segunda-feira, 17 de setembro de 2007

www.netparatodos-bluff.gov

Em nenhum país do mundo desenvolvido o início de um novo ano escolar merece dos respectivos governos uma atenção muito especial.
É geralmente considerado um acto administrativo importante mas quase normal, no fundamental destinado a promover o reencontro de alunos, pais e professores com as respectivas escolas e projectos educativos.
Assim deveria ser também entre nós mas não é.


Em Portugal, Sócrates quis que a abertura do ano lectivo entrasse no Guinness, por isso mandou quase todos os seus ministros abandonar a governação e passar uma semana a fazer pose e a distribuir computadores!
Foram 21 os governantes empenhados nesta megaoperação de propaganda, verdadeiro paradigma do ridículo e do anedotário da nossa Presidência Europeia!


Mas o que ninguém viu foi Sócrates e Lurdes Rodrigues a entregar computadores e a abrir o ano lectivo em escolas inseridas em áreas e bairros problemáticos, com edifícios cinzentos de humidade e apoios miseráveis para alunos cuja origem social só por milagre lhes permite almejar a tão falada igualdade de oportunidades…

O que ninguém ouviu foi Lurdes Rodrigues explicar porque é que este ano mudou as regras do mais recente concurso de professores, exactamente no dia em que a lista das colocações foi afixada!

O que ninguém ouviu foi Sócrates explicar a nova teoria pedagógica que exulta com o aumento do número de alunos e… a diminuição do número de professores!

O que ninguém viu foi José Sócrates ou Maria de Lurdes Rodrigues prestar a mínima atenção aos milhares de profissionais da educação contratados a menos de oito euros por hora (e pagos por períodos lectivos de 50 minutos) para darem as aulas de extensão curricular do 1º ciclo com que o Governo enche a boca em actos de propaganda!

Perante tudo isto chego a imaginar que José Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues pensam que é possível melhorar a formação, combater o abandono escolar, enfim, reformar a Educação em Portugal, continuando a desprezar os professores, a fomentar a sua desvalorização profissional e guetização social.
Oxalá os professores deste país tenham a capacidade e memória suficientes para lhes fazer engolir - mais tarde ou mais cedo, no máximo em 2009 - tamanha pesporrência!

H.N.

Etiquetas: , , ,

5 Comments:

At 17 de setembro de 2007 às 23:34, Anonymous Anónimo said...

E alguem sabe quanto o Governo vai pagar aMicrosoft em licensas de utilizacao ??
Era mais barato comprarem os computadores e utilizarem plataformas open source tipo Linux, mas assim os compadres nao ganhavam nada

 
At 18 de setembro de 2007 às 17:45, Anonymous Anónimo said...

Curiosidade: A Microsoft Portugal foi de todas as subsidiárias da Microsoft no mundo, a que mais lucros teve este ano... Porque será?

 
At 18 de setembro de 2007 às 20:29, Anonymous Anónimo said...

Com amigos destes no governo nao e de admirar.
Parce o negocio da fundacao da treta na nossa cidade o dinheiro ke custou e ke custa e vai custar, dava para uma biblioteca galeria e centro multimedia , porque para ver serigrafias e obras sem interesse vai-se a net.

 
At 18 de setembro de 2007 às 21:49, Anonymous Anónimo said...

Também espero que os portugueses tenham memória, de preferência com mais bytes que os computadores agora propagandeados...

 
At 13 de abril de 2013 às 08:59, Anonymous Anónimo said...

I would like to thank you for the efforts you've put in penning this site. I'm
hoping to check out the same high-grade blog posts from you in the future as well.
In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own, personal site now
;)

Here is my web site - uk payday loan

 

Enviar um comentário

<< Home