quinta-feira, 19 de novembro de 2009

HIDRA

Durante dezenas de anos, fruto da maneira de ser muito portuguesa do deixa andar e do fingir que não se vê, aliada à novel cultura pós-modernista de que o dinheiro faz a felicidade, a corrupção foi-se espalhando por todo o tecido social e em progressão geométrica.
Só que as coisas chegaram a um tal ponto, em que o cheiro é já tão nauseabundo, que o ar se tornou irrespirável. E é já sem surpresa e com naturalidade que todos os dias assistimos a esta implosão de novos escândalos.


E, como está à vista de todos, o poder autárquico é um terreno fértil à propagação da doença.
A corrupção é, sem qualquer dúvida, o imposto mais caro que os portugueses pagam. E hoje as autarquias locais são as principais fontes de corrupção, sendo o urbanismo uma área de enriquecimento ilícito incontrolável.



Acresce que os presidentes de Câmara, muitas vezes pouco conhecedores de onde começa e termina o seu poder e educados na cultura autoritária e antidemocrática do antigo regime (que, ainda, têm por referência), estão convencidos de que são os donos e senhores das suas autarquias. E o dinheiro da autarquia, que chegam a confundir com o seu (basta ouvi-los falar), é utilizado para cimentar o seu poder, cumprindo a velha máxima de que a política serve para ajudar os amigos, prejudicar os inimigos e aplicar as leis aos que nos são indiferentes.


Assim, em vez de se guiarem por critérios objectivos na atribuição de apoios e subsídios a particulares e associações, o dinheiro público é, antes, utilizado para silenciar consciências, eliminar adversários e colocar homens de mão à frente das diferentes associações e instituições. Ou seja, a torneira autárquica abre ou fecha, consoante as associações e os particulares prestem ou não vassalagem ao senhor feudal.

Mas o que é mais revoltante e aviltante em todo este processo é a forma humilhante, sabuja e conformada como a maioria das pessoas aceita vergar-se ao poder presidencial para poder comer as migalhas que vão caindo do prato (o empregozito, o licenciamento da obra, o muro, o subsídio, etc.).

É certo que o voto é secreto.
Mas ninguém consegue ser vertical no momento de votar quando chega à cabine de voto com uma tão grande curvatura nas costas.
Quem vive de cócoras é incapaz de votar direito.


Santana Maia - Leonardo

REXISTIR

Etiquetas: , , ,

17 Comments:

At 19 de novembro de 2009 às 22:12, Anonymous V.G.M. said...

É muitíssimo bem feito. Elegeram essa gente? Pois têm o que merecem… Assoem-se lá a esse guardanapo. Besuntem-se com o resultado. Amanhã ainda vai ser pior...

 
At 19 de novembro de 2009 às 22:20, Anonymous Anónimo said...

O oportunista chateia, aborrece e cheira mal da boca.
O oportunista é um coito entre a raiva e a neura do Almada e uma orgia de impotentes.
O oportunista está em toda a parte… O oportunista é pior que Deus, porque este ainda que se encontre em toda a parte ao menos não existe.
O oportunista fede enquanto as pessoas normais apenas podem cheirar mal. O oportunista fede tanto que é melhor ter que cheirar diarreia de um cirrótico em dia de ressaca.
O oportunista é a própria diarreia do cirrótico em dia de ressaca.
Se a Cesariny, ou a qualquer um da sua escola, se pedisse uma representação, vulgo retrato, de um oportunista, ele pintaria num só quadro, e num único ser humano, uma figura com as verrugas do Pinochet, os calos do Salazar, a caspa dos Seabras e dos Pachecos, os quistos do Cavaco, as borbulhas do José, os frúnculos do Blair, os peidos do George Bush, os bigodes de Estaline e a gangrena de todos os capitalistas.
É melhor ouvir uma serenata do Marco Paulo, deprimido e amargurado, ou mesmo um teatro de revista do La Féria, do que ouvir a ladainha pegajosa de um oportunista.
Venham daí 24h’s seguidas de novelas pirosas, ou de hip-hop vendido; ponham bem alto gravações ininterruptas dos mais insuportáveis programas televisivos, do Carlos Cruz, ao Mendes, ao Júlio Isidro.
Qualquer desses serões é mais apetecível do que os verbos infectados que emanam das entranhas apodrecidas de um oportunista.
Ah… e por falar de entranhas, os dentes do oportunista são mais feios do que os dentes do emplastro, antes e depois da cramalheira oferecida pelo Pinto da Costa. Quando se ri os dentes de um oportunista são a única parte do corpo a falar verdade.
Há relatos que afirmam ser melhor parir um fascista do que um oportunista. Isto não porque tenha as pernas, os braços ou a cabeça de um tamanho mais confortável ao acto que dá origem à vida, mas porque consta que logo à nascença se recusam em dar amor à mãe se esse amor não for em troca de algo concreto.
O pior do oportunismo, está claro, são os seus intérpretes. E nesses interpretes as suas múltiplas personagens.
Superando em larga escala a maleita da bipolaridade, os oportunistas atingem múltiplos estados de espírito, crenças e ideologias.
Há deles que ao longo de uma vida esgotam as personagens que toda a literatura junta pode dar.
O oportunista é tão vira-casaca que para que ninguém desconfie da sua falta de estrutura moral muda igualmente de clube a cada mudança de partido.
Consta que Durão Barroso, um dos mais destacados oportunistas da praça, no tempo do MRPP era do Casa Pia, da CUF e do Leixões para dar substancia ao verbo esquerdista, no ministério dos negócios estrangeiros e já no PSD foi para o Sporting de forma a dar ares de aristocrata, como 1º ministro enverga a camisola do Benfica não se fosse pôr em causa o jeito de bom pai de família e já na Comissão Europeia defende o FCP e o Chelsea de Mourinho para que não se duvide da sua capacidade de liderança.
Quando voltar para Portugal, ninguém se espante de o vir a afirmar, em plena campanha para a Presidência da Republica, que nunca gostou de futebol…

