segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A CAMPANHA DOS CROMOS

Após uma semana de campanha eleitoral para as Eleições Autárquicas do concelho de Ponte de Sor, apetece-me fazer um pequeno balanço daquilo que se passou até agora e que me foi dado observar.
E porquê? Porque me apetece, pronto!

Comecemos com a campanha da CDU.

Comparativamente aquilo que aconteceu noutras eleições, noto a campanha dos comunistas um pouco... direi triste. Falta-lhes aquela enchurrada de gente, fazendo do seu número uma força que impressiona.
A sua lista é formada por muita gente nova mas curiosamente essa juventude não se nota nas agora chamadas «arruadas» (que termo mais foleiro!). Claro que tentam passar a sua mensagem, o João Pedro Amante e o Vitor Morgado são bons oradores e esforçam-se por convencer. Distribuem os seus folhetos e esferográficas, tentando manter as pessoas interessadas.

Falemos agora da campanha do PSD/CDS:

Nota-se uma dinâmica de vitória, consubstanciada na juventude e na acutilância dos seus argumentos. A sua lista é formada por pontessorenses que toda a gente conhece, jovens e empreendedores, profissionais competentes nas áreas onde trabalham.
Joaquim Lizardo é o arquétipo de gestor competente, sempre disposto a ouvir e argumentar com quem conversa. Os folhetos que publicitam as listas são modernos, coloridos e convincentes, uma boa ferramenta para se iniciar verdadeiramente um Concelho Com Futuro. Os inevitáveis brindes são esferográficas, porta chaves e isqueiros.


A candidatura do PS:

Trabalha com ferramentas diferentes das restantes candidaturas. A começar com a famosa brochura de 48 páginas todas a cor, em papel grosso e brilhante, com inúmeras fotografias tiradas pelos serviços da Câmara Municipal.
Quem conhece a génese dessa revista, sabe que ela foi originária do mesmo gabinete de imagem que assessoria a nossa Câmara e que (e talvez isso não saiba, caro leitor) foi planeada e projectada para ser um boletim municipal. Mas como em período eleitoral não se podem publicar esses boletins, nada mais fácil: tira-se as partes onde tinha Câmara Municipal de Ponte de Sor e substitui-se por Partido Socialista!
Fácil, não?

E isto pode ser verificado nas actas da Câmara, onde todas as especificações da revista estão lá, todas escarrapachadas: o número de folhas, dois agrafos, páginas a cores...
Mas curioso: será que a Câmara é só o seu Presidente e o Vereador do Urbanismo? E as Juntas de Freguesias, algumas que até fizeram um trabalho meritório? Não existem? Ou será a tal história dos filhos e enteados?
Mas falemos em pormenor da campanha do PS, pois são ele o poder e por isso, merecem ser melhor escrutinados. Comecemos pelas viaturas. São algumas e todas elas mais... proletárias! Os velhinhos Visa lá saíram da garagem. Ah, mas também há jipes todo o terreno, que o PS não é só proletariado!
Distribuem, para gáudio das senhoras (talvez para compensarem o tal pecadilho da lei da paridade...) um estojo, misto de espelho de maquilhagem e apetrechos de costura! E as inevitáveis esferográficas, com um design mais moderno que os seus opositores.
Quanto à brochura de divulgação das várias listas, as capas são a cores mas as fotos dos candidatos a preto e branco. Teriam acabado a cor quando imprimiram a revista... perdão, o boletim municipal... perdão... nem sei como lhe chamar!
Tal como a campanha da CDU, também noto a candidatura do PS muito mortiça, sempre com as mesmas caras, sem renovação. A primeira vez que me cruzei com os socialistas, até pensava que eram trabalhadores da Câmara nalgum trabalho de inspecção!
Mas o mais curiosa que verifiquei, foi aquilo que deu o título a este post:


«A Campanha dos Cromos»!

