quarta-feira, 29 de julho de 2009

EM PONTE DE SOR O PRESIDENTE DA CÂMARA ESTÁ CADA VEZ MAIS SÓZINHO


VEREADORES DO PARTIDO SOCIALISTA NA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE SOR, ABANDONAM O PRESIDENTE

INSÓLITO?

- NÃO.

- JÁ SE ESPERAVA

QUE

ACONTECESSE
...

Hoje, viveu-se uma situação inédita deste mandato, Taveira Pinto, sozinho e sem qualquer membro do seu executivo, conduziu a reunião com os vereadores da oposição.

Que entre outros vetaram o lançamento do concurso para a exploração do Bar da Fabrica de Moagens e Descasque de Arroz.

Não é por nada, é só porque está lá alguém que tem um contrato em vigor com a Fundação António Prates que ele pensa que já não existe.

A história da FAP segue dentro de momentos.

No entanto ainda assim, proibiu o funcionário que secretaria as reuniões de registar em acta uma proposta do Vereador do PSD, proposta esta, que simplesmente, sugeria ao município que equacionasse para alem do apoio ao ensino do inglês, também fosse extensivo a outras línguas estrangeiras.

Etiquetas: , , ,

FESTAS DE PONTE SOR...

As Festas de Agosto e as Festas da Cidade


«Suprimir a distância é aumentar a duração do tempo.
A partir de agora, não viveremos mais;
viveremos apenas mais depressa.»

Alexandre Dumas

Na minha meninice, quando chegava a esta altura do ano, sabia que daí a duas semanas teríamos as Festas de Agosto, que calhavam sempre no meio de Agosto e que duravam cerca de três/quatro dias.



Eram festas de carácter profano que se uniam na perfeição nos festejos em honra da Padroeira de Ponte de Sor, Nossa Senhora dos Prazeres. Era um regalo ver os emigrantes que andavam lá por fora, aproveitarem para visitar o seu torrão natal, nas suas «máquinas» com matrículas de Inglaterra, França, Alemanha... Era gente e mais gente! Ponte de Sor parecia uma cidade!!! Uma verdadeira cidade!


O sítio onde as festas decorriam era o antigo Largo da Feira, que hoje é... bem, para falar verdade, é aquele jardim grande em frente do antigo Hospital... e não sei o nome! O espaço era perfeito: o local onde os artistas e os grupos musicais actuavam era cercado, havia muitas barracas de comes e bebes e espaço... muito espaço para as pessoas se sentarem, conviverem, ouvirem os seus artistas preferidos, comer um frango ou mesmo umas sardinhas...

E que não se diga que o cartaz musical era fraco! Os artistas da berra vinham a Ponte de Sor, lembro-me do Marco Paulo novinho em folha, com aquela carapinha bem cheia... E muitos, muitos outros!

Para nós, miúdos, era a festa dentro da Festa! Vermos as miúdas «estrangeiras», dar duas palavrinhas em «estrangeiro», «oui», «yes», «merci»... Era um verdadeiro prazer!

Mas os tempos mudam, Ponte de Sor cresceu, fez-se cidade e, armada numa de novo-riquismo, não quis saber mais nada com qualquer coisa que a fizesse lembrar que fora um dia uma vila!

Ainda houve um período em que a coisa não era carne nem peixe, ainda houve algumas festas no antigo Largo da Feira (lembro-me de, num ano, recebermos os Da Weasel - ainda pouco conhecidos - e o Emir Kusturica) mas foi sol de pouca dura.

Foi então que inventaram as Festas da Cidade! Em má hora, digo eu. Pelo menos o conceito. E o sítio, então...

Ao eliminarem as festas de Agosto, acabou-se com tudo aquilo que era genuíno na nossa terra. As Festas da Cidade nunca lhe chegaram aos calcanhares! E com o avanço do Progresso, a Festa da Salgueirinha seguiu os mesmos passos.

Não adianta pôrmo-nos com discussões espúrias e desnecessárias sobre qual é o(s) culpado(s)
destes crimes de homicídio (ou festicídio?) dumas festas que agradavam a todos, locais e forasteiros! O que é verdade é que nunca foi feito nada para que as coisas melhorassem. E já tivemos vários Presidentes de Câmara e nada foi feito! Por vontade própria? Por ignorância? Por incompetência?

