terça-feira, 21 de abril de 2009

EM PONTE DE SOR: GOVERNO AUTORIZA ABATE DE CENTENAS DE ÁRVORES

Depois de ter feito os comunicados acerca da violação da REN pela Junta de Freguesia de Galveias, quando da construção das piscinas foi ele próprio multado por esse crime ambiental, a obra embargada e o município a ir pagar caro por isso.
O curioso é que acaba por ter de pedir ajuda à Junta que tanto criticou.

Clique na imagem
para ler na integra

O Governo autorizou o abate de centenas de árvores num povoamento florestal, localizado na zona de expansão do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, considerando a medida de «imprescindível utilidade pública».
O despacho, já publicado em Diário da República, foi assinado pelos ministérios da Administração Interna, do Ambiente, do Ordenamento
do Território e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

A Declaração de Imprescindível Utilidade Pública (DIUP), assinada pelos três ministérios, autoriza a Câmara Municipal de Ponte de Sor a abater 190 sobreiros adultos, 6386 sobreiros jovens, 240 azinheiras
adultas e 2482 azinheiras jovens que radicam numa área de 33 hectares.

O município de Ponte de Sor, que, entretanto, já tinha começado a abater árvores, com a contestação da associação ambientalista Quercus, pretende executar com «urgência», naquele povoamento florestal, a obra de construção de uma nova pista com 1495 metros de comprimento e uma torre.

Estas obras têm como objectivo criar condições para que seja sedeada em Ponte de Sor a base principal dos meios aéreos de Protecção Civil, a nível nacional.


No despacho, o Governo tem em consideração «o relevante interesse público, económico e social da ampliação do Aeródromo Municipal, bem como a sua sustentabilidade, uma vez que foi o local escolhido, a nível nacional, pelo Ministério da Administração Interna para ser sedeada a base principal dos meios aéreos de Protecção Civil».

O Governo alega ainda que esta decisão prende-se com a «inexistência de alternativas válidas à sua localização, uma vez que se trata de uma ampliação de uma infra-estrutura existente».

No mesmo despacho, o município de Ponte de Sor fica «condicionado» à aprovação e à implementação do projecto de compensação e respectivo plano de gestação (sobreiros e azinheiras) numa outra área daquele concelho alentejano.

Para o efeito, a autarquia terá que efectuar a respectiva «beneficiação» numa herdade com cerca de 102 hectares, cedida pela Junta de Freguesia de Galveias.


Contactado hoje pela agência Lusa, Nuno Sequeira, responsável do núcleo regional de Portalegre da Quercus, «lamentou» esta decisão.

«Isto é tudo ao contrário. Este despacho deveria ter saído em Outubro, pois, entretanto, a autarquia já abateu sobreiros e azinheiras», observou.

Nuno Sequeira espera, agora, por uma decisão do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, uma vez que a autarquia foi «autuada» por ter, alegadamente, abatido sobreiros e azinheiras sem o respectivo despacho governamental ter sido publicado.

«Houve um acto ilegal que foi praticado (o abate de sobreiros e azinheiras antes do despacho ter sido publicado) e a autarquia foi autuada pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente. Agora esperamos a decisão», declarou.

Lusa

Etiquetas: , , , , ,

17 Comments:

At 22 de abril de 2009 às 17:18, Anonymous Anónimo said...

Os chaparros são da Reforma Agrária?
Se não forem gaguem nisso!!

 
At 22 de abril de 2009 às 19:46, Anonymous Anónimo said...

Onde estão os ambientalistas de merda que só atrazam o desenvolvimento do País ?. Onde estão os porcos comunistas que tanto criticaram o Sr. Presidente Dr. Taveira Pinto, por ter "despachado" os chaparros, quando os porcos comunas os arrancavam quando tinham a mania que o Alentejo era do PCP ?.

 
At 22 de abril de 2009 às 20:00, Anonymous Anónimo said...

Estarão agora a dar a terra ao sr João Pinto para plantar as árvores?

 
At 22 de abril de 2009 às 20:56, Anonymous M.L.S. said...

Mais uma vez quem sai a perder é o concelho de Ponte de Sôr.
O município vai ter de pagar a multa;
O município tem que ir plantar as árvores em terrenos que não são do município.
O município vai ter que indemnizar o empreiteiro da obra.
No fundo mais uma vez o sr. dr. João Pinto meteu "os pés pelas mãos" e isto vai custar muito dinheiro aos habitantes deste município.

 
At 22 de abril de 2009 às 22:10, Anonymous Anónimo said...

Não quero acreditar que o Tonho Augusto das Galveias caiu nesta armadilha. Manda-o dar uma curva, ainda te vais arrepender das burrices deste patife.

 
At 22 de abril de 2009 às 22:19, Anonymous Anónimo said...

