segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

AVENTURAS DO JOSÉ LUIS PEIXOTO NO MÉXICO [V]

Domingo familiar

TEOTUHUACAN


Neste momento, é-me difícil encontrar palavras para descrever Teotuhuacan. Passei lá a tarde e, neste momento, parece-me irreal. Se a foto abaixo não for suficiente, sugiro o google: Teotuhuacan. Não há dois lugares com esse nome.


GUADALAJARA

Já estou em Guadalajara. Vou andar sempre acompanhado pelo Raúl e pelo Mário. A agenda, impressa num papelinho que tenho aqui à minha frente, está cheia. Amanhã, até às duas da tarde, terei dado 5 entrevistas seguidas: 3 jornais, 1 rádio e 1 televisão. As conversas ao vivo com o público começam na terça e vão ao ritmo de uma por dia, sendo a última na sexta.
A Feira do Livro de Gudalajara é a segunda maior do mundo, depois de Frankfurt.
No fear. Estou pronto.



ALGUMAS COISAS QUE APRENDI HOJE SOBRE O MÉXICO

- Na Cidade do México, há edifícios de 6/7 pisos em que, em cada andar, existem diversas salas, nas quais estão a decorrer velórios. Ou seja, tratam-se de prédios com algumas dezenas de funerais a decorrer em simultâneo e em permanência.

- Eu vi na Praça Garibaldi, mas contaram-me que é muito frequente em festividades, etc. Aqui, há pessoas que vendem choques eléctricos. Ou seja, andam com uma pequena bateria e dois cabos que acabam em dois tubos de ferro. Então, mediante o pagamento de 10 pesos, as pessoas seguram nos dois tubos e apanham um choque. Uns dizem que faz bem, outros dizem que faz mal. Uns dizem que é bom, outros dizem que é uma estupidez.


ALGUMAS COISAS QUE NUNCA TINHA FEITO ANTES DE VIR AO MÉXICO

- Comer insectos.
- Andar num táxi em que o taxista não tem o braço direito.


José Luís Peixoto

Etiquetas: , , , ,

3 Comments:

At 2 de dezembro de 2008 às 17:09, Anonymous Anónimo said...

Que o Zé Luis é um grande escritor, é-o sem dúvida. Mas, será que Portugal deixou de existir com a sua partida para o México e que este blog passou a centrar-se apenas nas suas viagens.
Se o blog relatasse as viagens que os nossos autarcas têm feito então já existiria matéria aí para um milhão de blogues.
Acho que já está a cair um bocadinho no exagero, perdoem-me a minha possivelmente discutível opinião.

 
At 3 de dezembro de 2008 às 13:01, Anonymous Anónimo said...

O comentador das 5.09 de 2 Dez. tem toda a razão. O país não para por causaa das viagens merecidas do Zé Luís. Ainda bem para ele e para nós, mas há mais coisas de que este blogue se devia ocupar.

 
At 3 de dezembro de 2008 às 15:51, Anonymous Anónimo said...

O Zé Luis já está na história deste concelho, coisa que os outros nem nas "estórias" vão figurar.

 

Enviar um comentário

<< Home