quarta-feira, 7 de maio de 2008

ÚLTIMAS: PONTE DE SOR DELPHI ENCERRA: 500 TRABALHADORES PARA O DESEMPREGO [ XVII ]

Delphi/Ponte de Sor: Trabalhadores avançam para mais dois dias de greve este mês


Ponte de Sor, (Lusa) - Os trabalhadores da Delphi em Ponte de Sor, que cumpriram ontem um dia de greve, decidiram avançar com duas novas paralisações nos dias 15 e 20 deste mês, revelou fonte sindical.

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), José Simões, explicou que a decisão de realizar mais dois dias de greve foi tomada, ontem à tarde, em plenário de trabalhadores.

A administração da Delphi demonstrou alguma abertura, mas não a suficiente para responder ao que os trabalhadores pretendem, pelo que vamos fazer mais duas greves, de 24 horas cada, disse.

O plenário decidiu ainda que, se a administração da multinacional norte-americana não der uma resposta mais efectiva, depois das paralisações a 15 e 20 de Maio os trabalhadores poderão avançar para uma greve mais continuada.

Na altura, se for caso disso, iremos decidir como é que será essa greve mais continuada ou quantos dias poderá durar, limitou-se a acrescentar José Simões.

Segundo o mesmo dirigente sindical, mais de 90 por cento dos trabalhadores da Delphi em Ponte de Sor aderiram à greve de ontem, que decorreu até às 24:00.

Quanto ao Sindicato dos Trabalhadores da Química, Farmacêutica, Petróleo e Gás (Sinquifa), garantiu que a adesão se cifrou nos cem por cento no turno da noite e nos 92 por cento durante o dia, provocando a paralisação total da produção.

Contudo, fonte da administração da multinacional norte-americana, contactada pela Lusa, rebateu os números de adesão avançados pelos sindicatos, garantindo que esta não ultrapassa os 48 por cento.

O protesto foi convocado devido à falta de resposta da administração da empresa às propostas de indemnizações, na sequência do anúncio do encerramento da unidade no primeiro trimestre de 2009.

A fábrica de Ponte de Sor, que emprega 439 operários efectivos, além de cerca de 80 a contrato, produz apoios, mecanismos para portas de correr automatizadas e sistemas de protecção de ocupantes para vários modelos de veículos automóveis.

Na origem da convocação da greve está o processo negocial entre os representantes da empresa e dos trabalhadores para acordar o valor das indemnizações e outras eventuais compensações pelo fecho da unidade fabril.

Os operários defendem indemnizações de 2,8 salários, enquanto a administração propõe dois salários por cada ano de trabalho.

Os trabalhadores da Delphi já tinham rejeitado o valor apresentado pela administração, apesar de terem baixado a sua proposta de 3 para 2,8 salários por cada ano de antiguidade.

A administração da multinacional norte-americana tinha subido o montante das indemnizações a atribuir aos trabalhadores de 1,8 para dois salários por cada ano de trabalho.

Na segunda-feira à noite, a poucas horas do início da greve, foram mantidos contactos entre representantes dos trabalhadores e da empresa, mas as partes não chegaram a qualquer acordo.

O Sinquifa também já se pronunciou sobre o impasse nas negociações, considerando que a administração da Delphi não pode deixar de ter em conta o drama que é perder o posto de trabalho e não ter à vista qualquer alternativa de emprego.

RRL/MLM.

Lusa

Etiquetas: , , , ,

32 Comments:

At 7 de maio de 2008 às 17:28, Anonymous Anónimo said...