 
At 19 de novembro de 2009 às 22:21, Anonymous Anónimo said...

O que faz de facto o elemento central da caracterização de um oportunista é a sua manifesta falta de competência.
Se a um oportunista for feito um exame médico, não restarão dúvidas: insuficiência cardíaca, respiratória e, invariavelmente, intestinal.
À falta da bateria de testes fisiológicos basta que se teste a sua inteligência. Como nos oportunistas a inteligência é um sistema em paralisia, basta na maior parte dos casos promover um bate-papo simples sobre as suas ambições…
Quase sempre ele se denuncia, dizendo: “qualquer dia capitulo…”; “qualquer dia capitulo”; “qualquer dia capitulo”… e pronto, a partir daí já não engana ninguém…
Não se conhece um único oportunista dotado de moral e em nenhum oportunista se lhe reconhece sentido de humor, capacidade que apesar de tudo a mãe natureza permite a todas as outras espécies de filhos da puta.
A solidariedade, a fraternidade, a integridade e a ética, são qualidades vetadas aos oportunistas e quando se vê um oportunista a ter esse tipo de conduta ou está fingir ou a fingir, que não se conhece nenhum oportunista curado. Algumas pessoas sérias passam a oportunistas mas nunca se viu um oportunista passar a ser uma pessoa séria.
A única virtude dos oportunistas é a sua capacidade de sobrevivência.
É o mais reaccionário quando na vida se vê democrata-cristão, é o mais férreo neo-liberal uma vez que muda para os social-democratas, vira Soarista no PS, discípulo de Estaline quando entra no PCP e no Bloco vai a todas desde que um dia chegue a deputado.
Os mais vorazes oportunistas, através da sua invejável arte de manobra da chico espertice e da sua infindável fantasia na fabulação da calúnia e da injúria, podem mesmo comparar-se aos padres das aldeias mais profundas do país da Irlanda ou da Polónia, comendo em todas as mesas da paróquia, e em cada uma delas os melhores petiscos do repasto.
Enfim caro leitor… cuidado com os oportunistas…
Nos “três retratos à la minute”, do Ary, o oportunista é a Bruxa, o Burguês e o Bombista, metido numa só pessoa.
Se são precisas várias revoluções uma é certamente aquela que possa livrar o mundo novo deste tipo de gente burra, deste jeito sujo de subir na vida e desta forma estranha de fazer política.

 
At 20 de novembro de 2009 às 10:40, Anonymous Anónimo said...

Balelas....

 
At 20 de novembro de 2009 às 18:23, Anonymous Anónimo said...

Quando vos atinge tentam denegrir...

 
At 20 de novembro de 2009 às 18:40, Anonymous Anónimo said...

