sexta-feira, 19 de outubro de 2007

OS NOSSOS VELHOS PREFEREM MORRER

O Rádio Clube Português deu-me a notícia, logo de manhã: o socialismo moderno prepara-se para actualizar as regras da lei das manifestações. Ia compor a frase com um melancólico advérbio de modo, e um fatigado adjectivo: Fui tristemente surpreendido – porém, já nada me surpreende (embora tudo me entristeça) nas decisões tomadas por José Sócrates.

É um pesado fadário que temos de cumprir. Caímos numa armadilha tenebrosa e fomos enganados com ardis, aldrabices e artimanhas.

Devemo-nos perguntar, e exigir que Sócrates se pergunte, quais as razões pelas quais quarenta e sete por cento dos velhos portugueses aceitam como boa a eutanásia?
Porque o Governo os despreza, espezinha, explora, humilha, vexa – não lhes acode, não os protege, não os defende, não os agasalha, não os ama.


Herborizados pelo mais assombroso e eficaz dispositivo propagandístico de que me recordo, os portugueses vivem em astenia moral, social e ideológica.
Parecem indiferentes à evidência de que este Governo está contra eles: está contra nós.
O socialismo moderno vai criar novos impostos aos reformados;
vai aumentar os combustíveis (e, decorrentemente, tudo o que lhe procede, de bens imprescindíveis);
fez crescer o desemprego;
encerrou centros de saúde, maternidades e postos de atendimento imediato. Deu às taxas moderadoras a configuração da pornografia política, ao aumentá-las escandalosamente.
Sob a obscena e abstrusa afirmação de que há escolas que não dão rendimento social, porque têm menos de dez alunos, encerrou centenas delas.


O rol de malfeitorias é infindável.
Resoluções marcadamente antisociais explicam o número de portugueses pobres: mais de dois milhões=mais de um quinto da população.
Porém, cerca de meio milhão sobrevive nos níveis da miséria.
Não se sabe ao certo a percentagem, em todo o País, de portugueses sem-abrigo.
O número de jovens licenciados sem emprego nem perspectivas de futuro acresce na pauta de todos os desesperos.
As privatizações previstas não resolvem os problemas nacionais, no-lo ensinam economistas prestigiados, como o prof. Medina Carreira, cuja intervenção na vida pública devia ser mais assídua, pelo seu destemor cívico e pela sua excepcional qualidade pedagógica.


Por outro lado, a criação de mais empresas hospitalares, rude eufemismo que mascara o fácies do privado, não diminui as despesas com o pessoal.
Depois, aqui e além, continuam as reformas sumptuosas e os vencimentos ultrajantes de gestores, que passam de especialistas de televisão a peritos em fábricas de parafusos e destas para companhias de produtos farmacêuticos, a seguir para as oleaginosas.


Assisti, na América Latina, anos de 60, a vergonhas semelhantes.
No Brasil, então, o despudor chegou a horizontes tão agressivos que a radicalização foi a solução encontrada pelos desesperados.
Percorri, na época, parte substancial da imensa nação.
Encontrei-me, clandestinamente, com grandes resistentes, que se opunham à guerrilha urbana.
Não a admitiam nem justificavam, mas tentavam explicar-me a natureza profunda da cólera popular.
A Igreja vaticana, com excepção de Dom Hélder Câmara e poucos mais bispos, remetia-se ao tradicional silêncio da cumplicidade.
Os padres partidários da Teologia da Libertação eram ferozmente perseguidos pela hierarquia católica e pelos militares.
Parte da Imprensa, nas mãos de senhores poderosos e oligarcas, foi conivente.
Até que.


Viajo, com frequência, por Portugal.
Possuo adequada informação do que se passa.
Quando posso, e assim que posso, ergo a voz do meu protesto.
O famigerado défice tem servido de pretexto para esta furiosa avançada.
Um comentador de voz grossa e módica meninge discorria, há dias, acerca do alívio que o Governo estava a sentir. E blá-blá-blá sobre exportações, factores exógenos, cepa torta – trapalhadas sem direcção nem sentido.
Como acentuou, meses atrás, o prof. Medina Carreira, a luta contra o défice devia envolver toda a gente, e não os mais desprotegidos.
Eis a questão.


Vivemos sob o império da mentira, da dissimulação e do embuste.
Nada nos é claramente dito.
A informação é escassa.
Tornou-se acto institucional o facto de o Executivo fazer e só depois dizer.
O clima de medo, de intimidação, de represália instalou-se na sociedade portuguesa de uma forma larvar.
Não se ressalva os direitos adquiridos pelas massas trabalhadoras. Aniquila-se as actividades sindicais.
A ofensiva mediática contra Paulo Sucena, o grande dirigente da Fenprof, desceu a patamares absolutamente sórdidos.
O actual, está sob o fogo de comentadores sem beira nem beiral.
Carvalho da Silva, cuja dimensão intelectual e sindical não sofre comparação com nenhum outro, tem sido, amiúde, objecto de insídias – sobretudo quando a contestação social chega ao rubro.


Estamos numa situação perturbadora. E não se trata, somente, do País, o que, de si, já seria alarmante, mas, também, dos tratos de polé que José Sócrates aplicou à ideia socialista.
Guterres, defensor do socialismo católico, coisa risível, escancarara as portas à Direita, proporcionando o descalabro de Durão Barroso e o intermezzo cómico protagonizado por Santana Lopes – agora, malamente de novo, em posição de relevo político.
Sócrates, com a modernidade socialista, procedeu ao trabalho sujo que a Direita se envergonhava de fazer.

