terça-feira, 25 de abril de 2006

NO REINO DO BUGALHEIRAPLEX...[ parte III ]

(Isabel interrompe entrando com a espada real nas mãos)

Dª Isabel: Dais licença meu marido?
D. João José : Olha, olha a minha espada!


Dª Isabel: Sabei que foi encontrada por um criado, perdida!
D. João José : Ó minha esposa querida, eu nunca te ponho os cornos, mas quem foi esse criado? vai já ser recompensado, chamai-o aqui e agora.
Dª Isabel: Lamento mas foi-se embora.
D. João José : Foi-se embora?! mas Porquê?!
Dª Isabel: Sei eu? Partiu!... Nunca mais ninguém o viu!
D. João José : Assim...?!
Dª Isabel: Assim...!
D. João José : Que estranho!...E como é que se chamava?
Dª Isabel: Não chamava.
D. João José :Não chamava?!
Dª Isabel: Ninguém sabe.
D. João José : Mas como ninguém sabe?!... Não há contrato ou acordo?!
Dª Isabel: Nunca aqui ninguém o viu nem mais magro nem mais gordo.
D. João José : Mas que raio?!... Espera lá...qual era a sua aparência?...Não me digas que é aquele que me deu a maior derrota da minha vida?


Dª Isabel: Segundo a pobre Adelaide, a criada da cozinha, que tu montas, a quem entregou a espada, tinha a pele encarquilhada e uma pêra de bode abaixo do seu bigode e voz doce e arrastada; unhas compridas e afiadas, uma argola em cada orelha, a íris era vermelha, cabeleira desgrenhada. A pobre assarapantada, afirma por todo o lado, que ao virar-se o criado, viu-lhe um rabo pendurado!?
D. João José : Ó DIABO!!!...Eu não te disse João Manuel que o bicho porco e imundo...
D. João Manuel:E agora?
D. João José : Agora?... Sei lá eu!
Dª Isabel: Ó real marido meu, conheceis vós o criado?
D. João José : Conhecemos!
Dª Isabel: Mas quem é?!... mas que diabo...
D. João José : Esse mesmo.
Dª Isabel: ?!...Quem?!
D. João José : O DIABO!... em pessoa no reino!... Quero o frade do carmelo já, chamai-o.
Dª Isabel: Quereis que eu chame Frei Nuno Jorge?!


D. João José : E que traga a água benta... os sacos do ouro, os códices secretos do negócio da barragem de Montargil e a restante ferramenta para tratar do chifrudo.

(Dª Isabel sai em busca do Frade)

Continua...


Z.N.