Cada vez mais continuo a achar que as pessoas de ponte de sor só vivem das aparências, assim como só se preocupam com o que os outros têm ou neste caso da Delphi o que os outros vão levar para casa!
É triste ver pessoas dizer que só levam 800 euritos para casa( 2x salario minimo) a maioria destas pessoas, que, se lhe puzerem uma letra á frente não conseguem decifrar!
O grande problema da maioria dessas pessoas é que antes de trabalhar 8 hrs na Delphi, trabalhavam de sol a sol no campo, ou na IBM (Introdução aos Baldes de Massa) e agora quando forem para o desemprego já têm o lugar ocupado por brasileiros ou ucranianos, que muitos deles tem mais qualificações do que esses ditos trabalhadores.
Apenas relembrar a esses senhores que possivelmente os filhos nesta altura estão a finalizar os estudos superiores, que , se estes ganharem 800 € por mês já é bom, pois hj em dia uma pessoa formada com 17 anos de estudo paga-se o ordenado minimo ou pouco mais!
A maioria dessas ditas pessoas trabalhadoras da delphi que querem mais , e mais ,e mais é pq estão com medo de ir trabalhar para outra empresa e verificarem que afinal o que éra bom éra a Delphi.
Esse trabalhadores que alegam ser tão BOMS com 20 e tal anos de serviço ainda não me conseguem explicar como é que trabalhadores que têm meia duzia de dias na Delphi conseguem fazer as produções pedidas que eles à 20 e tal anos ainda não conseguem Fazer........


Abram os olhos e vejam as noticias em vez das novelas e do futebol, para verificarem quantas empresas fecham sem sequer os trabalhadores receberem os ordenados que têm em atrazo! quanto mais 2,8 meses por cada ano de trabalho!

 
At 7 de maio de 2008 às 17:48, Anonymous Anónimo said...

O DR. PINTO está atrasado com as notcias ,ou foi mal informado .1- esses senhores ja não são delegados sindicais ,não teem poder nenhum para falar em nome dos trabalhadores ,se não sabe esta desculpado ,. 2-A maioria que o senhor fala ,que leva o que esses senhores querem saõ 8 por cento porque o resto estava em greve ,se não acredita fosse la ontem foi convidado 3- as pessoas aceitam os 2 por cento sim mas na base de mil euros mais nada, nem o seguro ja querem ,ate os descontos deixaram de exigir ,Só fala verdade quando pede respeito pelos trabalhadores mas o senhor não o esta a ter ,se nao acredita nas percentagens da greve os noventa e dois por cento que fizeram greve vao ai para o pe da camara com tudo legal claro,e depois vai acreditar ,o vai ainda confiar no NELSOM no FRANCISCO no ABELHA no ARMANDO . P.S. por enquanto não sou comunista mas esta-me a dar razoes para o ser

 
At 7 de maio de 2008 às 18:03, Anonymous Anónimo said...

O PRIMEIRO que esta a dizer que pessoas que estao a meia duzias de dias fazem a produçao eos mais velhos não ,deve la estar para saber , e que se ganha 800 euros entao ontem estavam la todos ,e parou tudo porque ,eu vi so duas ou tres maquinas a trabalhar com os novos ate a inspeçao de trabalho chegar muitos deles nem contrato tem e nem seguro como e , e para ganhar esse ordenado tem que ser em dois turnos ,ja agora diz quanto ganhas.

 
At 7 de maio de 2008 às 18:14, Anonymous Anónimo said...

Vou oferecer UMA MAQUINA DE FAZER CONTAS, E OS PARES DE OCULOS PARA ELES FAZER AS CONTAS , OU ENTAO NAO SAIRAM DOS GABINETES , ERA SO TRES GATOS PINGADOS DE EFECTIVOS OS OUTROS ERAM OS MIUDOS E ALGUNS NEM TEM CONTRATOS NEM SEGUROS E AINDA OS ANDAVAM A ESCONDER PARA OS INSPETORES NAO OS ENCONTRAREM MAS ALGUNS FORAM APANHADOS ,

 
At 7 de maio de 2008 às 22:50, Anonymous Anónimo said...

este anónimo que fez os três ultimos comentários, tem uns probleminhas com o português, não?

 
At 7 de maio de 2008 às 23:29, Anonymous Anónimo said...

