sexta-feira, 9 de maio de 2008

CUIDADO COM AS CARTEIRAS

Parece que o sistema informático da Direcção-Geral dos Impostos foi possuído pelo espírito Teixeira dos Santos e, ganhando vida própria, está por sua conta a risco.
Muitos contribuintes estão, de facto, a receber cartas ameaçadoras exigindo o pagamento de dívidas fiscais que não têm e os seus empregadores ordens para lhes penhorarem os salários.
Correm, alarmados, para o site da DGI e confirmam que, quanto a dívidas fiscais que lhes respeitem, não foi encontrada qualquer informação processual e, quanto a penhoras, não existem pedidos de penhoras.
Mas o que a DGI diz é uma coisa e o que faz é outra, e os empregadores não têm outro remédio (no caso contrário, o mais certo era serem também eles penhorados) senão penhorar os salários e remetê-los para o poço sem fundo do Ministério das Finanças, donde, depois, só é possível arrancá-los a ferros. Num caso de um familiar meu, a putativa dívida (de uns poucos euros) existiu, foi paga muito antes de expirado o prazo dado pela própria DGI, mas mesmo assim, e ainda o prazo de pagamento decorria, já a DGI lhe estava gananciosamente a cair em cima do salário.
Os portugueses que se ponham a pau.
Já não lhes bastavam os gangues do carjacking e do Multibanco, agora têm que se cuidar também do das penhoras.

M.A.P.

Etiquetas: , , , , , ,