terça-feira, 7 de julho de 2009

CANTO DO "HOOLIGAN"


Ao ver a transmissão em directo da chegada de Ronaldo ao estádio do Real Madrid pudemos aprofundar o receio de que as sociedades avançadas estão empenhadamente a caminho da imbecilização. A veneração dos ídolos criada pelo marketing e pela devoção futebolística justifica tudo, até honras de directos que os revelam à saída do hotel, os mostram na simples qualidade de passageiros de um automóvel descapotável, os transformam em Deuses do novo Olimpo dos tempos modernos que são os estádios de futebol.

O dia de hoje é um manifesto da capacidade do Real Madrid em vender a sua imagem ao mundo, mas é também a prova de acefalia das televisões que vêem nesse negócio uma forma de lucrarem à custa da alarve disponibilidade das multidões para perderem minutos, horas, das suas vidas a seguir de perto qualquer banalidade quotidiana da vida de um ídolo.

Já ninguém pensa em remunerar com fama os cientistas, ou os músicos, até num país, como o nosso, que tem entre as suas poucas glórias o facto de eleger um poeta como símbolo do seu dia nacional. A vida não se faz apenas de altos desígnios, da grandeza da ciência ou da genialidade das artes. A vida faz-se também com paixões prosaicas como as que os grandes dribles ou remates de Ronaldo proporcionam. Mas uma coisa é exaltá-lo no seu palco, no relvado onde exprime o seu talento. Outra é pegar nesse talento para o transformar numa espécie de Deus vivo cujos gestos mais ínfimos têm de merecer a nossa atenção.

O que hoje se viu na multiplicação de directos de Ronaldo é o aproveitamento de um génio para chegar a uma criação artificial que rende audiências e, por causalidade, dinheiro. Muito dinheiro. Nada disto seria censurável se o peso do exagero não convertesse o desfile num episódio que suscita asco e lamento.

Ronaldo não tem culpa, nem o Real Madrid, ou, com alguma complacência, as televisões. Quem tem, afinal, culpa é a cultura dominante que cada vez mais relativiza o essencial e se deleita com a imbecilidade. Oitenta mil em Madrid para ver Ronaldo no Santiago Bernabéu e mais uns milhões a seguir pela TV o seu percurso até à sacralização? Pobre Espanha, pobres de nós.



M.C.

Etiquetas: , , ,

13 Comments:

At 8 de julho de 2009 às 13:10, Anonymous Anónimo said...

Texto ridiculo...

 
At 8 de julho de 2009 às 14:23, Anonymous Anónimo said...

nao considero ridiculo. Até o subscrevo na integra. O mundo está a virar uma bimbalhada do futebol.

 
At 8 de julho de 2009 às 16:25, Anonymous Anónimo said...

Chama-se a isto retorno do investimento... Foi o começo do retorno do Real Madrid, dos seus 94 milhões de euros investidos... Depressa o Cristiano Ronaldo vai estar pago, não sei por isso qual o mal do negocio. Sem retorno é o Eléctrico pagar milhares de euros por passes internacionais para ter jogadores a receber mil e tal e ate dois mil euros por mes, sendo todos de fora da Ponte de Sor, isso sim é um mau investimento e com o que este blog se devia preocupar já que é de Ponte de Sor.

 
At 8 de julho de 2009 às 17:54, Anonymous Anónimo said...

Pobre Portugal!....
Já José Saramago sofreu do mesmo. Teve que ser reconhecido em todo o lado menos no seu próprio país. Maria João Pires vai no mesmo sentido. Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo, é um profissional que é pago pelo seu trabalho, é reconhecido e acarinhado em Espanha só no seu próprio país, alguns, não aceitam o seu valor e sucesso.

Que todos, na sua vida pessoal, profissional e social saibam dar sempre o seu melhor. Todos os dias.
Viva Portugal e os Portugueses que nos honram cá e além fronteiras!

 
At 8 de julho de 2009 às 18:27, Anonymous Anónimo said...

eu quando digo que subscrevo é mais por causa da tontaria das pessoas. andam loucas com o futebol e Ponte de Sor é o pior exemplo em como não é excepção. Isso do electrico ja estou farto de dizer que é uma loucura e chocantemente imoral. Concordo com subsidios da camara ao EFC se for com vista ao fomento da pratica desportiva dos jovens do concelho e não para pagar esses salários e para andarem em campeonatos muito acima das possibilidades do concelho. Não posso admitir que digam que Ponte de Sor tem algo de bom e só se conseguem justificar com a merda do EFC. Não posso admitir que um país se comporte como se a única coisa que tivesse de valor fosse um Cristiano Ronaldo. A diferença é que todo o Show criado à volta do Ronaldo é fruto de um mercado que funciona muito bem e que aprecio. A parvalheira do EFC é fruto do atraso mental e traço pimba do Sr. Presidente azeiteiro e fruto de meia dúzia de fanáticos que cada vez que abrem a boca é para falar do EFC (estes últimos fazem o que bem entenderem mas o Sr. Presidente azeiteiro faz com o dinheiro que não é dele).
Pagar impostos antes de ser uma obrigação deverá ser visto como um dever em prol do bem comum. As receitas fiscais que ficam em Ponte de Sor, so pago a minha parte por obrigação sem qualquer sentido de dever. Acho um crime o desperdicio de dinheiro no electrico. Se eu quisesse ajudar o EFC pagava as quotas como eu e toda a minha familia fizemos durante anos e anos. Quando nos apercebemos da palhaçada destes contratos entre a CMPS e EFC e vimos que estavamos a pagar balurdios de impostos inutilmente, deixámos de pagar as quotas e deixámos de ir aos jogos. Mesmo assim, fazendo as contas, sem as quotas estou a pagar demasiado.
Só por isso desejo que o PS perca a maioria absoluta na esperança desses contratos serem reduzidos ao minimo dos minimos.
Se fizessem os contratos em funçao do numero de atletas e também em função do numero de socios (excluindo os atletas que em grande parte tornaram-se sócios porque os obrigaram no tempo do Santana-Maia) nunca existiria este subsidio pornográfico.