Parece realmente que o português é um problema ....cá para mim és um que estas integrado nesses que não vê uma letra do tamanho de um burro! Com esses comentários, das duas 3, ou me estás a ajudar no que eu escrevi ou és delegado sindical, visto que para saberes que só estavam 3 maquinas a trabalhar ou furas-te a greve (traidor) ou és delegado sindical que podia entrar e sair à vontade....lolol...helo donkey!!!!
e se queres saber quanto ganho..posso te dizer que me sinto triste porque até um “donkey” ganha tanto como eu....que pais temos nós!!!!!como é possível..... Só mais uma coisa antes de enviares qualquer coisa ou vais ao dicionário ou pedes ao teu chefe para te corrigir os erros....iooooooooooo

 
At 8 de maio de 2008 às 18:06, Anonymous Anónimo said...

Ó BURRO NAO SOU DELEGADO , NAO FUREI A GREVE , NAO SOU OPERARIO , NAO SOU CHEFE ,MAS SEI ,O QUE SE PASSOU LA DENTRO DA MESMA MANEIRA QUE TU SABES QUE OS CONTRATADOS FAZEM MAIS .NAO SEI ESCREVER POIS A DELPHI NAO ME PAGOU CURSOS COMO PAGOU A MUITA GENTE .MAS DIGO-TE ESTOU COM OS TRABALHADORES QUE TIVERAM CORAGEM DE VIR PARA A RUA ,APESAR DAS AMEAÇAS DE CERTAS FIGURAS TRISTES. AQUILO LA DENTRO PARECE AGORA UMA CAÇA AS BRUXAS ,PERGUNTO QUAL É O INTERESSE QUE ESTA DEBAIXO ,JA TODOS QUE ESTAMOS DE FORA DESCONFIAMOS ,E LENDO UM JORNAL DE PONTE DE SOR QUASE TENHO A CERTESA .PORQUE NÃO QUEREM DEIXAR DE SER SINDICALISTAS SE FORAM DESTITUIDOS PORQUE

 
At 9 de maio de 2008 às 10:25, Anonymous Anónimo said...

XIIII Tanta loucura... A greve foi um exito pois foi (eu fiz) 2 ordenados por ano na base minima de mil € é pedir muito?? não acho os da yazaky levam 1.75 mas conta o sub de turno dá bem mais alem de terem um prémio no final. Aki quando o Sr Eng. Adolfo Silva nos informou o fecho da fábrica com as lágrimas nos olhos (sim eu vi) disse que iria fazer os possiveis para conseguir um bom pacote social. 2 Sem mais nada é um pacote social ou é o minimo aceitável para se conseguir um acordo? de social não tem nada, acreditei que não ia haver problemas e se negociariam as coisas como acontece em todos os países (neste caso empresas) civilizadas mas acontece que de negociações nada só imposições e dá uma excelente imagem da empresa andarem a contratar putos a pressa e agora obrigarem-nos a assinar um papel a dizer que estão na empresa desde Janeiro. Como podemos nós confiar quando o nosso administrador diz que assina com sangue uma clausula que diz que a ind é 1 mas pode ser dois se nos portarmos bem e depois fazem coisas k n lembra ao diabo? Por isso senhores peço que crescam e se portem como homenzinhos k deveriam ser e n como a mafia russa ou coisa k o valha.quanto as pessoas (coitadas ) k assinaram o papel a concordar com a empresa podem estar descansadas que ele já serviu para aquilo que foi destinado ou seja dizer em plenário ou em reuniões "temos tantas assinaturas a concordar com a empresa" as pessoas só assinaram por medo porque tem filhos e contas a pagar e aquele é melhor k nada.mas no fundo estão desertos que os operários lutem para tambem eles se sairem um pouco melhor. quem lançou a confusão na cabeça das pessoas que embarcaram em loucuras foi um senhor que deve ganhar bem mais que eu (4 ou 5 vezes) que feitas as contas se recebesse 3 saia-lhe o totoloto, e as pessoas pobres coitadas com toda a inoçência entraram na coisa (já pensei se não teria sido encomenda para lançar a confuzão).Por aqui termino este meu desabafo este é o país que temos e infelismente a Delphi onde estou à 23 anos é um bocado o espelho da nação, poderia sair de Ponte de Sôr com honra e sem problemas e os Srs do poder poderiam andar pela rua com a cabeça erguida e o orgulho de um trabalho bem concluido. Enfim gostamos de ser (eles eu não)pequenos e mesquinhos. Por favor para bem de todos ENTENDAM-SE PORRA.

