CHARME E LUXO EM MONTARGIL
O estilo, o requinte, o charme e o luxo, são elementos que, uma vez conjugados em perfeita harmonia com a natureza envolvente, resultam num resort com uma profunda alma alentejana e um espírito cosmopolita difícil de igualar por aqui.
Desenvolvido pela Charcas SA (empresa do universo RIS Investments), este projecto turístico de quatro estrelas, membro da Small Luxury Hotels of the World, encontra-se inserido numa propriedade com uma área total superior a 14 hectares, totalmente abraçada por manchas de pinheiros e sobreiros, onde se incluem as duas componentes do resort - o Charcas Lagoon Hotel (com 40 quartos) e o Charcas Lagoon Village (com 20 bungallows de tipologia T2), todos a beneficiar das infra-estruturas e dos serviços exclusivos deste empreendimento de luxo com vistas privilegiadas sobre o espelho da Barragem de Montargil e as paisagens pintadas de verde que o envolvem.
Assim, ao dispor de todos os hóspedes estarão o restaurante, com capacidade para 125 convidados; o Essence Spa, num espaço autónomo com indoor pool e gabinetes privados, que oferece uma marca exclusiva de tratamentos naturais; as piscinas; o business center e as respectivas três salas de congressos; o Home Cinema Lounge; o espaço infantil monitorizado por profissionais credenciados, e ainda uma das principais mais-valias do complexo turístico, o Active Leisure Center (ALC). Charmosamente erguido em madeiras nobres numa das extremidades da pequena enseada que se alonga diante do Charcas Lagoon Resort, o ALC apresenta-se como um pólo de actividades ao ar livre, e totalmente equipado para qualquer iniciativa desportiva (lancha a motor, ski aquático, caiaque, BTT, etc...) ou de lazer (caminhadas, observação, etc...).
Ao percorrer mais de um quilómetro de extensão ao longo das margens da famosa barragem construída em finais dos anos 50 do século XX - e desde então procurada por quem pretende tirar partido deste ponto de encontro entre o descanso absoluto e as mais variadas actividades ao ar livre -, o conceito deste resort alentejano é, como não poderia deixar de ser, a água, tendo sido dedicada especial atenção em não criar barreiras visuais entre os espaços interiores e os cenários exteriores. O contacto directo com a natureza está, portanto, garantido no Charcas Lagoon Resort e nas imediações mais ou menos próximas, tal é o potencial turístico de toda esta região do distrito de Portalegre.Com um total de 40 quartos, incluindo quatro deluxe family suites, e 20 bungallows, com dois quartos, sala, piscina e terraço privativo, o Charcas Lagoon Resort foi pensado com estilo, assumindo um design contemporâneo e ecléctico, mas que vai simultaneamente buscar as suas raízes locais não só aos tons terra da composição cromática do edifício principal, bem como aos contrafortes tão típicos da região, cuja solidez parece sustentar estas paredes rugosas.
Resort
Atravessado por enormes molduras envidraçadas a emprestar luz natural aos diversos espaços interiores, o edifício com três pisos por onde se distribuem as várias dinâmicas do Charcas Lagoon Resort tem várias assinaturas. A começar pelas do jovem arquitecto João Sousa Machado e de Ronald Hart, arquitecto luso-britânico já com larga experiência na coordenação de projectos de uni-dades hoteleiras. A arquitectura indoor ficou a cargo de Ana Moretti, que privilegiou o cenário clean e arejado, num misto entre as superfícies em vidro, o branco luminoso, as texturas e os tons mais quentes. Lá fora, a paisagem foi, por sua vez, trabalhada pela Land Design, tendo aqui prevalecido a integração paisagística das amplas áreas a céu aberto (onde também se vai apostar na regeneração de vários ecossistemas mediterrânicos existentes no local) com a baixa volumetria das construções. As piscinas, os pequenos lagos, as agradáveis zonas ajardinadas e as providenciais sombras dos pinheiros e dos sobreiros completam o resto de um cenário que se quer idílico.