Se o leitor vir bem, não há sinal de transito no concelho que não tenha os tais famosos rectângulos autocolantes. Fazem-me lembrar os cromos da bola, que coleccionei enquanto criança, só que menos modernos, pois não eam autocolantes. Eram os famosos cromos da bola, que comprávamos no Ti'Casimiro, ali na Rua Damião de Gois, em frente à igreja.
E será legal, esta maneira de propaganda política?
Quanto a mim, não sei, só demonstra que certas pessoas estão desesperadas por aparecer em tudo quanto é sítio. O importante é passar a forma, não o conteúdo. E sempre se pode alegar que quem fez essas colagens foram miúdos, ah esses malandros, demos-lhes os autocolantes e eles andaram a colar nos sinais de transito, esses malandros!
E pronto. Falta mais uma semana, falta convencer as pessoas que se se ganhar, a freguesia vai ter dois pavilhões gimnodesportivos, um campo de jogos para corridas de caricas, uma TAC toda apetrechada, viagens para os idosos até ao campo de golfe dos Saraivas, um autódromo para carrinhos de rolamentos, uma fundação de arte rupestre, um museu de ciências ocultas...



Pergunto eu:
se durante 4 anos não se fizeram grandes benefícios nas vossas freguesias, caros leitores, será que se convencem que para o ano é que é?


As obras falam por si, os pontessorenses não são burros e na hora certa, sei que irão votar naquilo que lhes der melhores garantias.

Quanto a mim, aposto no Futuro.

Quanto a mim, a candidatura certa para levar o nosso concelho para o século XXI, é a candidatura de Joaquim Lizardo. Essa foi a minha aposta desde o início, essa é a minha aposta para dia 11.
Nas eleições autárquicas, não é no partido A ou B que se vota.
Vota-se, isso sim, na escolha entre João Pedro Amante, Joaquim Lizardo e João Taveira Pinto!
E é isso que lhe aconselho, querido leitor: não veja o símbolo do partido/coligação.

Vote no nome. E tudo será simples!

E deixo-vos com esta citação de Otto von Bismarck:

«Nunca se mente tanto como em véspera de eleições,
durante a guerra e depois da caça.»


Etiquetas: , , , , , ,

42 Comments:

At 5 de outubro de 2009 às 15:20, Anonymous Anónimo said...

«O que é persuasivo é o carácter de quem fala e não a sua linguagem»
Menandro

 
At 5 de outubro de 2009 às 15:21, Anonymous Anónimo said...

«Os que governam preferem o engano que os deleita à verdade que os incomoda»
Marquês Maricá

 
At 5 de outubro de 2009 às 15:26, Anonymous Anónimo said...

As legislativas acabaram com os resultados que se sabe e que cada um interpreta como lhe dá jeito.
É o costume: todos ganharam.
Que seja, porque agora temos as autárquicas e é isso que me interessa neste momento.
É em Ponte de Sôr que vivo, é cá que pago as favas da gestão bugalheira, é deste presidente que me quero livrar.
Acho que em eleições autárquicas, as pessoas se interessam menos pelos partidos e pelas ideologias e mais pelos candidatos, suas competências, dinamismo e honestidade.
Sobre o Bugalheira estamos conversados.
Só alguns crentes do PS gostam dele e o resto da população detesta-o, por ser exactamente o contrário do que um autarca deve ser: incapaz de fazer obra, negociante no pior sentido, obscuro nas decisões, cínico nas relações, aldrabão nas promessas, etc..
16 chegaram para o conhecermos e sentirmos o efeito pernicioso na nossa querida cidade de Ponte de Sôr!
Nas próximas eleições autárquicas não se trata de ganhar uma Câmara, TRATA-SE DE SALVAR PONTE DE SÔR! Gente do PCP, do PSD, do BE, do CDS, de outros partidos e independentes sabem isso e sabem que é preciso derrotar o Bugalheira.
Esse é o objectivo de todos!
Mas, divididos e cada um com seu candidato, não será possível. Portanto, abrindo mão das minhas opções partidárias APELO A TODAS AS FORÇAS POLÍTICAS PARA QUE PONHAM OS INTERESSES DOS PARTIDOS DE LADO E SE ENTENDAM QUANTO À ESTRATÉGIA PARA, UNIDOS, VENCERMOS ESTE CANCRO!