 
At 9 de maio de 2008 às 12:49, Anonymous Anónimo said...

Por isso é que reafirmo: O segredo está na unidade da luta de TODOS os trabalhadores. E vamos sempre a tempo de atingir esse objectivo!

 
At 9 de maio de 2008 às 16:55, Anonymous Anónimo said...

Sim nunca é tarde. Acontece que a produção está mais que acautelada mas acho que a publicidade negativa e a vergonha (que deveriam sentir)de andar a complicar o k é muito simples,sim, simples as contas estão feitas ao sair de Ponte de Sôr eles sabiam que isso implicava custos e se compensa força vão, mas, tem de compensar as pessoas que sempre lhe encheram os cofres. Não venham com tretas de ou isto ou nada porque se fosse mais fácil dar 1 mês por cada ano podem estar descansados que já estava tudo resolvido mas eles precisam do nosso acordo para um processo pacifico. pensam que não temos meios de pressão?? e se durante uma semana ou um mês nenhuma peça sair da fábrica??? E se as maquinas da linha que venderam (fechaduras) quando as vierem buscar estiverem todas irrecuperávelmente perdidas??? Meus senhores com isto não quero entrar em loucuras mas em caso de desespero podem crer que são opções que estão na cabeça das pessoas por isso pensem e resolvam situações relativamente faceis de resolver não compliquem por favor, ninguem quer

 
At 9 de maio de 2008 às 16:59, Anonymous Anónimo said...

O anónimo de 9 maio 10:25 tem toda a razão. os trabalhadores da delphi só ainda não chegaram a um acordo justo com a empresa porque como em todos os lados existem uns idiotas ignorantes que querem ser ou parecer importantes e quando lhes falaram en negociações pensaram em fazer panelinha com o presidente da câmara, engraxar o director de recursos humanos e o director geral da delphi. perante a atitude assumida de submissão e de abertura ao suborno, os "sindicalistas" traidores deram razões á empresa para fechar o saco das indemnizações e tentar dividir as pessoas para reinarem á vontade.

 
At 9 de maio de 2008 às 17:56, Anonymous Anónimo said...

TRABALHO HA VINTE E CINCO ANOS LA ,NUMCA TINHA FEITO GREVE ,AGORA FIZ E VOU FAZER TUDO ,QUERO ESTAR DE CARA LIMPA ,TENHO PENA DO NELSOM ELE ANDA A SER COMANDADO PELO ZE ALBERTO E PELO ALVARO ELES E QUE DERAM A IDEIA DO TAL PAPEL .AGORA ELE E QUE PAGA, E OS OUTROS DOIS ESTAO CALADINHOS MAS A VERDADE TEM QUE SER DITA ,E HA OUTRAS CRIATURAS A FAZER A CABEÇA AO DESGRAÇADO ,QUANDO O NELSOM NAO FOR MAIS PRECISO DAO-LHE UM PONTAPE NO CU E ELE E QUE FICA MAL,

 
At 9 de maio de 2008 às 18:13, Anonymous Anónimo said...