Para falar verdade, gosto do Anfiteatro e do espaço envolvente, acreditem que sim. É um espaço perfeito para pequenos espectáculos, como aqueles no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas, mas só isso. Pensar-se em colocar as Festas da Cidade no mesmo sítio, é o mesmo que colocar o Rossio na Betesga! Não é possível.

É confrangedor ver quem nos visita, ser recebido naquelas situações: as pessoas não se podem mexer, se se quiser assistir a algum espectáculo tem que se ir com enorme antecedência... Aqui há alguns anos veio cá a Rita Guerra, estava grávida e tudo. Soube que ela esteve cá porque a consegui ouvir. Bem, acho que era ela, pois nunca a consegui ver. E como eu muitas e muitas pessoas.

Não falo aqui do cartaz que, ano após ano, nos é apresentado. A prata da casa é sempre bem vinda, é claro, e sempre fica de borla! Sempre se poupam umas massas para umas fundaçõezitas, ou protocolos, ou...

Para nos sentirmos mais tristes, basta vermos que qualquer pequena freguesia ou lugarejo tem as suas Festas de Verão, que apanham praticamente todos os fins de semana entre Junho e Setembro.

E se quisermos ver umas Festas a sério, daquelas que nós vemos e dizemos «eh pá, isto é que são festas a sério!», então basta esperar pelos finais de Agosto e vamos à vila do Crato.

Aquilo, sim, são Festas! O espaço é muito bom, os artistas, do melhor, muitos espaços para se comer e beber, se estivermos cansados, depressa encontramos onde nos sentarmos... Muitos visitantes são de Ponte de Sor, encontro lá muita gente que nunca consigo ver nas nossas Festas da Cidade! E este ano promete ser igual. O cartaz é bom, para não dizer óptimo!

Sei que o Passado está lá atrás, não volta, mas com o Presente que nos dão, poderíamos dar-lhe uma vista de olhos para podermos construir um Futuro melhor!

Mas isto sou eu a falar, que não passo de um Papagaio. Vaidoso, é verdade, mas contínuo Daltónico!



PAPAGAIO DALTÓNICO

Etiquetas: , , ,

PSD/CDS-PP APRESENTAM CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM PONTE DE SOR [III]

Por um projecto melhor

Joaquim Lizardo candidata-se

a

Ponte Sor




Foi perante algumas dezenas de pessoas que o candidato laranja, Joaquim Lizardo apresentou a sua candidatura, em coligação com o CDS-PP, à Câmara Municipal de Ponte Sor. Numa cerimónia que contou com as intervenções do presidente da Distrital do PSD de Portalegre, Cristóvão Crespo, do presidente da Distrital do CDS-PP, Tiago Abreu, do vice-presidente do PSD, António Borges e ainda da candidata à Assembleia Municipal, Ausenda Martins, Joaquim Lizardo desferiu duras críticas ao executivo actual, presidido por Taveira Pinto, e mostrou-se confiante no projecto que o PSD tem para o concelho.

Começando por lembrar que a sua candidatura representa um projecto de continuidade iniciado há quatro anos, quando aceitou, pela primeira vez, ser candidato pelo PSD à autarquia de Ponte Sor, Joaquim Lizardo confessou que, mais uma vez, não se revê em muitas das opções que têm sido tomadas por este executivo, não concorda com os resultados obtidos, nem com a imagem actual de Ponte de Sor e que, por estas razões, decidiu que era um dever cívico colocar o seu nome a concurso.

Sinto que valeu a pena porque a opinião pública cada vez mais me encoraja, o que não acontecia há quatro anos, e só por isso sinto que é uma aposta que vale a pena, e que serei porta-voz do muito descontentamento que existe no meu concelho, revelou.




Apontando duras críticas ao executivo actual, o candidato laranja afirmou estar farto da arrogância, da prepotência do quero, posso e mando e da violência gratuita e verbal contra aqueles que pensam de forma diferente.