 
At 5 de outubro de 2009 às 17:28, Anonymous Anónimo said...

É triste mas o pinto vai continuar no poleiro. O povo continua com os olhos tapados...

 
At 5 de outubro de 2009 às 18:05, Anonymous Knight Rider said...

Então esqueceram-se de tirar o carro do próprio Lizardo e ficou na foto dos "cromos" no poste de sinalização! Assim é muito!
Deviam ter mais cuidado, pá!
Mais uma vez está provado que este blog só existe para servir a oposição ao Pinto e ao PS.
Quarta-feira é que vamos ver se têem argumentos no frente-a-frente.
Porque é que ninguém aqui escreveu nada sobre a "malha" que o Presidente da Junta de Galveias levou do Pinto na sua própria casinha?
O Pinto foi à reunião da Assembleia de Freguesia de Galveias, a semana passada, e deu-lhe forte e feio. O A.A. nem piou!!!!

 
At 5 de outubro de 2009 às 19:33, Anonymous Anónimo said...

Há 4 anos atrás quem ficou sem argumentos e que faltou ao debate, quem foi?
Vamos a ver se desta vez se recusa a ir novamente?

 
At 5 de outubro de 2009 às 19:35, Anonymous Anónimo said...

«O Pinto foi à reunião da Assembleia de Freguesia de Galveias, a semana passada, e deu-lhe forte e feio. O A.A. nem piou!!!!»

Não ouvi o que ele disse. Mas não deve ter sido nada de novo. Deve ter dito as aldrabices habituais, que a Junta não colabora com a Câmara. Mas isso é uma conversa de merda, porque toda a gente sabe que é justamente ao contrário. É a Câmara que nunca cumpriu com a Junta as obrigações que a Lei manda.

 
At 5 de outubro de 2009 às 19:44, Anonymous Anónimo said...

O Pinto não vale nada, mas pelos vistos as pessoas gostam dele assim. E devem gostar das tácticas que ele usa para atacar os outros. Do PCP diz que comem criancinhas, do Lizardo diz que ele é um incompetente. Só ele e os vereadores que se fartam é de passearà custa do nosso dinheiro é que são bons. Cá por mim, quem não se importar de ter um cigano na Câmara continue a votar nele.
Cada um pensa como quer. Eu acho que a lista que tem um arquitecto e um economista é a melhor para gerir nos dias de hoje uma Câmara. E pessoas que já deram provas de estar atentas aos problemas de todos e de serem honestas.

 
At 5 de outubro de 2009 às 21:48, Anonymous Anónimo said...

A OITO DIAS DAS ELEIÇÕES EMPATE TÉCNICO NO CONCELHO DE PONTE SOR - ULTIMA SONDAGEM DIA 04.10.2009!

PS ---------------- 34%
PPD/PSD-CDS/PP ---- 33%
CDU --------------- 28%
INDECISOS - NS/NR - 5%

PS CONTINUA A GANHAR AS FREGUESIAS DE TRAMAGA, VALE ACOR E LONGOMEL,ESTA ULTIMA MUITO TREMIDA.
CDU RECUPERA DOIS DOS BASTIÕES EMBLEMÁTICOS: MONTARGIL E FOROS ARRÃO.
PSD/PP GANHA GALVEIAS.
EM PONTE SOR, QUE VALE METADE DOS VOTOS, A GRANDE SURPRESA, EMPATE TÉCNICO ENTRE PS E PSD/CDS.

FONTE: EUROSONDAGEM

 
At 5 de outubro de 2009 às 21:52, Anonymous Anónimo said...

Esta sondagem não e brincadeira sehores do PS trabalhem, não quiseram novamente o senhor doutor então ai o tem, olhem nos cafes todagente diz que o pessoal da DELPHAI ninguem vai votar no PS, cuidem-se

 
At 5 de outubro de 2009 às 22:15, Anonymous Anónimo said...

Só se os funcionários da Delphi estiverem malucos é que vão votar num Tonto como o Pinto que queria comprar a fábrica por 1 euro.
E ficávamos todos no desemprego.
Pela primeira vez na vida vou votar no PSD.