O cozinheiro maluco agora quer indemnização deste blog por difamação.
A abelha tonta quer indemnização por terem difamado o seu querido marido, aquele que lhe costuma "chegar a roupa ao pêlo".
O macho quer indemnização porque foi espulso do sindicato e agora já não tem direito aos 4 dias por mês que ele juntava ás 4 tardes das sextas-feiras que o Dr Garcia lhe dá para ele brincar no computador.
Porra, assim é demais, fazem-na pela calada, vendem os colegas e ainda não lhes chega agora veem exigir mais!!!
TENHAM JUIZO E VERGONHA NESSA CARA, SEUS PALHAÇOS.

 
At 9 de maio de 2008 às 18:28, Anonymous Anónimo said...

Esses nelson, abelha, basilio e armando andam comandados pelo Dr. Taveira. Eles nâo sâo más pessoas, simplesmente tem medo do chefe.
Se analizarem o seu passado político quase todos fazem ou fizeram parte do PCP. Agora que a fábrica vai fechar é melhor estar ao lado do Taveira e ninguém os deve condenar por isso. A vida tá dificil e quem não tiver cunhas vai passar mal.
No que diz respeito á traição de que são acusados, não há provas de nada e com o tempo as pessoas esquecem.
Um grande abraço para estes pobres coitados.

 
At 9 de maio de 2008 às 21:42, Anonymous Anónimo said...

EU estou a pensar pedir indemnizaçãõ a esses senhores .por abuso ,Ameaça,coação, dano , incompetencia,provocação,simulação,vicios da vontade, responsabilidade civil.´eu julgava que tinha uns delegados como mamda o figurino quando eu virei costas espetaram-me uma faca nas costas ,

 
At 11 de maio de 2008 às 20:07, Anonymous Anónimo said...

São traidores sim senhor. E, não percebo o que o PCP tem a ver com isto tudo!

Quem deve prestar contas são os sondocatps, não?

 
At 11 de maio de 2008 às 20:57, Anonymous Anónimo said...

Pessoal da Inlan:Não se deixem ir em conversas dos Pintos Bugalheiras...Eles não sabem nada de nada,nem querem ajudá-los,nem teem ninguém queos ajudem..isso de falar com Ministros é tudo tretas´...isto é sim já campanha elitoral...
Eles não sabem para eles...

 
At 12 de maio de 2008 às 03:15, Anonymous Anónimo said...

Eu só quero que a administração e os sindicatos se entendam como pessoas civilizadas como acontece nos outros lados. Dr. Garcia, Eng. Adolfo é assim tão dificil sentar a mesa e conversar abertamente e com dignidade sem artimanhas e rasteiras???? penso que não afinal nós (operários) nem estamos a pedir nada do outro mundo (agora) só a tentar melhorar um pouquito a vossa proposta a yazaky meteu o sub de turno nas contas mais prémio e nós 1 (dois se...)mas o k é isto??? vislumbro para a ponte de Sôr uma espécie de guerra civil com policia de choque e tudo. Eu vou andar de cabeça erguida será que todos podem dizer o mesmo?? ou tem de sair de PS de urgência. Acho que a administração está a fazer tudo para só pagar o que é de lei ou seja 1.

 
At 12 de maio de 2008 às 11:20, Anonymous Anónimo said...

se eu fosse administrador da delphi era isso mesmo que levavam

 
At 12 de maio de 2008 às 21:16, Anonymous Anónimo said...

Espero que tu meu anormal não te vejas em situação idêntica à nossa.Que depois já não deves escrever bocas deste tipo.