No dia 25 Setembro, tal como Luís Figo, também Luís Filipe Vieira deu o seu apoio a Sócrates.
Neste caso, creio que nem são precisas escutas para compreender as ligações entre Armando Vara, administrador da CGD na altura do naming do Centro de Estágios do Benfica e o apoio de Vieira a Sócrates.

 
At 20 de novembro de 2009 às 18:41, Anonymous Anónimo said...

O apoio do ex-internacional Luís Figo ao PS nas últimas eleições legislativas terá custado 75 mil euros a uma empresa pública.

 
At 21 de novembro de 2009 às 20:12, Anonymous Anónimo said...

Este derrotada da politica, um de tal Santana Maia Leopardo, ainda não se curou da "sova" que levou para a Câmara de Abrantes, e agora vem para aqui chatear o pessoal.

 
At 22 de novembro de 2009 às 10:32, Blogger anareis said...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com

 
At 23 de novembro de 2009 às 10:31, Anonymous Anónimo said...

Sabias que o teu país está em guerra?
Em guerra com o Afeganistão, para que os nossos amos, as elites norte-americanas da indústria militar, não sejam vistos como a única superpotência de forças invasoras, especializada na guerra em território estrangeiro, no ataque em massa, de qualquer país “soberano” do nosso planeta.
Pretendem disfarçar o indisfarçável.
E os nossos governantes, socialistas ou sociais-democratas, atenderam com toda a submissão e eficiência, como nunca atenderam a nós, às nossas necessidades.
Lembras-te do grande papão vermelho, a U.R.S.S.?
Lembras-te qual foi o país que o papão invadiu na década de 80?
Achas que existem coincidências?
Como te sentes agora? Agora que sabes o destino dos teus impostos? Entre outras coisas, pagas para que os norte-americanos possam controlar o comércio de Ópio. E logo, o tráfico de Heroína. Como te sentes agora?

Retirado de bombaliberdade.blogspot.com

 
At 23 de novembro de 2009 às 10:33, Anonymous Anónimo said...

Olha-me esta! Em Ponte de Sor e no restante país também existe muitas crianças pobres, sem nada. E sabendo como as coisas são por aí....

 
At 23 de novembro de 2009 às 21:51, Anonymous Anónimo said...

E aqui em Mora!!

 
At 23 de novembro de 2009 às 23:40, Anonymous Anónimo said...

Eu sempre ouvi dizer que o sucesso das pessoas , não se compra , mas sim conquista-se. Muito destes assessores só são alguem porque houve caridade e tambem algum aproveitamento politico , por parte da personagem que sabem !!! O que é que o Catalão fez até agora para justificar o lugar que ocupa tal como o seu vencimento ?? Porque é que a reformada passados alguns anos da se ter aposentado quer voltar a trabalhar , ainda para mais com alguem que não é da sua cor partidária ??Alguém consegue explicar o obvio ?? Money , money , money ... é muito bom ainda para mais quando não custa a ganhá-lo !!!!
Este pais está nas mãos de cur....ptos ....e só vem a comfirmar que temos o que muitos merecem . Eu não me incluo pois votei difrente , portanto peço que poderem muito nas vossas escolhas e não se deixem levar por porcos no espeto e algumas minis a reboque . Tenho dito .

 
At 26 de novembro de 2009 às 19:05, Anonymous K. said...

O PS reagiu ao comunicado do PGR ilibando Sócrates de responsabilidades criminais nas escutas onde foi interceptado. Francisco Assis retomou o argumento da cabala dizendo que o partido e o Governo foram alvo de uma "tentativa clara de decapitação política"

Não fosse o Engenheiro uma Hidra com tantas trafulhices a saírem-lhe pela cabeça e, como no caso da lenda, de cada vez que se corta uma, logo outra aparece no seu lugar. A solução está mesmo em cortar mais abaixo e arrumar o caso de vez. Já chega de fugas de informação e de desculpas esfarrapadas. Num país decente a esta hora já todos sabíamos a verdade.

 
At 27 de novembro de 2009 às 03:33, Anonymous Anónimo said...

eu acho graça é ao facto de este santana maia ter a mania q é escritor...

 
At 22 de dezembro de 2009 às 22:02, Anonymous Anónimo said...

O que é que aconteceu ao Pinto?

 
At 20 de janeiro de 2010 às 17:00, Anonymous Anónimo said...

O Santana Maia pode ter muitos defeitos mas ao menos não se esconde.Já tive arrufos com ele mas sempre com educação.

 

Enviar um comentário

<< Home