quinta-feira, 27 de abril de 2006

NO REINO DO BUGALHEIRAPLEX...[ parte IV ]

D. João José : Mas que rico trinta e um tu havias de arranjar...Não me bastou perder a disPUTAs com o Ceia da Silva.
D. João Manuel: Mas...
D. João José :... Estava-se mesmo a adivinhar, tu brincas com coisas sérias, eu avisei...
D. João Manuel: Confesso não reparei nesse pequeno pormenor.
D. João José : PorMAIOR queres tu dizer.
D. João Manuel: Que é que irá acontecer?!...
D. João José : Sei lá eu meu bom Irmão João Manuel, o bode infecto e imundo é grão-mestre do engano.
D. João Manuel: Ai o magano!...
D. João José : Está sempre atrás do povo… pronto a entrar em acção.
D. João Manuel: Tendes razão. Achais que a água benta e ouro remedia a situação?


D. João José : Não sei não... No meu caso umas notitas de € 500,00 por debaixo da mesa, resolvia logo o assunto… Olha, ai vem o fradito.



(Entra Frei Nuno Jorge que já está ao corrente da situação esclarecido por Dª Isabel)


Frei Nuno Jorge: D. João José, real senhor, meu amado primo, estou por dentro do assunto mas mesmo assim eu pergunto: Era o demo de certeza?
D. João José : Com aquela subtileza quem mais poderia ser?
Frei Nuno Jorge: Estou a ver... vamos então ao trabalho, vamos lá a ver se não falho nada no meu ritual, poderia ser fatal...
D. João José : ... Sei... porque as forças do mal...
Frei Nuno Jorge: Tal e qual. ... Estão todos preparados? Saibam que nada há a temer...
Dª Isabel: Mas o que é que ides fazer?!
Frei Nuno Jorge: Chamar o bode asqueroso.
Dª Isabel: Cha... Mas isso não é perigoso?
D. João José : Ele sabe defender-se. Assim que o bicho aparecer Frei Nuno Jorge num fogacho espetal-lhe com a água benta pela cornadura abaixo...
Frei Nuno Jorge: ... Levará tal queimadura na tromba de pêlo irsuto que em menos de um minuto volta de vez ao inferno.
Dª Isabel: Manda-lo passar o Inverno aonde passou o Verão?...
Frei Nuno Jorge: Tem razão. ...

(Frade começa a entoar a ladaínha)

...Escuta besta condenada
cujo nome é Belzebú
bode de cornea hasteada
ó maldito, onde andas tu?
ordeno que compareças
ó infame mafarrico...


Z.N.