 
At 12 de maio de 2008 às 23:10, Anonymous Anónimo said...

reafirmo e nao sou rico. talvez mais pobre que vocês. se fosse administrador, com a palhaçada que andam a fazer, nem 1 salário levavam. abria falencia e compensava o estado de acordo com a lei em funçao dos apoios

 
At 13 de maio de 2008 às 11:29, Anonymous Anónimo said...

pois é se eu fosse administrador da delphi reafirmo o que disse o anonimo anterior levavam 1 mas só para alguns que durante estes anos todos disseram que não precisam da delphi para viver e, que antes de existir a Ilan já comiam e trabalhavam.....mas esses proprios senhores que disseram isso hj querem masi e mais e mais.....pois hj já não dizem que não precisam da delphi para nada hj dizem eu quero é ter mais dinheiro....esses sim é que são ums autenticos cobardes, não os sindicalistas que foram distituidos das funções.
para esses senhores que não á muito tempo diziam e afirmavam que não se importavam ver a Delphi fechar, para eses, que assinaram a folha a concordar com os dois que a empresa dava e depois fizeram greve, eses sim MERECEM 1 .

para os não têm hombridade de assumir que quere, só dinheirinho, esses que levem 1.
Para os que sempre disseram que a greve é uma forma inutil(neste caso)de luta, para esse merecem o que assinaram com a fabrica.

cabe á direcção diferenciar quem é que até ao final é bom trabalhador e quem apenas penssa em destabilizar.

assinado: سمك القرش

 
At 13 de maio de 2008 às 15:56, Anonymous Anónimo said...

http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Empresas&CpContentId=316766

Vejam essa notícia. As áreas são diferentes mas o desfecho está cada vez mais perto de ser o mesmo. Não sei qual a ordem de valores das transferências de capital em incentivos do Estado Português à Delphi, mas se a situação se arrastar, a Delphi acabará por ver mais compensador o despedimento colectivo. Basta chegar o dia em que a Delphi já tem em sua posse a meta de produção que propôs aos trabalhadores que logo vêem o que vos acontece. Também não sabem se essa meta é verídica. A coisa mais fácil e compensatória que existe é pedir que fabriquem x componentes automóveis no intuito de só querer metade dessa produção. Se calhar essa meta já foi atingida e os trabalhadores da delphi nem sonham. Pensem bem. No meu ponto de vista o despedimento colectivo não esta muito longe infelizmente. Quem tudo quer tudo perde e não se esqueçam que os verdadeiros patrões da Delphi (não esses tipos que conhecemos e nos cruzamos com eles com alguma frequência) não pensarão duas vezes em proceder desta forma. Basta verem que o sacrifício até é compensatório. Não pensem que eles vão olhar para os vossos lindos olhos. Não se esqueçam que eles vivem no capitalismo e comportam-se como capitalistas.

 
At 13 de maio de 2008 às 18:44, Anonymous Anónimo said...

Ca se faz ca se paga .DIGAM-ME O PORQUE DE TANTA AFLIÇAO.ESTAO DESESPERADOS PORQUE, JA ASSINARAM PRONTO .NAO ESTAO SAFOS ,ENTAO QUEREM MANDAR NA VIDA DOS OUTROS QUAL E A PRIOCUPAÇAO COM OS QUE NAO ASSINARAM.CADA QUAL MANDA NA SUA VIDA . NAO FIZ GREVE MAS AGORA VOU FAZER SE LEVAR 1 LEVO O QUE TEEM VER COM ISSO.

 
At 14 de maio de 2008 às 22:26, Anonymous Anónimo said...

alerta ás finanças sabados casamentos semana pintores agora é assim a seguir é nomes mas não aqui

 
At 14 de maio de 2008 às 23:00, Anonymous Anónimo said...

Tens razão, se tivermos que levar só 1 mês/ano que assim seja, mas garanto que não se vão ficar a rir dos alentejanos.
Vale mais levar menos, mas com honra. O dinheiro não paga tudo, e os filhos dos cobardes sentirão vergonha dos pais que têm, se um dia souberem a verdade!

Sabem o que tem acontecido às herdades onde proibiram o povo de entrar e mesmo só de passar por lá?
Os cogumelos, os espargos e as túbaras quando nascem na terra são para todos, já que ninguém as semeou.
Na Delphi ainda é pior, os que produziram a sua riqueza, estão agora a ser humilhados pela direcção e a ser tratados como escumalha. Nem sequer se dignam apresentar por escrito aos representantes dos trabalhadores qual vai ser o plano de fecho e despedimentos, muito menos uma proposta de indemnizações.

