PRIMEIRO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA [V]
Novo museu em Elvas
deixa coleccionador feliz
É um dos dias mais felizes da minha vida, estou bastante comovido. Foi desta forma que António Cachola, coleccionador de arte contemporânea, desde o início dos anos 90, expressou todo o seu sentimento, na inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), espaço que vai exibir durante os próximos 13 anos a sua vasta colecção. A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, também não escondia a sua satisfação durante a inauguração e classificou o MACE como um projecto corajoso, ambicioso e muito consistente, que vai ao encontro da descentralização cultural.
A titular da pasta da Cultura, que se fez acompanhar pelos ministros das Finanças e da Defesa, Teixeira dos Santos e Severiano Teixeira, respectivamente, destacou os trabalhos expostos de Pedro Calapês e Rui Chafes e da escultora Fernanda Fragateiro.Vou voltar para apreciar melhor os trabalhos dos nossos artistas, Portugal tem um enorme potencial nesta área, não vamos deixar cair este trunfo, sublinhou. Isabel Pires de Lima congratulou-se ainda por, em duas semanas, os portugueses assistiram ao nascimento de dois importantes equipamentos culturais dedicados à arte contemporânea, nomeadamente, o museu Berardo em Lisboa e o de Elvas.
A colecção permanente do MACE, instalado no edifício do antigo hospital, requalificado para o efeito, num investimento de 2, 7 milhões de euros, suportados pela autarquia local, integra cerca de 400 obras, que vão ser exibidas em várias exposições temporárias.
HUGO TEIXEIRA, em Elvas
ANTÓNIO PEDRO VALENTE (imagem)
A titular da pasta da Cultura, que se fez acompanhar pelos ministros das Finanças e da Defesa, Teixeira dos Santos e Severiano Teixeira, respectivamente, destacou os trabalhos expostos de Pedro Calapês e Rui Chafes e da escultora Fernanda Fragateiro.Vou voltar para apreciar melhor os trabalhos dos nossos artistas, Portugal tem um enorme potencial nesta área, não vamos deixar cair este trunfo, sublinhou. Isabel Pires de Lima congratulou-se ainda por, em duas semanas, os portugueses assistiram ao nascimento de dois importantes equipamentos culturais dedicados à arte contemporânea, nomeadamente, o museu Berardo em Lisboa e o de Elvas.
A colecção permanente do MACE, instalado no edifício do antigo hospital, requalificado para o efeito, num investimento de 2, 7 milhões de euros, suportados pela autarquia local, integra cerca de 400 obras, que vão ser exibidas em várias exposições temporárias.
HUGO TEIXEIRA, em Elvas
ANTÓNIO PEDRO VALENTE (imagem)
Etiquetas: Colecção António Cachola, Elvas, MACE
6 Comments:
O que eu acho piada e como o Sr Prates que enquanto estudante nunca prestou para nada nem fez nada de jeito, ai no Colegio, vem agora em arauto dizer que as pessoas na nossa Cidade sao incultas, nao foram estas palavras mas o sentido e o mesmo, .
Sr Prates tenha vergonha, porque inculto e o senhor.
Alguem neste pais ja ouviu falar da sua colecçao??
Eu felizmente considero-me um apessoa relativamente culta e coneço varias coleçoes pelo nome do seu Fundador, e de si so ouvi falar do seu acorddeao e do sr vender livros do Circulo Leitores e ter umas especies de Galerias com obras , que eu ja visitei, tanto nas Twin Towers como no Saldanha Residence e aquilo que la tem nao vale nada.
Ja tive o prazer d e ver coleçoes como, a Berardo, Manuel Brito, Gulbenkian, Champalimaud antes d eter sido dispersa no elilao em Londres, esta ate ouve um ministro do Burgo que disse que nao era nada de especial, os ingleses da leiloeira dizem que era das particulares uma das melhorers do mundo, mas este Pais e assim deixa sair o Bom e fica com os Prates.
O sr acha que alguem s edesloca a Ponte Sor para ver as suas pseudo artes? Tenham juizo, vai-se a Lisboa ver a Berardo a Manuel Brito, a Madrid ver o Centro Rainha Cristina( Guernica de Picasso, La masturbacion de Dali, os Miro etc, na Tyssen Bonermiza so as Bailarinas do Degas levam mais gente do que as serigrafias que ja impigiu ao pesoal novo rico,
em Amesterdao tem a coleccao Vam Gog.
Se quisermos ver copias temos o Museu das falsificaços em Paris.
Portanto eu como Pontessorense sinto-me ofendido quando diz que nao percebemos nada de arte, de facto com a treta da sua fundaçao ninguem aprende .
Porque nao decora com essas porcarias as paredes da sua casa no Val de Acor e deixa os barracoes para uma fabrica de cultura entregue a uma Fundaçao d erespito como por exemplo a de Fronteira.
