segunda-feira, 12 de maio de 2008

AINDA HÁ SOCIALISTAS?

Vitorino Magalhães Godinho é uma referência inquestionável da democracia e do socialismo democrático, acima das vis partidarices a que assistimos.


Aos 90 anos continua lúcido, muito mais que a maioria dos que têm metade da sua idade!

Em entrevista à revista do Expresso, eis (abreviadamente) o que disse, entre outras coisas dignas de reflexão:

Há um declínio da democracia em todo o mundo. Hoje, ela está reduzida a aspectos formais (...) A democracia não é o direito de voto nem o estado de direito. O resultado é o afastamento dos cidadãos da vida política.

O bem público é uma noção que tem vindo a desaparecer. É um erro total alienar hospitais, bancos, empresas (...)

O Estado abandonou a direcção da economia (...) A corrupção é inerente ao sistema económico que temos (...)

Não temos uma classe dirigente competente e com ideias inovadoras (...) Morreram as ideias, os valores e os ideais. Não é de bom tom ter ideias e ideários – é-se considerado lunático.

Lamento que em Portugal e no mundo os socialistas estejam a contribuir para este estado de coisas!

Um PS com 30 anos de sócio e que decidiu sair por vergonha.


M.

Etiquetas: , ,