Com a juda dos cobardes demissionários ex-sindicalistas, conseguiram separar os trabalhadores em vários grupos. Aí dou os parabéns à direcção, conseguiram o que queriam.
Mesmo assim ainda têm alguns do lado deles, porque esses sabem que devem muitos favores à empresa, que os deixou andar anos a fio a ganhar o belo sem fazer ponta de corno, à vista de todos. Há muita gente que passa mais horas a fumar e a conferenciar nos corredores do que a trabalhar para a empresa. Assim é claro, tinha que encerrar, porque esses lords só têm dado prejuizo à Delphi.

Agora, ainda por cima, para separar mais o pessoal e arranjar mais confusão, vem o Presidente da Câmara de Ponte de Sor a dar suporte aos ex-sindicalistas que abandonaram o barco e os trabalhadores logo ao 2.º dia de negociações, dizendo que eles é que são bons e os actuais sindicalistas não prestam.
Francamente, então os desertores é que defendem a Nação ou são os que continuam na frente de batalha?
Agora compreendo porque é que as pessoas que lidam directamente com ele, o classificam com tantos defeitos.
Tenho pena de não votar neste Concelho, senão era um voto a menos sem duvida.
Então se está tão preocupado com os pobres trabalhadores da Delphi, porque é que ainda não conseguiu nenhuma ajuda concreta do Governo - onde tem muitos amigos, até intimos - nem que seja o perdão dos impostos sobre as indemnizações.
Porque é que não perdoa por exemplo o IMI aos futuros desempregados, enquanto estiverem sem trabalho? Isso já depende da Câmara!
Mas não, em vez de ajudar, ainda anda a desestabilizar mais, e acho que não estou enganado se disser que ele anda a vingar-se de alguma coisa contra os sindicatos à custa da malta da Delphi e desses tótós ex-sindicalistas, que estão convencidos que terão trabalho na Câmara depois do encerramento da fábrica!

Dou-lhes um conselho: JÁ QUE FUJIRAM, DEIXEM-SE ESTAR QUIETINHOS, PORQUE JÁ FORAM USADOS PELA DIRECÇÃO DA DELPHI E AGORA ESTÃO A SER COMIDOS PELO PRESIDENTE DA CÂMARA. SERÁ QUE AINDA NÃO ENTENDERAM.

 
At 15 de maio de 2008 às 12:14, Anonymous Anónimo said...

O presidente promete que em 2 ou 3 anos coloca nas ex instalações da delphi uma nova empresa para empregar os desempregados da delphi.HEHEHE acreditem nisso acreditem que vem uma empresa e emprega pessoas com mais de 50 anos hehehe. Acreditem que só os que não fizerem greves tem lugar nessa empresa hehehe (só vai funcionar com chefes e escriturarios) hehehe. acreditem mesmo nisso é verdade eu garanto. Como foi garantido aos da yazaky pelo grupo geronimo martins viram??? castelo branco aumenta a capacidade produtiva alguem já falou mais nisso ou foi só promessa? hehehe acreditem em tudo o que dizem e não façam valer os nossos direitos (com juizo sem entrar em loucuras de preferencia pela via negocial como gente civilizada)por favor entendam-se.

 
At 15 de maio de 2008 às 12:20, Anonymous Anónimo said...

outra coisinha... Ou eu ando completamente por fora dos acontecimentos ou algo de estranho se passa, a questão dos 2.8 não tinha já sido ultrapassada? Toda a midia fala em 2.8 será que estamos a ficar para tráz na informação? Não tinha ficado concordado que aceitava-mos 2 mas as contas teriam de ser feitas por um valor superior para compensar o seguro e os impostos?? Pergunto porque aparece em todos os jornais 2.8???? Estou a começar a ficar desconfiado ou então não entendo nada disto.

