sábado, 2 de janeiro de 2010

PONTE DE SOR, 2010

Há dez anos exactos, na passagem do ano de 1999 para 2000, andava o Mundo inteiro imbuído na paranóia daquilo que viria a ser baptizado pelo medo do bug do Milénio.



Não era, nada mais, nada menos, do receio que as pessoas tinham de qual o comportamento das máquinas na passagem do ano 99 para 00. Os programadores de computadores, no início da Era dos Computadores, para pouparem espaço e memória, preferiram abandonar o "19" do ano, adoptando somente os dois últimos dígitos. 1999 seria simplesmente "99".

E a dúvida surgiu: como seria no ano 2000? Somente "00"? Como iriam as máquinas reagir? Os computadores revoltar-se-iam contra os seus criadores? Os aviões cairiam? O mundo acabaria?

A História mostrou-nos que nada disso aconteceu, as coisas continuaram normalmente, após alguns ajustes feitos por programadores informáticos. E o Mundo não acabou.

E 10 anos passaram. 120 meses, 3652 dias...




Nessa altura Ponte de Sor era uma cidade em pleno desenvolvimento, as empresas funcionavam, havia empregos para quem queria trabalhar...

Como está

a nossa cidade

diferente!


Folheando o «Expresso» de hoje, deparei com uma página completa dedicada à nossa cidade, à progressiva desertificação e perda de trabalho e empregos.

Dessa reportagem, respingo alguns números:

816 euros é o rendimento médio mensal dos trabalhadores de Ponte de Sor, menos 150 do que a média nacional. O poder de compra de Ponte de Sor fica quase 20% abaixo da média do país!

993 pessoas estavam inscritas em Novembro no centro de emprego do concelho, um número que ainda não abrange os despedidos da Delphi.

9,2 % da população de Ponte de Sor em idade activa não tinham trabalho em Novembro. A percentagem vai disparar em Janeiro quando se inscreverem os 430 empregados da Delphi.

150 funcionários da Subercentro, a segunda maior corticeira da região, não recebem ordenados desde o final do ano passado. Estão com os ordenados suspensos, enquanto se aguarda o processo de insolvência da empresa.

50 trabalhadores da Dyn'Aero, empresa de fabrico de aviões ligeiros criada no início da década em Ponte de Sor, estão em lay-off desde Julho.

São estes os números do nosso descontentamento.

Como consta na reportagem, «são más notícias a mais numa terra que não ultrapassa os 16 mil habitantes».

E que viva 2010.

Mas como falta a cereja no topo do bolo, aqui vai ela:

Parece que a «tal» empresa polaca que iria criar 170 empregos roeu a corda e já não vem para Ponte de Sor!

Mas isto, se calhar, até é mentira. Apenas me constou.

Feliz 2010, com Saúde, Amor, Trabalho e Felicidade para todos.

PAPAGAIO DALTÓNICO

Etiquetas: , ,

16 Comments:

At 4 de janeiro de 2010 às 02:41, Anonymous Anónimo said...

este é que tem razão...

http://www.youtube.com/watch?v=-8to-17ksH4

 
At 4 de janeiro de 2010 às 20:16, Anonymous Anónimo said...

O retrato fiel ao estado a que chegamos.
Terá ainda de bater mais no fundo para abrirem os olhos?

 
At 5 de janeiro de 2010 às 00:18, Anonymous Anónimo said...

dejejo um bom trabalho a senhora nova vereadora do PSD e nao se deixe intimidar apresente-se com força como a conhecemos mostre quem verdadeiramente e e denuncie o que que tem que denunciar a quem de direito porque a si as pessoas as instituiçõens vão ouvila e uma pessoa credivel e jovem e vem de uma familia com pregaminhos e bem colocada, faça justiça nesta terra espero vela um dia ao leme desta terra que de madresta tem tudo e de mae tem pouco. ja agora um bom ano novo.

 
At 5 de janeiro de 2010 às 10:56, Anonymous Anónimo said...

E umas lições para aprender a escrever Português.