 
At 5 de outubro de 2009 às 22:26, Anonymous Anónimo said...

Pelos vistos,em Ponte Sor,a situação é complicada...
aguardo,com serenidade,a vontade do povo...
foi agradável consultar as listas...tanta gente, que tinha desaparecido...

 
At 5 de outubro de 2009 às 23:03, Anonymous Anónimo said...

É pena que esta gente xuxa que até se diz responsavel, amiga do anbiente(roubar area à barragem de Montargil), ande por tudo quanto é concelho(16 anos e alguns ainda não conhecem, certas zonas) a colocar cromos em tudo quanto é sítio e ao mesmo tempo os papéis que são arrancados das costas dos autoculantes são lançados para o chão. Eu vi colarem cromos do Taveira e respectivo candidato à junta em caixotes do lixo e os respectivos papéis das costas serem lançados para o chão.Deveria figurar no guiness book...Que tristes figuras fazem estes "nossos" candidatos...

 
At 5 de outubro de 2009 às 23:44, Anonymous Anónimo said...

Srs. Eleitores, Não tenham medo da mudança.
A CDU toda a gente conhece o passado, o PS a mesmíssima coisa. Será agora a altura de mudar.
Não era assim que eu queria dizer! Peço desculpa.
O que eu queria dizer é que o tempo dos Amantes já lá vai e nem é nada bom pensar nisso ... e o dos Pintos está-se a acabar, pois já chega de ditadores, prepotências e arrogâncias, temos que ter coragem e alterar este estado de coisas.
Tenho a certeza que o Engº. Lizardo e a sua equipa conseguirão desenvolver o nosso concelho a todos os níveis, é absolutamente necessário que lhe dêmos essa oportunidade. Temos que lutar por um concelho justo e democrático e acabar com os benefícios só para alguns e que são sempre os mesmos.
Chega! Chega! Chega!!!

 
At 6 de outubro de 2009 às 00:52, Anonymous Anónimo said...

Sou uma eleitora de Ponte de Sor como quer o senhor Lizardo ganhar estas eleições eu ainda nunca o vi ,e sou de Ponte de Sor a ultima vez que sai de cá foi em agosto de Férias o que eu vejo é uns meninos da mamã que olhem as pessoas de lado, Não sou do estrato social deles, quando isto passar até olhem de lado para os pobres.

 
At 6 de outubro de 2009 às 01:56, Anonymous Anónimo said...

Ó minha senhora, como é que nunca o viu se diz que ele olha para o lado? Em como é que ficamos?
Não é do estrato de férias mas vai de férias em Agosto? Experimente dizer isso aos trabalhadores da Delphi, que a partir de Dezembro vão ser mais alguns do meio milhão que a pandilha xuxa criou. E não me venha falar de crise, que para esse peditório estou farto de dar.
Menino da mamã? Como pode afirmar isso se não conhece o homem? Cá para mim isso é mais uma das bombadas do senhor pinto e seus seguidores.
Será que uma pessoa de Ponte de Sor não pode trabalhar fora da cidade? e mesmo assim querer contribuir para um concelho com futuro?
Esse tipo de bocas (menino da mamã, etc) só mostra que a senhora odeia pessoas com sucesso.
Uma eleitora de Ponte de Sor, que não integrou a lista machista e que consegue ver as coisas melhores do que esta que está aqui em cima.
Maria

 
At 6 de outubro de 2009 às 08:45, Anonymous Anónimo said...

Este papagaio é do PSD, disto não restam dúvidas, logo, é óbvio que defenda a sua dama. Mas daí
até o PSD ganhar a Freguesia de Ponte de Sor e a das Galveias!
Ó senhor papagaio, acho que tem de passar a comer outro tipo de ração.

 
At 6 de outubro de 2009 às 09:14, Anonymous Anónimo said...

O PAPAGAIO aqui escreveu vá para o Julio de Matos e apareça só quando estiver curado.
É tão ordinário que diz crimes.

VIVO O PRESIDENTE PINTO

 
At 6 de outubro de 2009 às 12:26, Anonymous Anónimo said...