 
At 15 de maio de 2008 às 17:01, Anonymous Anónimo said...

Isso que esta a dizer e verdade .

 
At 15 de maio de 2008 às 22:19, Anonymous Anónimo said...

será bom que o mundo ponha os olhos nesta empresa.E veja a consideração que estes gestores tem

por estes pobres empregados,que ao longo de tres decadas deram o melhor de si em prol desta empresa.
Trabalhando semanas a fio sem descansar,um dia para que a empresa pudesse comprir com os seus fornecedores.E agora ignora-nos.

 
At 16 de maio de 2008 às 10:25, Anonymous Anónimo said...

À uns anos os aumentos eram iguais para todos 4 ou 5 contos. Mais tarde os senhores dos ordenados altos pressionaram a empresa para os aumentos voltarem a ser a pressentagem (claro achavam que os filhos deles comoam mais que os meus) resultado:mesmo com prejuiso para a empresa (sim gastaram mais)voltaram os aumentos à pressentagem aumentando mais e mais as diferenças sociais. Agora como nós operários pretendemos que as nossas indeminizações tenham um teto minimo mais elevado que o ordenado acham que é injusto para eles e acordaram com a empresa e não fazem nada (a não ser prejudicar) Eu acho que não prejudica ninguem eles levam o mesmo, mas ao tentarmos diminuir as diferenças (na ind)acham-se prejudicados porque não podem dizer pelos cafés eu levei X e a ralé só levou Y.Acham isto correto?? Afinal quem saí prejudicado se conseguirmos um valor mais elevado?? Penso que ninguem a não ser as aparencias.Fikem.

 
At 18 de maio de 2008 às 00:15, Anonymous Anónimo said...

Não sou comunista mas quero agradecer também aos Srs.vereadores do PCP que estiveram conosco á porta da fábrica a dar o seu apoio.
Quero também esclarecer que nós, operários de produção com vinte e tal anos de casa, temos um vencimento de 765 euros por mês e o que estamos a querer negociar é uma compensação de 2 meses por cada ano de serviço, vezes um valor mínimo de 1000 euros (em vez de 765). Aqueles que ganham mais não serão prejudicados apenas queremos mais um pouco para quem ganha menos.
Já agora quero informar todas as pessoas que não conhecem a realidade do trabalho nesta fábrica,
que nós trabalhamos no sector químico, há muitos anos que respiramos solventes de tintas, antigamente nem máscaras usavamos,
respiramos reagentes de cianetos para fazermos volantes, antigamente nem exaustão havia,
fazemos borracha misturando oleos a balde com enxofre á pazada e muitos outros produtos perigosos, sabemos agora que a maior parte é classificado como cancerígena e não lhes podemos tocar com as mãos ou respirar o seu vapor,
limpavamos perfis de portas com panos enxarcados em etanol, sabemos agora que aquele produto dilui o sangue e provoca vários tipos de leucemia,
para terminar lembro que faziamos 90% dos calços de travão utilizados na Europa, deixamos de os fazer porque o produto que utilizavamos (asbesto) era tão perigoso e cancerígena que foi proibido no mundo inteiro.
Em memória daqueles que já faleceram, em respeito daqueles que já combateram doenças e pela dignidade com que teremos de enfrentar os eventuais problemas de saúde que vão surgir daqui as uns anos,
DEVEMOS LUTAR POR UMA NEGOCIAÇÃO JUSTA.
Á POPULAÇÃO DE PONTE DE SOR QUERO DIZER: "NÃO JULGUEM QUE VAMOS FICAR RICOS COM 40 mil euros, pois isso desaparece num instante se tivermos o azar duma doença por causa dos produtos com que trabalhamos á mais de 2 décadas.
SEJAM SOLIDÁRIOS CONOSCO,
OBRIGADO

 

Enviar um comentário

<< Home