terça-feira, 15 de abril de 2008

SALAZAR E PONTE DE SÔR

O representante dos trabalhadores da Delphi de Ponte de Sôr verberava ontem o Governo por saber, há um ano, que a fábrica ia fechar e nada ter feito para garantir novos postos de trabalho.

Compreende-se a angústia dos trabalhadores. Numa região onde praticamente não há indústria, e onde os serviços se limitam a meia dúzia de restaurantes, lojas e empregos autárquicos, o encerramento de uma multinacional é um drama. Mas uma coisa é compreender a sua angústia; outra é pactuar com disparates. Porque nenhum Governo pode garantir postos de trabalho. Embora meio país e a esmagadora maioria da classe política acredite nesta ideia: ainda no fim-de-semana Luis Filipe Menezes dizia que as regiões do interior não deveriam pagar impostos? (uma teoria que a experiência desmente).

São atitudes como esta que explicam o atraso em que nos encontramos: se quando uma empresa fecha as portas a única coisa para que nos viramos é o Governo, apetece perguntar para que serviu o 25 de Abril?

O dr. Oliveira Salazar, do fundo da sua tumba, deve estar a rir às gargalhadas. Quase 40 anos depois da sua morte, o país continua a pensar dentro do quadro mental que nos deixou. Apesar do 25 de Abril. Apesar da União Europeia. Apesar da abertura de fronteiras?


C.L.

Etiquetas: , ,

17 Comments:

At 16 de abril de 2008 às 16:59, Anonymous Anónimo said...

...Sabia o governo, sabia o presidente da cãmara, sabia o senhor secretário da assembleia municiapl e sabia o sr. Basílio!
Mas que grande admiração!

Como diz o povo: casa roubada, trancas à porta.
Dois casos para pensar:
porque é que a união europeia tem um fundo para ressarcir os tabalhadores afectados pelas deslocalizações? Claro, é para cobrir as deslocalizações em nome dos altos interesses do capital.
Porque é que o Taveira Pinto se incomodou tanto com o comunicado do PCP? Claro, porque sabe que é verdade. O que está a tentar e a demonstrar fazer agora já devia ter começado a fazer ´há dois anos!

 
At 16 de abril de 2008 às 19:07, Anonymous Anónimo said...

Mas o que é que essa merda de Taveiras e outros parecidos,fazem pelos trabalhadores da Ilan??claro que nada nunca fez!!essa merda desse comunicado que andou a espalhar isso diz alguma coisa a alguém??só a tontinhos...essa tontaria de mandar 3 ou 4 Tontinhos do sindicato do Desgoverno a Lisboa isso foi para quê??Só Tontarias atrás e tontarias....

 
At 17 de abril de 2008 às 18:35, Anonymous Anónimo said...

de facto os espertos,os inteligentes ficaram todos do outro lado.

 
At 17 de abril de 2008 às 18:50, Anonymous Anónimo said...

os trabalhadores da delphi estão nas mãos de pessoas que manifestam muita dificuldade em distinguir a mão esquerda da direita.Delegados sindicais,(salvo algumas excepções)dirigentes e afins,oportunistas da pior especie que durante todos estes anos apenas usaram usaram a sua função para proveito pessoal,que hoje são teleguiados por um ex funcionário,que fizeram uma "purga" interna apenas porque não pensam como eles,através de mentiras levam com eles os que não imaginam como as coisas se passam.O Sr.Simões que diga o que fez na Guarda,em Portalegre ou nem outros lados que não sei.Depois comparamos.Com calma.De uma forma honesta.Sem cheques por baixo da mesa.PORTALEGRE:............

 
At 18 de abril de 2008 às 21:16, Anonymous Anónimo said...

Votei PS ,mas eu juro nunca mais ,mas eu estou muito triste com atitudes de certos sindicalistas da intersindical,nao confio em ninguem ,todos se estao a servir da desgraça dos outros .

 
At 19 de abril de 2008 às 03:22, Anonymous Anónimo said...

Pode ser que seja outro milagre como o queijo Limiano. Será que alguém quer fazer greve de fome????

 
At 19 de abril de 2008 às 19:45, Anonymous Anónimo said...

Ò Sr.Anónimo de Sexta-feira que diz que votou PS,mas nunca mais:Diz o Senhor que não está a gostar das atitudes dos Delegados Sindicais da Intersindical...mas olhe que os Sindicatos do seu Partido não são da Intersindical...Está contente com os da UGT ??se está tudo bem..não tenha medo que:a UGT,o seu Partido PS,e o seu Presidente da Câmara(Pinto Bugalheira)não o vão deixar sem trabalho...Eles nem teêm dormido a pensar no seu caso...pode ter a certeza...