Para terminar e parafraseando Brecht" e nao se pode extermina-los"
Ou entao como disse Cipiao ao entrar em Cartagho " delenda Cartagho" vamos dizer em unissono " Delenda fundacao da treta"
Nota:Quer dizer arrasem Cartago
Ja agora parabens Ze da Ponte por este espaco onde nao ha avencas do Municipio nm Albuquerques aescrever patacoadas no pasquim .
Talvez assim as pessoas abram a pesana
O que eu acho piada e como o Sr Prates que enquanto estudante nunca prestou para nada nem fez nada de jeito, ai no Colegio, vem agora em arauto dizer que as pessoas na nossa Cidade sao incultas, nao foram estas palavras mas o sentido e o mesmo, .
Sr Prates tenha vergonha, porque inculto e o senhor.
Alguem neste pais ja ouviu falar da sua colecçao??
Eu felizmente considero-me um apessoa relativamente culta e coneço varias coleçoes pelo nome do seu Fundador, e de si so ouvi falar do seu acorddeao e do sr vender livros do Circulo Leitores e ter umas especies de Galerias com obras , que eu ja visitei, tanto nas Twin Towers como no Saldanha Residence e aquilo que la tem nao vale nada.
Ja tive o prazer d e ver coleçoes como, a Berardo, Manuel Brito, Gulbenkian, Champalimaud antes d eter sido dispersa no elilao em Londres, esta ate ouve um ministro do Burgo que disse que nao era nada de especial, os ingleses da leiloeira dizem que era das particulares uma das melhorers do mundo, mas este Pais e assim deixa sair o Bom e fica com os Prates.
O sr acha que alguem s edesloca a Ponte Sor para ver as suas pseudo artes? Tenham juizo, vai-se a Lisboa ver a Berardo a Manuel Brito, a Madrid ver o Centro Rainha Cristina( Guernica de Picasso, La masturbacion de Dali, os Miro etc, na Tyssen Bonermiza so as Bailarinas do Degas levam mais gente do que as serigrafias que ja impigiu ao pesoal novo rico,
em Amesterdao tem a coleccao Vam Gog.
Se quisermos ver copias temos o Museu das falsificaços em Paris.
Portanto eu como Pontessorense sinto-me ofendido quando diz que nao percebemos nada de arte, de facto com a treta da sua fundaçao ninguem aprende .
Porque nao decora com essas porcarias as paredes da sua casa no Val de Acor e deixa os barracoes para uma fabrica de cultura entregue a uma Fundaçao d erespito como por exemplo a de Fronteira.
Para terminar e parafraseando Brecht" e nao se pode extermina-los"
Ou entao como disse Cipiao ao entrar em Cartagho " delenda Cartagho" vamos dizer em unissono " Delenda fundacao da treta"
Nota:Quer dizer arrasem Cartago
Ja agora parabens Ze da Ponte por este espaco onde nao ha avencas do Municipio nm Albuquerques aescrever patacoadas no pasquim .
Talvez assim as pessoas abram a pesana
Parabens Elvas tenho d eir ai ver essa coleccao que ja ouvi falar em Lisboa e ate conheco algumas peças, porque ai faz-se cultura, na pobre da minha Cidade fazem-se contos do Vigario para otarios.
tanta palavra em vão. concordo com os post anteriores mas penso que quanto mais se escreve mais esses bimbos(taveiras e prates) andam inchados de vaidade, são grunhos e não há nada a fazer. Tenho pena que andem a esbanjar dinheiro com merdas destas em vez de desenvolverem o concelho. quero louvar aqui um espaço que já fez mais pela terra, em termos de divulgação do que o pessoal de ponte de sor fez e vai fazendo, o antigo AB carvalho ( não conheço as pessoas que estão à frente da loja) mas tenho observado que tentam dar espaço a quem anda a fazer coisas, velhos e novos sem restrições ou partidarismos. Agora andarmos a reboque de um taveira que gasta rios de dinheiro em vão e para dar mama a uns quantos.Assim não vale. e nós mereciamos uam politica cultural mais séria e inteligente.
A medicridade mental cultural do sr. lince ibérico. Que raio de comparações entre a colecção do Prates e a do Berardo ou a do Gulbenkian com o centro rainha Cristina.
A colecção em causa nem é emlhor nem é pior que outras que por´ÁI PULULAM. AFINAL QUEM DEFINE, EM ARTE, O QUE É OU O QUE ÑÃO É?
Nesse museu tive pena de não ver artistas como Kim Prisu, que é um grande artista português da escola das novas figurações francesa dos anos 80.... agora ao que diz o senhor prata, só sei que não procuro muito o que se faz neste pais.
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