espaço da Web, permitindo a comunicação pública e estabelecendo relacionamentos sem sofrer sanções de outros meios da discussão pública.

A Zona 8 entrou no mundo dos blogs, dos blogs publicados por pontessorenses.

Encontrámos 6.Os Filhos da Ponte , Janela da Ponte , Merdas da Ponte de Sor , Ponte do Sor , Gorras e Eu e o meu mundo .

Blogs com filosofias diferentes, elaborados por pessoas diferentes, identificadas com nome próprio ou apenas por um nickname.

Aqui encontramos todo o tipo de temas em debate; a política nacional, a política local com especial destaque ao executivo camarário, poesia, filosofia e até – quem diria -, um blog de uma dita associação terrorista da terra.

Uns mais actualizados do que outros mas todos com o mesmo objectivo – fazer passar a sua mensagem através da net desde Ponte de Sor, das Barreiras ou mesmo do Rosmaninhal.

O mais antigo é os Filhos da Ponte que é publicado por Carol Marks desde Outubro de 2003, e que 2º o bloger pretende ser um espaço de debate e de propostas contra a corrente. Um espaço de ideias e de intervenção. Ponte de Sor terra bela, nas palavras do poeta...Bem, o poeta diz que esta é uma terra bela mas, nos filhosdaponte.blogspot.com a critica é uma constante, essencialmente com acusações ao executivo camarário de Ponte de Sor, que sendo verdade não trazem beleza nenhuma à cidade.

Em Novembro de 2004 surgem dois novos blogs, merdasdaponte.blogspot.com posted by Zé Merda, que visa a politica nacional e também local com criticas às obras e à cultura do concelho; e o pontedosor.blogspot.com – sem duvida o mais actualizado. Quase todos os dias somos presenteados com novos posts com fotografias apelativas, algumas montagens, actualmente sobre as eleições legislativas mas também com duras críticas ao presidente da câmara e vereadores. A actualidade é ponto assente neste blog.

Em Janeiro do corrente ano surgem 3 novos blogs - o janeladaponte.blogspot.com da autoria de Shallowgrave e Electricolico, um espaço dedicado essencialmente ao que se passa em Portugal, com destaque para a politica.

telmapereira.blogspot.com é um blog de uma estudante de 17 anos intitulado Eu e o meu mundo. Um blog que entra nos meandros da filosofia, mais concretamente com citações do livro Rumos da Filosofia do 10º ano. Aqui diríamos que é alguém que tenta compreender o mundo, o seu mundo, no entanto, sem nada pessoal a não ser, claro, a identificação. Nada de novo e diferente é aqui visionado.

Gorras-barreiras.blogspot.com , o blog da associação terrorista das Barreiras.Ghenghis Khan e Barreiras Man fazem parte dos caçadores da noite como se auto intitulam.Neste blog, pouco actualizado, os posts falam só e apenas dos Gorras, um grupo que pretende voltar à acção. Que acção? Isso não sabemos, o que sabemos é que a blogosfera pontessorense tem vindo a aumentar com autores que primam pela verdade ou pela ocultação desta, mas o que interessa afinal é a liberdade de expressão.Uma liberdade que nem sempre é utilizada da melhor forma mas... com os erros e com aquilo que ainda é considerado amadorismo é que conseguiremos lá chegar.

O Blog não é a ferramenta definitiva mas da sua utilização e aperfeiçoamento, do seu conceito de publicação simples, fácil e humana, poderão surgir as próximas gerações de tecnologias. »

by Miss SharaFonte: Zona 8

Um artigo muito bom, devo dizer... Faltam lá blogs mas pronto. Nada é perfeito...

in:http://gorras-barreiras.blogspot.com