Do Julio de Matos só veio a politica que o Pinto aplica em Ponte de Sôr

 
At 6 de outubro de 2009 às 13:15, Anonymous Anónimo said...

O edifício da câmara é que, se o pinto continuar, vira Júlio de Matos, pois os funcionários já não aguentam com as péssimas condições de trabalho em que se encontram.

 
At 6 de outubro de 2009 às 22:23, Anonymous Anónimo said...

Para o palerminha das 1.56 ,férias posso até ir para a barragem de Montargil que é excelente e são férias ,nunca vi o senhor Lizardo a fazer campanha pode ser erro meu não estar nos sitios certos ,sabe porque? porque a essa hora estou a trabalhar, e sabe aonde na delphi e, ainda nenhum candidato teve tomates para ir á porta da fabrica ou perguntar o que se passa lá será que estão com medo.Por isso não fale dos trabalhadores da Delphi se alguem sabe o que vamos passar somos nós os cerca de quatrocentos e tais que vamos para os 150 mil empregos que o socrates prometeu nunca vimos o senhor Lizardo por aquelas bandas. PORQUE? E lhe digo não sou comunista nunca fui, mas agora voto cada vez mais com convicção CDU

 
At 6 de outubro de 2009 às 22:41, Anonymous Joaquim Lizardo said...

Parece que aquilo que a Sra não vê, não existe. Nunca me viu por essas bandas, certamente que por eu andar noutras. Fique descansada. Estou e fui habituado a trabalhar para conseguir aquilo que ambiciono. E gostava que a DELPHI não fechasse. Não são só os empregos da DELPHI, há toda a economia local em jogo e é pena que tanta gente a nivel local, distrital e nacional não se tenha empenhado na sua manutenção. Se ganhar, como espero, este assunto é de prioridade máxima, urgentíssimo. Cumprimentos

 
At 7 de outubro de 2009 às 11:55, Anonymous Anónimo said...

Todagente sabe que o "Papagaio" é o Prof. Rafael.

Mais um cromo portanto..

YBA

 
At 7 de outubro de 2009 às 12:03, Anonymous Anónimo said...

este papagaio fala em viagens mas que eu saiba também andou a levar a mulher para viagens com dinheiros da escola..

isto quando se tem telhados de vidro vai lá vai!

 
At 7 de outubro de 2009 às 12:07, Anonymous Joaquim Lizardo said...

Gostava também minha senhora, e caso a senhora duvide de tal, que o Benfica fosse campeão pois sei que isso seria uma grande vitória para o nosso concelho, e a minha grande vitória pessoal para este ano.
Gostaria também que o Dr. Taveira Pinto me arranjasse um tacho tal como fez ao Poeta Santana Maia quando este perdeu.
Quanto à DELPHI estou-me pouco borrifando para os trabalhadores, não se esqueçam que somos todos uns riquinhos mimados que pouco nos importam os interesses dos trabalhadores mas sim os interesses dos patrões. Somos do PPD e do CDS não e esqueçam!

 
At 7 de outubro de 2009 às 12:10, Anonymous Anónimo said...

papagaio vamos ver se ficas em lugar elegivel para poderes fazer mais umas viagens..

mas desta vez deixas ca os alunos e lá vais tu mais descansadinho.

 
At 7 de outubro de 2009 às 12:11, Anonymous Taveira Pinto said...

Caro Eng. Joaquim Lizardo é com todo o gosto que o convido para vereador da CMPS

cumprimentos

 
At 7 de outubro de 2009 às 12:11, Anonymous Joaquim Lizardo said...

Obrigado, era o meu sonho. És um fofinho!

Beijinhos querido

 
At 7 de outubro de 2009 às 12:12, Anonymous Taveira Pinto said...

Beijinhos também para ti coisinha fofa

 
At 7 de outubro de 2009 às 17:53, Anonymous Anónimo said...

O amor é uma coisa mesmo bonita!!!

 
At 7 de outubro de 2009 às 18:56, Anonymous Anónimo said...

Estou a imaginar os dois aos beijinhos...
Que ternura!