 
At 8 de julho de 2009 às 18:44, Anonymous Anónimo said...

Será o "texto ridículo"?
Ou porventura será um grande texto que toca no fundo dos "futebolis" e no Portugal e em Ponte de Sôr que nos encontramos em pleno século XXI.
Pensem no assunto...

 
At 8 de julho de 2009 às 19:01, Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo que o Cristiano Ronaldo seja o assessor do Amante para a área desporiva.

 
At 8 de julho de 2009 às 19:35, Anonymous JMM said...

Gosto de Futebol, sou do Benfica, o Glorioso SLB, mas acima de tudo sou cidadão português, tenho um enorme, enormíssimo orgulho no meu País: Portugal.
Por isso, cada português que triunfa no estrangeiro é mais um motivo de orgulho para mim.
Seja em que campo for: política, ciência, artes, empresariado, desporto.
Ontem vi parte da apresentação do Cristiano Ronaldo no estádio do Real Madrid.
Confesso que já estava farto das notícias sobre a transferência do Cristiano Ronaldo para o Real Madrid. Confesso que me pareceu excessiva a cobertura jornalística do caso.
Todavia, ontem fiquei sumamente contente com 3 coisas que se passaram no Estádio do Real Madrid, o Santiago Barnabeu:

1ª: O Real Madrid levou Eusébio para testemunhar e apresentou-o como um dos maiores jogadores do Mundo;
2ª O Real Madrid não foi chauvinista e mostrou , nos ecrâs, Cristiano Ronaldo com a camisola da selecção nacional portuguesa;
3ª O Real Madrid passou o tema dos Xutos&Pontapés "à minha maneira", em português.

Foi lindo o respeito que o Real Madrid mostrou por Portugal.
E por isso dei comigo a perguntar: porque raio, porque carga de água, o Primeiro Ministro português se atreve a falar em castelhano, num comício do PSOE? E depois o Zapatero vir a Portugal e falar, em castelhano, num comício do PS?
Há momentos em que me pergunto se José Sócrates conhece a história de Portugal e se sabe que em Espanha nunca um chefe de Estado português deve falar castelhano!
E se José Sócrates não se apercebe que a nossa história, a nossa independência, a nossa glória histórica e o lugar no Mundo sempre foi feito contra Espanha!
Como seria bom que José Sócrates seguisse o exemplo de Lula da Silva, o mecânico que neste momento é um , senão mesmo, o maior estadista do Planeta, que apenas e só fala em português!
E eu sei que Lula da Silva fala inglês fluentemente, fala castelhano fluentemente. Mas ama a sua língua, respeita a sua Pátria e sabe que, tal como Espanha está para Portugal, o Brasil está para a Argentina.
Amigos necessariamente, diferentes e cada um a falar a sua língua, OBRIGATORIAMENTE!
Esta "ETIQUETA" face a Espanha é a primeira exigência de qualquer político português, como ensinam os grandes mestres da História Diplomática e da Diplomacia.

Vou torcer pelo Real Madrid, serei sempre português!

Portugal!

 
At 8 de julho de 2009 às 21:38, Anonymous Anónimo said...

Macacos como o Eusébio, e Burros como o Cristiano é o que Portugal mais precisa!
Força, batam palmas e votem no PINTO!!!Está tudo bem entregue!

 
At 9 de julho de 2009 às 20:12, Anonymous Anónimo said...

Ouvi dizer que é o Cristiano Ronaldo que vem substituir o Arons de Carvalho na lista PS como candidato a Presidente da Assembleia Municipal,será verdade?

 
At 10 de julho de 2009 às 12:05, Anonymous Anónimo said...

Ainda há gente muito burra aqui a comentar e nem sequer sabem o que o Eléctrico representa e as centenas de atletas que movimenta.

 
At 10 de julho de 2009 às 16:27, Anonymous Anónimo said...

O electrico só representa quem o admira. Eu nao o admiro por isso estou a vontade para falar. E sei que muita gente pensa da mesma maneira. Se fosse um clube representativo teria mais socios.

O numero de socios (nao contando com aqueles que sao socios porque foram obrigados) é miseravel e tem tido tendencia a diminuir.

Nao encontro justificaçao para o subsidio (nao digo que nao seja dever da camara dar qualquer coisinha) que o electrico recebe.

Se querem brincar aos clubes a serio, com internacionais, arranjem quem vos queira patrocinar ou ajudem directamente do vosso bolso ou criem iniciativas como os cromos (cujo investimento foi feito mais uma vez pela camara).

Se ainda me dissessem que era em nome do incentivo à prática desportiva, apesar de ser um valor escandaloso, actualmente isso nao acontece.
Embora haja por ai muitos que defendam uma carga de impostos elevada, actualmente essa pratica é insustentavel. Para além de insustentavel torna-se imoral quando é gasta em negociatas de jogadores, viagens ao estrangeiro e coisas parecidas. Acho mais escandaloso isto do que a FAP.

Felizmente está a terminar e ai vão descer à terra. Proxima época vai ser a ultima

 
At 10 de julho de 2009 às 16:28, Anonymous Anónimo said...

hoje interessa é desporto;assim mantêm-nos distraídos...batem palmas...o resto vem depois..

 

Enviar um comentário

<< Home