 
At 5 de janeiro de 2010 às 22:14, Anonymous Anónimo said...

Temos aquilo que merecemos.
Um país de ladrões,corruptos.
Um povo cobarde ,temos o que merecemos.

 
At 7 de janeiro de 2010 às 00:26, Anonymous Anónimo said...

OS PROBLEMAS DO NOSSO PAÍS SÃO ESSENCIALMENTE AGRÍCOLAS:

EXCESSO DE NABOS;
FALTA DE TOMATES E MUITO GRELO ABANDONADO.

 
At 7 de janeiro de 2010 às 14:47, Anonymous Anónimo said...

com estes numeros é uma vergonha o dinheiro que se esbanja nesta terrinha a ultima é a actriz do ribeiro das vinhas que anda por ai armada em artista, vai sacando uns cobree para o marido faz umas coisitas com actores de lisboa, e tipico fazer teatro nao alentejo, e aposto que o melhor , o golpe ainda está para vir, porque como ja se percebeu a dita actriz nao da ponto sem no. como se sabe na fundação ningume a a grama tamanha a arrogancia

 
At 7 de janeiro de 2010 às 16:15, Anonymous Anónimo said...

Em terra de cegos, quem tem olho é Rei.......................................................................................................................

Vocês têm um Presidente de Camara muito bimbo, saloio, pacóvio, provinciano, parolo e outros adjectivos qualificativos que não vale a pena enumerar.

Como dizia um seguidor destas políticas, num tópico anterior, a terra vai de "VENTO EM POPA"

Pois vai, vejam estes números.

 
At 7 de janeiro de 2010 às 17:35, Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que é o ultimo mandato do bugalheira, depois é que vamos limpar esta trampa toda de actrizes viagaristas e companhia

 
At 7 de janeiro de 2010 às 17:55, Anonymous Anónimo said...

Agasalhem-se que vem aí o frio!

 
At 10 de janeiro de 2010 às 19:38, Anonymous Anónimo said...

caí neve...ponte sor!!!

 
At 10 de janeiro de 2010 às 23:01, Anonymous Anónimo said...

Qual a diferença entre uma dissolução e uma solução?
Uma dissolução seria meter um político num tanque de ácido para que se dissolva,
UMA SOLUÇÃO SERIA METÊ-LOS A TODOS.

 
At 11 de janeiro de 2010 às 17:29, Anonymous Anónimo said...

Não cabiam!

 
At 11 de janeiro de 2010 às 19:17, Anonymous João Rodrigues said...

O que tem de explodir e o que tem de implodir?
Cavaco Silva alertou, no seu discurso de ano novo, para a combinação potencialmente “explosiva” de desemprego, endividamento externo e desequilíbrio das finanças públicas.
Não sei o que é que vai explodir, embora me pareça desejável que os trabalhadores resistam colectivamente a pagar a crise causada por um sistema iníquo, mas sei que é necessário implodir o hipócrita pensamento mágico que parece ter tomado conta de Belém.
Aproveito para acrescentar o seguinte: simplificando um pouco, acho que, neste momento, há dois grupos de economistas em Portugal. Em primeiro lugar, temos os que discutem os problemas da economia portuguesa no quadro da zona euro e dos seus disfuncionamentos.
Em segundo lugar, temos os que fingem que o nosso país pode ser pensado de forma isolada, ou seja, no quadro de regras que não querem questionar porque sabem que estas favorecem o seu discurso neoliberal.
Cavaco lidera o segundo grupo, que domina um “debate” público pouco plural.

 
At 14 de janeiro de 2010 às 09:18, Anonymous Anónimo said...

As reuniões semanais da Câmara, agora sem o Taveira Pinto, não têm piada nenhuma. Não há gritos, não há ofensas, não há nada. Às vezes até parece que não está ninguem na sala.

 
At 14 de janeiro de 2010 às 21:47, Anonymous Anónimo said...

podem ficar descansados, pois brevemente vão acabar os ladrões em portugal. Porquê? não há mais nada pra roubar, iiiiiii

 

Enviar um comentário

<< Home