terça-feira, 25 de março de 2008

DIAS MUITO NEGROS PARA PONTE DE SÔR E PARA MUITOS OUTROS CONCELHOS DO DISTRITO...[ II ]

Etiquetas: ,

6 Comments:

At 25 de março de 2008 às 23:18, Anonymous Anónimo said...

Unidade de Portalegre emprega 520 trabalhadores

Delphi de Ponte de Sôr deverá encerrar por falta de encomendas

25.03.2008 - 15h09 Lusa

A unidade da multinacional norte-americana Delphi, em Ponte de Sôr, deverá encerrar em breve, provocando o despedimento dos actuais 450 trabalhadores do quadro e a dispensa de outros 70 elementos contratados, devido à falta de encomendas que viabilize a unidade de componentes para a indústria automóvel.

Ontem, Francisco Godinho, delegado do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (Sinquifa), declarava à Lusa que a decisão do encerramento tinha sido comunicada aos trabalhadores na passada quinta-feira, dia 20.

O sindicalista explicou que elementos da administração da empresa anunciaram aos trabalhadores que "a fábrica não tem condições de prosseguir" e que "em Abril" será comunicada "a data de encerramento da unidade".

A administração da Delphi, segundo Francisco Godinho, sustentou esta decisão por os produtos fabricados na unidade de Ponte de Sôr terem "deixado de ser estratégicos".

"A empresa comunicou que os apoios e as fechaduras para automóveis seriam produtos que a Delphi iria vender porque não eram produtos estratégicos", disse.

Segundo o dirigente do Sinquifa, a empresa, que "vive graves problemas financeiros nos Estados Unidos da América", anunciou ainda que "a produção de airbags em Ponte de Sôr será deslocalizada para a Alemanha".

 
At 25 de março de 2008 às 23:19, Anonymous Anónimo said...

Desemprego ameaça 450 na Delphi


A multinacional norte-americana Delphi poderá encerrar "em breve" a unidade de produção de Ponte de Sor, arrastando para o desemprego mais de 450 trabalhadores, disse ontem à agência Lusa fonte sindical. De acordo com Francisco Godinho, delegado do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (Sinquifa), a decisão foi comunicada aos trabalhadores na passada quinta-feira.

O sindicalista explicou que elementos da administração da empresa anunciaram aos trabalhadores que "a fábrica não tem condições de prosseguir" e que "em Abril" será comunicada "a data de encerramento". A administração da Delphi, segundo Francisco Godinho, sustentou esta decisão por os produtos fabricados na unidade de Ponte de Sor terem "deixado de ser estratégicos".

No último Verão, a multinacional havia anunciado para o final de 2007 o despedimento de 540 operários da sua unidade da Guarda. Acabou, porém, por protelar a medida para o próximo mês de Maio.

Jornal de Notícias

 
At 25 de março de 2008 às 23:21, Anonymous Anónimo said...

Economia
Ponte de Sor: Sindicato denuncia que norte-americana Delphi vai fechar fábrica alentejana

Ponte de Sor, Portalegre, 24 Mar (Lusa) - A multinacional norte-americana Delphi poderá encerrar "em breve" a unidade de produção de Ponte de Sôr (Portalegre), arrastando para o desemprego mais de 450 trabalhadores, denunciou hoje à agência Lusa fonte sindical.

De acordo com Francisco Godinho, delegado do Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (Sinquifa), a decisão foi comunicada aos trabalhadores na passada quinta-feira, dia 20.

A multinacional norte-americana está ligada à área de acessórios e tecnologia para a indústria automóvel.

O sindicalista explicou que elementos da administração da empresa anunciaram aos trabalhadores que "a fábrica não tem condições de prosseguir" e que "em Abril" será comunicada "a data de encerramento da unidade".

A administração da Delphi, segundo Francisco Godinho, sustentou esta decisão por os produtos fabricados na unidade de Ponte de Sor terem "deixado de ser estratégicos".

"A empresa comunicou que os apoios e as fechaduras para automóveis seriam produtos que a Delphi iria vender porque não eram produtos estratégicos", disse.

Segundo o dirigente do Sinquifa, a empresa, que "vive graves problemas financeiros nos Estados Unidos da América", anunciou ainda que "a produção de airbags em Ponte de Sor irá ser deslocalizada para a Alemanha".

Esta conjuntura poderá colocar no desemprego, a curto prazo, 450 trabalhadores, juntamente com cerca de 70 operários a contrato, denunciou o sindicalista.

Contudo, argumentou, a fábrica do concelho alentejano "ainda poderá alcançar alguma viabilidade" caso a produção de volantes forrados a pele "continue na unidade".

O SINQUIFA afirma estar "preocupado" com esta situação, revelando que, "em breve", irá reunir com a administração da Delphi e com o ministério da Economia e da Inovação para "tentar resolver o problema".

Contactado pela Lusa, para obter uma reacção ao possível encerramento desta unidade fabril no concelho, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Taveira Pinto, preferiu, de momento, não tecer qualquer comentário.

A Lusa procurou também contactar a administração da Delphi em Portugal, mas não obteve resposta em tempo útil.

HYT/RRL.

Lusa/RTP

 
At 26 de março de 2008 às 14:50, Anonymous Anónimo said...

Governo pressiona Delphi para ficar em Portalegre

A casa-mãe da Delphi, nos EUA, decidiu que a unidade de Ponte de Sôr (Portalegre) não é estratégica para o futuro da empresa, no âmbito das dificuldades globais que está a enfrentar.

A multinacional de componentes e tecnologia para o sector automóvel preparava-se para comunicar o fecho da fábrica, mas o Governo conseguiu colocar o processo em "stand-by", estando agora a fazer todos os esforços para convencer a Delphi a manter as portas abertas e até a reforçar a actividade.

O Jornal de Negócios apurou que o Governo iniciou os contactos com a administração da empresa em Portugal na passada semana, quando soube do iminente encerramento da unidade de produção que emprega mais de 450 trabalhadores. Agora, o Executivo prepara-se para encetar uma nova fase do processo negocial, junto dos centros de decisão internacionais da companhia.

Jornal de Negócios

 
At 26 de março de 2008 às 18:58, Anonymous Anónimo said...

Todos sabiamos que esta situação iria ocorrer mais ano, menos ano.

Será este. 2008

A história do "rei vai nu" aplica-se perfeitamente a Ponte de Sor.

Todos pensavamos que tudo estava a correr normalmente, mas pelos vistos não.

Agora vamos ter um Conselho muito mais pobre.

 
At 28 de março de 2008 às 18:25, Anonymous Anónimo said...

Soluções para o facto ....
Eu peço v/ atenção para:
www.atfreeforum.com/qutilnet
q.util.net@gmail.com
SOLUÇÕES HÁ, E VONTADE DE SE MEXER ...

 

Enviar um comentário

<< Home