quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

JOSÉ LUÍS PEIXOTE DISTINGUIDO COM DOIS PRÉMIOS LITERÁRIOS

UM EM PORTUGAL

E OUTRO

EM ESPANHA

A edição de 2008 do Prémio de Poesia Daniel Faria — instituído pela Câmara Municipal de Penafiel, as Quasi Edições e os herdeiros do autor de Explicação das Árvores e de Outros Animais — distinguiu Gaveta de Papéis, de José Luís Peixoto.


Para o responsável máximo da editora que promove o prémio, Jorge Reis-Sá, descreveu a surpresa que tomou conta do júri (de que também fizeram parte Francisco José Viegas, Tito Couto e Vera Vouga) ao abrir o envelope relativo à escolha final, verificando só então que atrás do pseudónimo se escondia um escritor de primeiro plano, curiosamente já com um livro de poesia editado nas Quasi (A Criança em Ruínas, seis edições desde 2001).

Foi mesmo uma grande surpresa, mas uma surpresa boa, porque vem dar força e credibilidade ao prémio. Enquanto editor, este desfecho enche-me de alegria e orgulho, além de que engrandece o nome do Daniel Faria, disse Reis-Sá.

A decisão do júri, tomada por unanimidade total e veemente, foi a mais rápida de sempre.

Em dois minutos resolvemos o assunto, porque percebemos logo que o livro do Peixoto era, de muito longe, a primeira escolha para todos os jurados. Durante a leitura dos originais, já tinha suspeitado que se tratava de um autor experiente, com grande domínio da linguagem e das técnicas de escrita, e não alguém que envia o seu primeiro livro.

Reis-Sá salienta ainda que o prémio não tem qualquer compensação financeira, consistindo apenas na publicação do livro pelas Quasi, algo que José Luís Peixoto conseguiria sempre, sem necessidade de passar pelo crivo de um júri.

Gostava de salientar a extraordinária humildade do Zé Luís, que ao querer ficar associado a este prémio, e ao nome do Daniel Faria, correu o risco de perder para um autor desconhecido ou, pior ainda, de receber uma mera menção honrosa.


A edição de Gaveta de Papéis está prevista para o próximo mês de Março.


Entretanto, José Luís Peixoto acaba de ser igualmente distinguido em Espanha.

O prémio Cálamo - Otra Mirada 2007, para livros de ficção estrangeira editados no país vizinho, foi para o romance Cementerio de Pianos, publicado pela editora El Aleph.

J.M.S.

2 Comments:

At 31 de janeiro de 2008 às 19:08, Anonymous Anónimo said...

DA MAIS RELEVO A NOSSA CIDADE O JOSE LUIS PEIXOTO QUE A TAL BARRACA D EFEIRA E DEPOSITO DE TRALHA SEM VALOR DO PRATES, MA SO TAL VENDEDOR DE SETIGRAFIAS, E BUJIGANGAS TEVE DIREITO A DAREM-LHE OS CELEIROS E NEM UMA BIBLIOTECA A CIDADE TEM DE JEITO. COMO EKE O PRESIDENTE E A CORTE DE BAIXA A CABEÇA QUE DE ARTE SO ENTENDEM A S AREIAS EAQUAS QUENTES DE CABO VERDE ONDE PASSAM FERIAS, HAO-DE DIGNIFICAR A CIDADE.

 
At 6 de abril de 2011 às 11:42, Anonymous Anónimo said...

Quando essa cambada se colava ao Prates das fotocopias para o tal projecto da treta da (a)Fundação, e ver os "estatutos" Taveira Pinto ,Jose Rafael,Santana Maia, etc... para aparecerem como pessoas muiiiito entendidas em Arte e que agora dizem mal do Prates eheheh, teria sido melhor investir numa boa biblioteca e desenvolverem a Cultura, so que tem medo que depois as pessoas fossem mais cultas do que eles , e nao podia ser.
O caso do Jose Luis e paradigmatico, ate essa vereadora da cultura que o nome diz tudo "Nabiça" nunca leu Jose Peixoto porque o nivel literario dela nao passa alem da Maria, anda mais impressionada com a artista do Ribeiro das Vinhas ou com os sete nao sei quantos agengia de turismo ep, podia pressionar o presidente para melhorar a biblioteca.
Era facil uma Biblioteca com apoio do Jose Luis , que conhecendo-o como conheco nao punha la o nome dele, mas que ajudaria bastante .
Obrigado Ze por levares o nome do nosso Concelho alem fronteiras sem precisares dos tais ste enche o saco e la vamos para Cabo Verde de ferias.
Ja agora perguntava a alguem de direito, quem se abotou com as maquinas do Cinema e do Sr Gama Reis do arquivo fotograficao que anda alguresou tb anda por casa de alguem??
Nao destruam a memoria da nossa Terra

 

Enviar um comentário

<< Home