Pensamos que o rumo e aquilo que tem sido a estratégia de Taveira Pinto até é um modelo que está esgotado, sublinhou, garantindo que jamais iria votar em alguém que não tem ambição política para o concelho.

Na sua opinião, e defendendo que os candidatos que concorrem juntamente com o actual presidente nada têm a ver com o PS, Joaquim Lizardo afiançou que, na lista do PS, não existe estratégia, nem ambição para assumir os destinos de Ponte Sor. Nós, como alternativa, temos um conjunto de candidatos com um projecto melhor, assegurou.

O Candidato do PSD afirmou ainda que, no que respeita à economia local, está um grande exemplo de descontentamento da população, uma vez que, das dezenas de empreiteiros de construção civil instalados no concelho, apenas um faz trabalhos para a Câmara Municipal. E, na opinião de Joaquim Lizardo, todos deviam ter essa mesma oportunidade.


Defendendo que a Construção Civil pode ser um grande motor de desenvolvimento de uma economia e uma das formas de garantir emprego na região, o candidato mostrou-se indignado pelo facto de as obras que o município faz através da contratação pública serem frequentemente ganhas por empresas grandes que depois subcontratam outras empresas que não são daqui. Na sua opinião, pelo menos uma percentagem dessa subcontratação devia, obrigatoriamente, favorecer empresas locais.

É fácil, não violamos o código da contratação pública e garantimos a subsistência dessas empresas, o emprego e fazemos crescer a economia, salientou.

Como medidas para apoiar as indústrias instaladas ou que se queiram instalar em Ponte Sor, Joaquim Lizardo apresentou uma série de incentivos, nomeadamente a redução das taxas de IRS e IRC, alterações que, no seu entender, o município pode fazer mas que esta Câmara não fez.

De acordo com Joaquim Lizardo, há um conjunto de medidas que os municípios podem e devem fazer para apoiar e desenvolver a economia local e fazer crescer o País.

O nosso País não são as grandes indústrias, mas sim as outras 440 mil pequenas empresas, que criam emprego nas vilas e nas cidades. As multinacionais empregam centenas de pessoas ao mesmo tempo, mas quando surge uma crise mundial como a que vivemos agora, e que está a acontecer aqui com a Delphi, tem efeitos devastadores na economia local, observou, acrescentando que é lamentável, gravíssimo e intolerável ouvir Taveira Pinto dizer que não é tragédia nenhuma o encerramento da Delphi.

Visivelmente indignado, Joaquim Lizardo defendeu que este projecto e este modelo de Taveira Pinto está esgotado e a prova disso é que nem a equipa dele é do seu partido e lamentou ainda que naquela que é uma das suas grandes apostas, o trabalho nas Freguesias, os nossos candidatos estão a ser fortemente pressionados, ameaçados e amedrontados pelo PS.


Garantindo que a sua candidatura representa uma mudança, Joaquim Lizardo sustentou que os apoios que são concedidos devem ser feitos com critério e concedidos a projectos estruturantes.

Na sua opinião, e no que respeita à área social, o trabalho da autarquia deve ser repensado, uma vez que os lares não têm capacidade de resposta para os idosos.

Nos lares aqui à volta, as vagas que têm são caríssimas e muito acima das capacidades dos idosos. Esta Câmara dá 500 mil euros por ano ao clube de futebol para termos uma equipa na Segunda Divisão Nacional, mas eu prefiro dar essa quantia às Misericórdias, aos Centros de Dia para garantir vagas para que os nossos idosos possam ficar em Ponte de Sor, afirmou, manifestando que é erróneo despender tanto dinheiro em jogadores quando as unidades sociais do concelho estariam cheias mesmo se tivessem o triplo das camas.

O social vai ser a minha grande aposta na campanha, porque na área do apoio social há um trabalho sério e de fundo para ser feito. A nossa sociedade no Alentejo é envelhecida e idosa e por isso temos que lhes garantir condições dignas de vida e para isso temos que ter vagas para eles. Esse é um trabalho mínimo e básico que temos que garantir, revelou, manifestando que, nos dias de hoje, as famílias não têm capacidade para dispensar mil euros por uma vaga de um lar e que, é por essa razão, que o PSD quer mudar radicalmente a área social em Ponte Sor.