 
At 20 de abril de 2008 às 00:11, Anonymous Anónimo said...

Vejo alguns delegados sindicais como cordeirinhos, atrás dum pintainho, que lhes promete pão para o dia de amanhã, mas não lhes dá nenhumas migalhas. Andam dentro da fábrica a fazer dinamização patronal, a oferecer desemprego aos colegas com promeça de boa indeminização (a mando do pinto e do cigano), mas o que andam a arranjar é desgraçar a vida a muita gente que vão ficar sem trabalho e sem direito a desemprego, porque andam a assinar documentos de rescisão de contrato de trabalho e pensam que estão a preencher o totoloto ou o euromilhões (grandes idiotas). Quando lhes sair a sorte grande agradeçam ao "Macho, ao Cozinheiro de Angola e aos seus ajudantes.

 
At 20 de abril de 2008 às 00:51, Anonymous Anónimo said...

Sim tem toda a razao ,sou a pessoa de sexta feira ,nao posso crer.estou muito desiludido com tudo que se esta a passar ,sou de ponte de sor ,nascido,criado ,e formei ca a minha familia ,mas estou a pensar sair da minha terra, e talvez de portugal ,ao que nos chegamos.

 
At 20 de abril de 2008 às 18:51, Anonymous Anónimo said...

Não pense sair da sua Terra Natal pá..você vá é ter o mais rápidamente com o seu presidente da Câmara, (pinto Bugalheira)e ele que lhe arranje o emprego que lhe prometeu,porque é seu...se ele lhe disser que não há trabalho,diga-lhe que sabe bem que a Câmara está a pagar a muita gente sem fazer nada de nada...você e todos os que o apoiaram teêm muito direito em receber o seu ordenado mesmo que não façam nada...E a Camara tem muito dinheiro...não leu o último papel que ele mandou distribuir?? ele diz que a Camara tem muito dinheiro..e diz para vocês estarem descansados que ele trata do vosso assunto..
Vá já amanhã à Camara é dia de atendimento e ele não pode negar recebelo...
Olhe se ele se armar ainda em mais TONTO do que aquilo que já é...Bata~lhe os pé que ele caga-se todo mas diga-lhe tudo isto...
Um abraço sincero para todos os que estão a passar esta situação....embora au tenha a certeza que a maioria de vocês tambem são culpados......

 
At 20 de abril de 2008 às 22:13, Anonymous Anónimo said...

Ate pode ter razao naquilo que esta a dizer , votei nele ,mas nunca lhe pedim nada .Quem la estava antes tambem era so para os afilhados , e nos todos sabemos e´´ tudo a mesma coisa so querm e poleiro .

 
At 23 de abril de 2008 às 13:30, Anonymous Anónimo said...

Tenho andado a adiar o meu comentário, mas após ter lido tanta asneira junta, tenho que desabafar...
Como é que é possível haver TANTA GENTE IGNORANTE nesta terra?! Qual é a parte de «a fábrica vai fechar» que vocês ainda não perceberam? Mas há alguém minimamente inteligente que vá nas balelas desses sindicalistas? A proposta que vos foi feita é uma boa proposta, os documentos que andam a assinar não vos tiram direito nenhum (basta ir ao código do trabalho e lêr- está lá tudo aquilo que têm direito e que não). Não se deixem levar por estes mentirosos, que só gostam é de aparecer na TV (...e então, que figuras bonitas são...)e andar por aí a desassossegar as almas mais inocentes. A situação é só uma: fecho da fábrica. Não se deixem levar por gente que gosta é de tirar mais uns dias de folga e andam para aí a dizer que são delegados sindicais e vão salvar o mundo. PENSEM, MEUS CAROS, PENSEM!

 
At 29 de abril de 2008 às 20:35, Anonymous Anónimo said...

Qual codigo de trabalho so se for o da china

 
At 3 de maio de 2008 às 21:04, Anonymous Anónimo said...

A luta dos trabalhadores é contra o capital e não uns contra outros

 
At 3 de maio de 2008 às 21:16, Anonymous Anónimo said...

Deixem de criticar o Presidente da Cãmara e façam uma analise dos factos e vêjam se não é as multinacionais à procura de menores salários e operários que o sejam realmente.

 
At 3 de maio de 2008 às 21:18, Anonymous Anónimo said...

Deixem de criticar o Presidente da Cãmara e façam uma analise dos factos e vêjam se não é as multinacionais à procura de menores salários e operários que o sejam realmente.

 
At 5 de maio de 2008 às 21:15, Anonymous Anónimo said...

que quer dizer com operarios que o sejam realmente .ja foi ou é operario.

 

Enviar um comentário

<< Home