A unica coisa que justifica realmente o aerodromo é a questao das aeronaves ao serviço do sistema nacional de protecçao civil. De resto é uma autentica idiotice. Fico com algumas reservas mas desta vez ha justificaçao para o abate de sobreiros. Também já referi, noutro comentario, como funcionam os concursos publicos e que, provavelmente, havia outros locais mais apropriados para o aerodromo. Mas fora isso, neste caso julgo que estamos a falar realmente de desenvolvimento. Mas no que refere à matéria de abate reafirmo o crime que pretendem cometer para a construçao da IC. Isso sim não incrementa desenvolvimento algum. Muito pelo contrário, essa IC representa um "corta-mato" que por seu turno, representa um claro desvio de riqueza para a cidade e para o concelho. Vamos tornar a cidade de Abrantes e arredores muito mais competitivos em relação à miséria que já é Ponte de Sor.
De referir mais uma vez que a questão do ambiente é importante e hoje, mais do que nunca, está intimamente ligada com as matérias de economia, desenvolvimento e competitividade. Quem negligenciar esse facto dos dias de hoje é porque, quando fala de desenvolvimento, não sabe o que está a dizer nem percebe minimamente do assunto. Só não digo que me estou a referir ao 2º comentador porque ele tem toda a razão numa coisa. Os ambientalistas em Portugal efectivamente não sabem actuar e fazer ver a importância do binómio Economia/Ambiente. Os nossos ambientalistas são mesmo nulidades absolutas em várias matérias. Também porque estão associadas a interesses políticos o que me deixa enojado.
Também é verdade que esta brincadeira vai custar muito caro ao concelho e até aconselho o Sr. Presidente a recandidatar-se para ter mais 4 anos para repor as porcarias que fez e os gastos inúteis. Digo isto porque vão ser 4 anos a equilibrar as contas sem que seja só à custa das taxas máximas aplicadas ao Ze Contribuinte porque desta vez não vai governar sozinho.

 
At 23 de abril de 2009 às 11:35, Anonymous Anónimo said...

vai ser bonito vai, para os habitantes da Água de Todo o Ano, Tramaga e Ponte de Sôr, quando as avioas começarem a aterrar e a levantar e quizerem descansar.
Como não parece haver pessoal especializado nesta área o dito desenvolvimento vai ser minimo , quanto a impactos provavelmente vão ser máximos.

 
At 23 de abril de 2009 às 13:50, Anonymous Anónimo said...

PARA O ÚLTIMO COMENTÁRIO
O Problema não é o barulho das aviõas mas quando começarem a largar os ovos em andamento, é que vai ser o bom e o bonito. Quanto aos novos empregos, quem trabalha num aerodromo com aquela dimensão, não são todos pilotos de aviõas, pois também há jardineiros, pessoal da limpesa, seguranças, administrativos, etc, etc.

 
At 23 de abril de 2009 às 17:52, Anonymous Anónimo said...

Acabei de ver que tinha na caixa de correio, um comunicado da Autarquia, assinado pelo senhor presidente da Câmara.
Apraz-me perguntar se já pediu desculpa a todas as pessoas com quem já foi invonveniente e indelicado ( isto para não usar o seu vocabulário e chamar-lhe "mal educado ).
Certamente e a repetir-se a estratégia, não haveria dia em que não tivessemos as casas inundadas de papéis.
Há muito tempo que não escrevo no blog, mas hoje não aguentei.

 
At 23 de abril de 2009 às 19:25, Anonymous Anónimo said...

É, para alem disso, não lhe ocorreu pedir desculpa pelos tristes espectaculos que proporciona ele e a sua familia quando ver os jogos de futebol ou de basket. Há quinze dias mais uma vez foi expulso do recinto. Não é que foi a casa mudar de roupa e voltou novamente para o recinto tambem com um boné enfiado na cabeça para disfarçar. Palavras para quê? É o PQT, Portugal que Temos. Avelinos, Fatinhas, Isaltinos e manos Pinto na Ponte de sor, com o beneplacito do Partido socialista. Como socialista sinto-me envergonhado.

 
At 23 de abril de 2009 às 19:40, Anonymous Anónimo said...

Não pertenço a qualquer Partido,tenho amigos em TODOS,mas figuras tristes, como referiu o comentador atrás, só no PS...Os Pintos ainda é pior do que se diz(tontarias todos os dias)Margalho foi o que foi..Larangeira,Jordão Idem e outros..Caritinha era Bobedeira todos os dias(não aguentou)etc.etc.etc.
Se eu fosse do PS Tinha VERGONHA....Corram com essa gente....

 
At 23 de abril de 2009 às 22:10, Anonymous Anónimo said...

Eh!Eh!Eh!O Presidente da Camara de Mora tambem é muito bebado e amigo dos Ricos.
Comunista?!!

 
At 23 de abril de 2009 às 22:54, Anonymous Anónimo said...

Se foi expulsso do recinto desportivo a autoridade tinha por obrigação de lhe vedar a entrada não o fez porquê , gostaria que alguem esclerece-se o assunto.
Parece que o tempo em que este e outros senhores mandavam na autoridade voltou.

 
At 23 de abril de 2009 às 23:20, Anonymous Anónimo said...

o homem é uma vergonha nos jogos. manda os jogadores das equipas adversarias para todo o lado. Passa a vida a descascar nos arbitros e a fazer figuras tristes. Até a mulher leva por tabela por tentar acalma-lo. Ja se pegou a briga com um espectador dos visitantes; ja foi mais do que uma vez expulso pelos árbitros. Uma das vezes o arbitro so continuava o jogo se ele saisse e teve a pouca vergonha de dizer que quem mandava naquela merda toda era ele e que o arbitro tinha de ir para a rua. O dinheirinho esturrado e mal empregue no EFC serve para isso. Sem isso ele não teria circo para fazer palhaçadas

 
At 24 de abril de 2009 às 19:13, Anonymous Anónimo said...

E o de Mora é bebado!!

 
At 25 de abril de 2009 às 19:37, Anonymous João Silva said...

Pois, pode ser mas a bebedeira passa-lhe. A loucura do Pinto não e envergonha-nos a todos como pontessorenses. Se a tivesse, demitia-se. Quanto não custaram todas as suas parvoices? Até hoje ninguem sabe.Depois de Outubro, saberemos.

 
At 29 de abril de 2009 às 07:48, Anonymous Anónimo said...

A autoridade não lhe vedou a entrada depois porque como sempre ausentam-se para não terem que passar por essa situação e terem chatices depois com os seus superiores. Afinal não sabem em que país vivemos?

 

Enviar um comentário

<< Home