Mas Joaquim Lizardo não se restringiu apenas ao âmbito social, o turismo foi também um dos temas de destaque da sua intervenção e que, na sua opinião, se trata de uma mais-valia que deve ser fortemente apoiada.

Revelando que está a ser construído um hotel de quatro estrelas, um já a funcionar e outro já projectado que dizem que pode ser de seis estrelas, o candidato referiu que, para que o turismo se possa desenvolver, é necessário garantir um conjunto de estruturas e unidades que complementem o turismo de luxo que existe na região. Na sua opinião, tem de haver uma política estruturante de infra-estruturas que o município saiba apoiar para cativar os empresários do turismo e termos uma aposta forte nessa área.

Abordando ainda a empresa de meios aéreos que está prestes a ser instalada em Ponte Sor, no âmbito do combate a incêndios, Joaquim Lizardo observou que essa estrutura do aeródromo pode ser aproveitada para, através da proximidade com Aeroporto de Alcochete, desenvolver toda a indústria de manutenção em Ponte Sor.


André Relvas
FONTE NOVA

Etiquetas: ,

segunda-feira, 27 de julho de 2009

EM PONTE DE SOR, O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL É MESMO CACHOPO

AINDA NÃO SE VIU LIVRE DE UMA...


Já está arranjar mais outra

para gastar milhões:

Ponte de Sor: Novo Centro de Artes abre em Setembro

Um novo espaço cultural, designado Centro de Artes e Cultura/Sete Sóis Sete Luas, vai ser inaugurado em Ponte de Sor no dia 05 de Setembro, revelou hoje à agência Lusa o presidente do município local.

Trata-se, segundo João Taveira Pinto, de um «espaço multidisciplinar de âmbito cultural», que vai acolher instituições como Sete Sóis Sete Luas, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, o Teatro da Terra (dirigido pela actriz Maria João Luís) e a Biblioteca Municipal.

O novo Centro de Artes e Cultura, que ocupa os pavilhões da antiga fábrica do arroz (ex. Fundação António Prates), vai abranger diferentes serviços dedicados à cultura e arte contemporânea, passando por áreas como o teatro, a dança, a pintura, a escultura e fotografia.

O projecto requer ainda «uma tentativa de interacção do espaço cultural com as escolas do concelho», através da realização de workshops direccionados para as crianças, servindo como ferramenta para que «comecem a perceber desde muito cedo a importância da cultura nas suas vidas», disse o autarca.

Com uma área total a rondar os 10 mil metros quadrados, o centro conta com um auditório, um anfiteatro, oito ateliês, cinco salas de exposição e um espaço verde com os «jardins móveis» de Leonel Moura, além de espaços para residência temporária de artistas.

Para a abertura do Centro de Artes e Cultura, está prevista a presença de escultores e pintores ligados ao Sete Sóis Sete Luas e a realização de uma exposição retrospectiva daquilo que é o acordo celebrado entre a Câmara Municipal e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.

Lusa

Etiquetas: , , , , , ,

sexta-feira, 24 de julho de 2009

PSD/CDS-PP APRESENTAM CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM PONTE DE SOR [II]

CANDIDATOS DO PSD/CDS-PP

ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS


DE

11 DE OUTUBRO





Câmara Municipal de Ponte de Sor

Joaquim Lizardo
Graça Santana-Maia Leonardo

Rafael Martins

António Silvano Guerra


Assembleia Municipal de Ponte de Sor

Ausenda Martins
Gonçalo Godinho



Junta de Freguesia de Forros do Arrão

Joaquim Serras

Junta de Freguesia de Galveias

Vences Martins

Junta de Freguesia de Longomel

João Pedro Espadinha

Junta de Freguesia de Montargil

Fernanda Prates

Junta de Freguesia de Ponte de Sor

José Carlos Bairrão

Junta de Freguesia de Tramaga

Hélder Godinho


Junta de Freguesia de Vale de Açor

Abel Pais

Etiquetas: ,

quinta-feira, 23 de julho de 2009

SERÁ QUE FOI PORQUE...?

Nahhh... Não acredito!