 
At 7 de outubro de 2009 às 20:32, Anonymous Anónimo said...

O PS e o patrão Taveira estão desesperados e passaram a contra-informar fazendo-se passar por quem não são.
Muita atenção.Pois isso é crime.
Jogar baixo é filha da putice primária.Os leitores deste blog são inteligentes e percebem quando a mensagem é forjada pelos secretários de serviço.

 
At 8 de outubro de 2009 às 01:58, Anonymous Anónimo said...

«Todagente sabe que o "Papagaio" é o Prof. Rafael.

Mais um cromo portanto...

YBA»

Ai ai, YBA...
E se for? O que é que tu tens a ver com isso?
Se calhar não aproveitaste bens as suas aulas, visto que se escreve «toda a gente».

Viu, bebé?
Julio

 
At 8 de outubro de 2009 às 16:00, Anonymous Anónimo said...

Não teria aproveitado pois o professor rafael usou o dinheiro que podia ser para eu ir de visita de estudo para levar a mulher a passear.

viste ju ju ?

YBA

 
At 8 de outubro de 2009 às 16:02, Anonymous Anónimo said...

Eu gosto é da moral deste rabeta Júlio, corrige-me o português com uma frase deste gabarito:

" Se calhar não aproveitaste bens as suas aulas, visto que se escreve «toda a gente». "

que comédia!

YBA

 
At 8 de outubro de 2009 às 19:54, Anonymous Anónimo said...

não vês que esse júlio é o rafael disfarçado..
ou daltónico quem sabe ;P

 
At 8 de outubro de 2009 às 22:17, Anonymous Anónimo said...

Não acredito que os penultimos comentários sejam das pessoas que supostamente assinam os seus nomes se álguem se faz passar por eles sejam quem forem é crime .podemos debater ideias em fim dizer o que nos vai na alma ,mas meus senhores se por acaso forem realmente as pessoas em questão ,volto a frisar que não acredito se o forem então tenho muita pena delas por motivos obvios,se alguem se está a passar por elas é duma baixessa tremenda .Sobre as outras industrias de Ponte de Sor claro que é preocupante , não é so a delphi que brevemente vai passar História mas, foi ela que começou o desenvolvimento desta terra è triste que os responsaveis de PONTE DE SOR,embora todos nós sabiamos que não podiam fazer nada contra estes grupos ,mas ao menos marcavam presença estamos convosco mas não, as razões só eles o podem dizer ,mas não interessa mais as ácções ficam com quem as faz .

 
At 9 de outubro de 2009 às 20:34, Anonymous Anónimo said...

Domingo ,concluimos mais uma etapa.
vencerá o melhor?
aguardamos,posteriormente,o empenho de toda a oposição.
a vida continua...

 
At 9 de outubro de 2009 às 22:30, Anonymous Uma eleitora said...

falta pouco para acabar a campanha eleitoral ,não posso deixar de dar os parabens aos dois candidatos que estiveram á porta da delphi ,agora já posso dizer que á homens com tomates na minha terra ,perdoem a expressão mas sou alentejana para não haver enganos os candidatos foram o PSD e CDU ,os votos são secretos não vou dizer aonde vou votar, mas espero que um dos dois não por a cor do partido ,mas pela juventude tenha as maiores felicidades e não se esquecem dos desempregados desta terra

 
At 10 de outubro de 2009 às 04:23, Anonymous Anónimo said...

EU pessoalmente acho que nenhum dos candidatos tem perfil para a C.M ,e que nenhum deles devia ir para lá.Mas enfim algum há-de ter que lá ir parar!

 
At 11 de outubro de 2009 às 02:02, Anonymous Anónimo said...

Vamos mudar o rumo do nosso concelho. Chega de repressão.
Só votam nos ditadores que gosta de ser escravo.

 
At 11 de outubro de 2009 às 09:35, Anonymous Anónimo said...

Uma vergonha...
Autocolantes do PS a menos de 50m dos locais de voto(e' proibido por lei)
Resposta de um dirigente do partido solialista a uma queixa de outro partido: "arranquem voces!"

 

Enviar um comentário

<< Home