quarta-feira, 30 de agosto de 2006

BOMBEIRÊS...

Como se sabe, Plutão foi despromovido, deixando de ser considerado um planeta do Sistema Solar.


Provavelmente em protesto contra essa decisão, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil teve durante breves minutos (corrigiu entratanto) a seguinte descrição dos meios usados no incêndios de Proença-a-Nova:


Aerotanque pesado Canadair, Beriev,CODIS, 2ºCODIS, GRIF Santarém, GRIF Portalegre, GRIF Leiria, Coluna Nacional, Veiculo de Comando e Comunicações.
Posto de Comando no CMA Proença-a-Nova.
4 Plutões militares.


P.A.V.

1 Comments:

At 30 de agosto de 2006 às 14:03, Anonymous Anónimo said...

DICIONÁRIO "BOMBEIRÊS" DO SNBPC

Pela primeira vez, um take da Lusa, esclarece as noções de "bombeirês", de acordo com o SNBPC, em relação aos incêndios florestais.
Passo a citar esse extracto da agência noticiosa

O facto de um incêndio estar "circunscrito" significa apenas que está impedido de se proagar.

Na terminologia dos bombeiros, segue-se depois a fase em que está "dominado", isto é, que as chamas cedem aos meios de combate.

Depois, o incêndio poderá ser "extinto", passando-se depois à fase de "rescaldo", a operação mais complexa em que se tenta impedir que nem uma simples brasa fique no terreno e dê origem a reacendimentos.

Por último, o incêndio entra em fase de "vigilância", em que, durante algumas horas, várias pessoas velam para que qualquer foco mal apagado não desperte o pesadelo das chamas.

 

Enviar um comentário

<< Home