Mas o que é um facto é que, após ter aqui relembrado aos mais esquecidos uma Obra do Regime e que nunca mais estava concluída e que se chama Mini Golfe, então não é que, ao dar o meu passeio diário deparei com aquilo que as imagens documentam?







Pois é, começaram as obras de conclusão/limpeza/reconstrução do Campo de Mini Golfe, as tais que se tinham começado há... quantos? 3, 4, 5 anos?

As ervas, embora secas, já estão cortadas, os tijolos dos passeios estão todos arrumadinhos, fazendo umas bonitas esculturas que fariam qualquer artista que tenha exposto na
defunta Fundação António Prates corar de vergonha! Aquilo, sim, é verdadeira Arte Contemporânea!

Agora só temos de esperar para podermos dar umas tacadas...
lá mais para Outubro?

Claro que ainda encontrei coisas que me desgostaram: dois pinheiros foram arrancados, um deles devia ter um tronco de quase um metro! Não estou a mentir, vão lá ver e depois digam.

E eu pergunto: onde param os defensores do verde? as quercus? os ecologistas? Ou será que por estar vedado aquilo é uma coutada?

Quanto às obras, ainda deverão ter mais umas sessões de trabalho no Mini Golfe, por isso acho que... ora bem, um mês para mudar esta rede,



mais um mês para arranjar os arruamentos,


... sim, dois meses é tempo que chegue! A propósito, quando são as eleições?!

Ah, e que dizer do novel Pavilhão Gimnodesportivo? Aquilo já teve mais rectificações que só vai dar para se inaugurar lá em....

Adivinharam!!

Quanto à
nova escola do Primeiro Ciclo, é que parece não vai dar para se inaugurar! Mas... se trabalhassem 24 horas por dia... e chamava-se mais uns quantos... e esquecessem sábados e domingos... e se fosse para o Bem da Nação...

Para terminar, acabo como comecei. Será que é presunção minha pensar que poderei ter feito alguma diferença por agitar as águas?

Nahhh! É mesmo presunção de Papagaio!

PAPAGAIO DALTÓNICO

Etiquetas: ,

segunda-feira, 20 de julho de 2009

É SÓ GENTE SÉRIA NO P.S.

Diário de Notícias - As grandes construtoras contribuem financeiramente para a campanha do PS?

- "A conclusão de que nos apoiam é sua".

Resposta de João Tiago Silveira, a uma questão que referia a simpatia das grandes construtoras pelo Partido Socialista, pela defesa das grandes obras públicas.

A resposta é no mínimo estranha, sobretudo para um Secretário de Estado da Justiça.

É que não está em causa as construtoras apoiarem ou não o PS, não está em causa entrar mais ou menos dinheiro das construtoras no PS.

Todo e qualquer FINANCIAMENTO por parte de empresas é ILEGAL.



C.N.L.

Etiquetas: , , ,

sábado, 18 de julho de 2009

QUALIDADE DE VIDA

Os Municípios e a Qualidade de Vida em Portugal - Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior.

Ranking do Indicador de Qualidade de Vida

1- Lisboa
2- Albufeira
...
31- Évora
...
57- Beja
...
66- Portalegre
...
69- Campo Maior
...
75-- Castelo Branco
...
89- Elvas
...
107- Castelo de Vide
...
120- Fronteira
...
147- Ponte de Sor
...
184- Alter do Chão
185- Arronches
...
202- Nisa
...
207-Crato
...
213- Monforte
...
219- Marvão


Recolha de Jorge Mangerona

Etiquetas: , ,

sexta-feira, 17 de julho de 2009

BLOCO DE ESQUERDA APRESENTA:

Candidaturas aprovadas em plenário distrital

Os aderentes do distrito de Portalegre aprovaram as candidaturas distritais do BE às legislativas e Autárquicas.
As apresentações públicas das listas serão em data a anunciar.
Legislativas:
1º Efectivo - Maximina Bizarro / Enfermeira Chefe (Independente)
2º Efectivo - Paulo Cardoso / Analista

1º Suplente - Natércia Lopes / Técnica Bibliotecária

2º Suplente - José Moura / Desenhador


Autárquicas:

Portalegre:

Câmara Municipal - Marco Ferreira / Médico (Independente)

Assembleia Municipal - José Manuel Basso / Médico (Renovador Comunista)
Assembleia de Freguesia / Sé - Artur Calado / Técnico de Inseminação Artificial

Elvas:

Câmara Municipal - Luís Pedras / Formador-Ceramista

Assembleia Municipal - Alcides / Professor (Independente)

Assembleia de Freguesia / Alcaçova - Vicente Beringela / Pintor (Independente)

Assembleia de Freguesia / Caia e S. Pedro - João Choças / Desempregado

Assembleia de Freguesia / Assunção - Rui Sampaio / Técnico de
Reeducação (Independente)

Nisa:
Assembleia Municipal - Mário Mendes / Jornalista (Independente)

Assembleia de Freguesia / Nª Srª Graça - José Moura / Desenhador

Ponte de Sôr:
Assembleia de Freguesia / Montargil - Luís Batista / Servente


Campo Maior:

Assembleia de Freguesia / Nª Srª Expectação - Joaquim Gordo / Reformado

Existem ainda outras candidaturas por ultimar para as quais a Comissão Coordenadora Distrital ficou mandatada para ratificar.

Portalegre
A Comissão Coordenadora Distrital

Etiquetas: , , , , ,

quinta-feira, 16 de julho de 2009

PSD/CDS-PP APRESENTAM CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM PONTE DE SOR


A coligação PSD/CDS-PP de Ponte de Sor convida-o(a) a estar presente no jantar a realizar, no próximo dia 24 de Julho, sexta-feira, pelas 20:00 horas, no restaurante O Barril, em Ponte de Sor, para apresentação dos seus candidatos às eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2009, no concelho de Ponte de Sor.


Nota: O jantar custará 10,00 € e sujeito a confirmação até 22/07/09, para um dos telefones, 916 907 862 - Lizardo, 934 940 605 - Simas, 934 601 746 - Bragança.


Etiquetas: ,

quarta-feira, 15 de julho de 2009

MAIS ILEGALIDADES DA GESTÃO SOCIALISTA DA CÂMARA DE PONTE DE SOR

-------------------------------------------EXPEDIENTE------------------------------------------------A Câmara Municipal apreciou o seguinte expediente, rendo deliberado como vai referido:-------------------------------------------------------------------

ACTA N.º 27/09

MINUTA DA ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA OITO DE JULHO DE DOIS MIL E NOVE ----------------------------------------------------------

-----Presenças: Senhor Presidente da Câmara, João José de Carvalho Taveira Pinto e os Senhores Vereadores, José Fernando de Almeida Coelho, Luís Manuel Jordão Serra, Luís António Silva Martins, João Pedro Xavier Abelho Amante, Vítor Manuel Feliciano Morgado e Joaquim Augusto Guiomar Lizardo.




-------------------------------------------EXPEDIENTE------------------------------------------------A Câmara Municipal apreciou o seguinte expediente, rendo deliberado como vai referido:-------------------------------------------------------------------

-----LUIS MANUEL GARCIA LARANJEIRA/VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE SOR – PEDIDO DE DEMISSÃO DO CARGO DE VEREADOR. ---------------------------------------------------------------------------------------

-----Do Vereador Luís Manuel Garcia Laranjeira, está presente a comunicação datada de seis (6) do corrente mês que se transcreve na íntegra: «Na sequência do meu pedido de exoneração das Funções de Vereador a Tempo Inteiro, efectuado em 04/06/2009, deferido por V. Exª em 05/06/2009, com comunicação ao Agrupamento Vertical de Ponte de Sor em 15/06/2009, na qual referia que eu apenas estaria presente nas reuniões ordinárias e extraordinárias do respectivo órgão, informo, agora, que abdico das Funções de Vereador actualmente desempenhadas, em regime de não permanência. Deste modo, deixaria de participar nas reuniões atrás referidas, ou em qualquer outra actividade inerente a estas funções autárquicas». ---------------------------

-----A Câmara Municipal tomou conhecimento.


ALGO AQUI NÃO É LEGAL?

Etiquetas: , , ,