O caminho está aberto.
Quem nos acode?


APOSTILA – Helena Sacadura Cabral, numa estupenda crónica publicada no diário gratuito Meia Hora, escreve sobre a tributação das pensões de reforma, com notável clareza, o seguinte: Para além do duvidoso critério quantitativo, o senhor ministro esquece que a reforma é algo que se foi constituindo ao longo de uma vida e portanto não pode e não deve ser tratada como um rendimento de trabalho. Esquece, ainda, que a mobilidade profissional de uma pessoa de 70 anos é substancialmente menor do que a daqueles que, ganhando o mesmo, têm 45. Para não falar, já, das necessidades de saúde acrescidas que, nessa altura da existência, os mais velhos terão, com certeza, de enfrentar. Tanto o nosso PM como o dr. Teixeira Santos são jovens. ‘Apenas’ têm o cabelo branco. Mas um dia virá em que outros sintomas surgirão. A vantagem de ambos, e a minha, é que a nossa pensão de reforma será sempre ‘suficiente’ para pagar as maleitas da idade. O problema está naqueles que, ao longo da sua vida, nunca tiveram mais do que o suficiente para pagar o pão de cada dia.


B.B.

Etiquetas: , , , ,

2 Comments:

At 19 de outubro de 2007 às 17:07, Anonymous Anónimo said...

O Governo pediu, nos últimos anos, auxílio a Harry Potter. Refugiou-se na fantasia para espaçar à realidade. Prometeu reformas profundas, mas algumas delas foram pozinhos de perlimpimpim para iludir os problemas. Sob a capa de reformador, o Governo esquivou-se aos obstáculos com a perícia de um condutor de ralis.
A célebre meta dos 3% tornou-se um fim para consumo interno e externo e não um meio para as reformas do Estado. É cada vez mais visível que a “reforma” foi a da eficiência da carga fiscal, do decréscimo do poder de compra, do aumento da pobreza (e do desemprego) e pouco mais. O Estado continuou a engordar. Nem Harry Potter resolveria o problema do Governo: o cálice sagrado da função pública necessita de começar a encher, para que, em 2009, as eleições corram como pão com manteiga para as aspirações do PS. Resguardado na máquina fiscal o Governo vai encontrando oxigénio para os pulmões do Estado. E algumas das receitas são, no mínimo, capazes de fazer corar qualquer ser que viva no Pólo Norte. Exemplo: no OE está previsto que a contribuição para o serviço público de televisão, ligado ao consumo de electricidade, seja taxado em 5% de IVA. O Governo, mesmo tendo feito das grandes reformas pouco mais do que um teledisco (estilo “Money Song” dos Monty Python), precisa de lambuzar a língua da função pública. As eleições chegam em 2009. E nelas mel traduz-se por aumentos salariais. No fim, com os seus votos, a função pública é quem mais ordena! A reforma segue na próxima legislatura...

 
At 20 de outubro de 2007 às 17:06, Anonymous Anónimo said...

Sócrates caga em nós. Numa “época” de vómito noticioso, de tantos sorrisos de vitória que nos entram pela casa dentro, aí está ele a anunciar e a proclamar glória de mais este feito. Ganhou e como ele disse na entrevista ao mano Costa, o Ricardo, nem teve de jogar todos os trunfos, nem teve de tirar as cartas da manga. Cantou a sua vitória, tratou-nos como parvinhos porque acredita que as suas histórias nos enganam a todos, e tudo isso eu até lhe perdoo. Não votaria nele, claro, mas poderia ver tudo isso como simples demagogia politica. Mais difícil de perdoar é esta estratégia que tem utilizado a nível nacional e agora a nível europeu de assinar acordos com sindicatos, notoriamente em compadrio conseguido não se sabe bem como, por quem, e porquê. Sempre os mesmos, sempre igual, sempre à revelia de todos nós. Isto já não é aceitável, isto já é desonestidade. Agora, impossível de perdoar é o olhar para uma manifestação de mais de 200 mil pessoas, dizer que não concorda com aquilo que defendem e por isso caga nelas, segue o seu caminho, sem nada alterar, sem ligar nenhuma aos seus problemas, às suas ideias, aquilo que têm para dizer. Senhor da razão absoluta faz o que quer e o que pensa sem ligar a quem tenha outras ideias e outros caminhos a propor. Em relação ao Referendo, se ele pensa que deve ser aprovado para quê perguntar aos outros? Mesmo que só ele pensasse assim, certamente acreditaria que ele é que estava certo e todos os outros errados. Talvez pense mesmo que não valerá a pena fazer eleições, afinal ele considera-se o melhor para o país pelo que não interessa o que os outros pensam. Acredito que o próprio Salazar olhasse para si e para os outros com um sentimento idêntico. Acredito que a diferença está em que o Sócrates ainda não arranjou maneira de evitar que 200 mil pessoas se juntem. Isto de ajuntamentos de mais de uma pessoa começa a irritá-lo um bocadinho.
Mas nem vale a pena pensar muito neste pequeno hiato, que já devem estar a ser escritas as história da Meddie, a Casa Pia ainda vai espirrar mais um pouco, mais uns crimes, o futebol vai recomeçar e tudo vai voltar ao normal. Amanhã já todos falaremos da última bacorada do Santana, do golo fora de jogo ou do que aconteceu nesta ou naquela telenovela.

 

Enviar um comentário

<< Home