sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

PORTALEGRE NECESSITA MESMO DE AUTO-ESTRADA?

O anúncio da possibilidade da ligação da auto-estrada 23, que passa na Beira-Baixa, a norte do distrito de Portalegre, com a A6, que liga Évora a Elvas, provocou algum debate em Portalegre.
Desde logo todos os políticos com cargos a nível local ficaram embevecidos com a ideia de poder vir a haver uma auto-estrada a passar em Portalegre.
A mentalidade dos que pensam que o progresso vem com o alcatrão e com o betão é comum a todos os partidos políticos da região.
As divergências só surgem quanto ao possível traçado: uns defendem que deve ligar a A23 a Elvas, outros a Estremoz.
Há até um deputado que diz em tom conciliador Devem ser feitas as duas ligações!.

Sejamos racionais: Portalegre necessita de uma auto-estrada?
Neste momento a cidade está ligada à A23 e à A6 pelo IP2.
Está a ser construído o IC13 que irá ligar a cidade à Ponte de Sor ao Montijo.
É verdade que há partes do IP2 que podem ser melhorados.
Na ligação a Elvas o troço Arronches-Elvas pode também sofrer melhorias (dependentes do poder central, como está patente em autdoors), pois a outra metade de
Portalegre a Arronches foi recentemente melhorada e está em óptimas condições.
A nível geral há bons acessos rodoviários a Portalegre.
O mesmo não se pode dizer dos acessos ferroviários (com estação a 12 km da cidade), mas isso é outra história.

Pergunto se é benéfico gastar milhões de euros numa auto-estrada, quando há tanta contenção da despesa e tantas carências sociais neste país?

Será benéfico para as construtoras e para os políticos que se apresentarão como os que conseguíram trazer essas obras faraónicas à região.

Podemos apontar vários malefícios da ligação por auto-estrada:
- Aumento da criminalidade numa região onde ela é
baixa.
O representante da GNR advertiu para o facto numa reunião da Comissão Mista de Coordenação do Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo.
- Fragmentação dos habitats.
Uma auto-estrada cria uma barreira à passagem de muitos seres vivos e leva à morte por atropelamento ou por choque de muitos animais que vivem na área.
- Aumento da libertação de CO2.
A construção de uma auto-estrada consome muita energia e materiais. Os veículos que por lá passam libertam mais dióxido de carbono por quilómetro percorrido, pois vão, em geral,a mais de 100Km/h em que o consumo por quilómetro percorrido é maior.
Haverá mais dificuldade em cumprir o protocolo de Quioto.

A não construção de uma auto-estrada, para além de evitar os malefícios enumerados pode trazer benefícios:
- Poupança de muitos milhões de euros ao erário
público.
- Conservação de uma paisagem e ecossistemas próximos
do estado natural.
- O facto de haver um Parque Natural da Serra de S.Mamede afastado das auto-estradas constitui uma mais-valia para o turismo de natureza, pois já há poucos locais onde se pode encontrar sossego, calma e silêncio.


José Janela

Etiquetas: , , , , ,

3 Comments:

At 22 de janeiro de 2008 às 19:15, Anonymous Anónimo said...

Ora aqui está um artigo escrito por uma pessoa sensata.Como bem explica serão só desvantagens.Concordo perfeitamente.Nós no distrito somos pouco mais de cem mil habitantes.Melhorar a nossa rede viária que já não e má , vá-lá , mas auto estrada é de mais.Há anos atrás, queixando-me a um amigo das dificuldades que sentem os que estão ligado ao comércio e á indústria num distrito tão pouco populoso ele dizia-me que o facto de vivermos numa das regiões europeias com menor densidade populacional era um bem nos dias que correm um privilégio.Na realidade uma auto estrada só nos vai trazer confusão,gente indesejável,poluição,agressões ambientais enfim aquilo ´com que sofrem os que vivem nas grandes cidades.Vamos então preservar sensatamente aquilo que de bom ainda temos.

 
At 1 de março de 2008 às 21:58, Anonymous Anónimo said...

é por comentários destes que esta região nunca se irá desenvolver. o problema não está nos actos mas sim nas gentes...enfim..cidade cada vez mais "museu".. e um museu mau ainda por cima.

 
At 1 de fevereiro de 2010 às 23:15, Blogger Francisco Baião said...

Portalegre não só precisa como merece uma auto-estrada. Eu até podia dissertar com mil e uma razões para apoiar a minha opinião mas deixo apenas esta: alguém conhece Torres Novas? Alguém a conheceu há 10 a 15 anos atrás? Percebem o que eu quero dizer? Uma auto-estrada trás consigo muitas vantagens, e, mesmo que não trouxesse, pelo menos, sentíamos menos a descriminação "negativa" (quando defendem a positiva) a que estamos votados. Auto-estrada sim, e amanhã já vem tarde.

 

Enviar um comentário

<< Home