A distribuírem-se por duas alas (Nascente e Poente) que percorrem o andar térreo e o piso superior do hotel, os 36 double e twin rooms (incluindo dois quartos devidamente equipados para incapacitados físicos) e as quatro deluxe family suites têm áreas na ordem dos 24 e dos 45 m2, respectivamente. Todos com pequenos e recatados terra-ços ou varandins, de qualquer um destes aposentos de design contemporâneo assumido podem-se desfrutar de repousantes panorâmicas so-bre o cenário de Montargil. Dotados de equipamentos topo de gama, os quartos contam com televisores LCD da Samsung, sistema hi-fi Bose, telefone Alcatel, ar condicionado e ligação wireless à Internet. Além da reputada label de amenities Molton Brown oferecida aos hóspedes num charmoso kit completo, cada quarto dispõe de roupões personalizados e lençóis de algodão natural com a insígnia Charcas Lagoon Resort.Bungallows
Ao todo são 20 luxuosos e exclusivos bungallows que compõem o Charcas Lagoon Village. Usufruindo da totalidade dos serviços e das infra-estruturas do Charcas Lagoon Hotel, estas verdadeiras casas no campo são puras peças de design, erguidas em perfeita harmonia no coração da natu-reza envolvente. Com dois espaçosos quartos, uma ampla sala de estar, terraços com vista, piscina privativa, cozinha totalmente equipada e dois WC, os bungallows foram projectados com largas superfícies em vidro, para assim beneficiar em estilo da soberba paisagem de Montargil.
Essence Spa
Os produtos de fabrico artesanal e os elementos naturais regem a filosofia do Essence Spa, numa perfeita conjugação entre tratamentos de aromoterapia e terapias florais e as habituais sessões de salute per acqua. Ao utilizar uma marca exclusiva para o Charcas Lagoon Resort, o spa ocupa um espaço autónomo do edifício principal, igualmente rodeado pela natureza, incluindo gabinetes privados com amplas vistas para o exterior e uma indoor pool. Dispõe ainda de um Essence Bar, onde são servidas refeições ligeiras e sumos naturais. Paz tranquilidade e refúgio são a sua essência.
Active Leisure Center
Desportos aquáticos e uma imensa oferta de actividades outdoor são sinónimo de dias bem passados, com os hóspedes convidados a beneficiarem de todas as condições naturais para pôr em prática completos programas de lazer e entretenimento.
Sob o lema "Sports to enjoy...", o Active Leisure Center está dotado dos mais modernos e sofisticados equipamentos, oferecendo a possibilidade de experimentar modalidades como ski aquático, kneeboard e wakeboard, bóias, wakesurf e wakeskate, canoagem, hobie cats, barco a remos, BTT, ténis e voleibol, entre muitas outras actividades à medida das preferências dos clientes do Charcas Lagoon Resort. O espaço dispõe de uma área restrita de cacifos, com balneário e WC, e ainda de um agradável lounge para recuperar após um dia intenso.
8 milhões de euros de investimento
Detido pela Charcas SA, o Charcas Lagoon Resort começou a ser idealizado em 1987 por Ronald Hart, arquitecto luso-britânico e conhecedor das paisagens de Montargil, que então adquiriu à família Prates Coutinho esta propriedade com mais de 14 hectares, repleta de pessegueiros e na primeira linha de água da famosa barragem.
Sem nunca ter abandonado a ideia de aqui erguer uma unidade hoteleira de luxo, Hart manteve firme o seu propósito durante quase vinte anos, duas décadas de impasse fruto das habituais burocracias neste tipo de processos. Entretanto, a entrada de novos investidores em 2005 resultaria na constituição da Charcas SA, empresa detida pela Ris Investments (80%) e pelo arquitecto luso-britânico (20%). A partir daqui, o projecto ganhou novo fôlego e uma dinâmica imparável, tendo sido realizadas várias alterações aos planos iniciais, como forma de adequar o empreendimento às actuais exigências.
Alvo de um investimento na ordem dos oito milhões de euros, este resort de quatro estrelas está baseado em duas vertentes - Charcas Lagoon Hotel e Charcas Lagoon Village, ambas a beneficiar de todos os serviços exclusivos do Essence Spa, do Active Leisure Center, do restaurante gourmet, do Home Cinema Lounge, do Business Center e demais regalias e infra-estruturas ao dispor.
Para pôr de pé o Charcas Lagoon Resort estiveram envolvidas 25 empresas sub contratadas, para um total de aproximado de 300 operários e técnicos especializados que, de 2005 a 2007, deram o seu precioso contributo no desempenhando de funções desde canalizadores, projectistas, jardineiros, electricistas, engenheiros, carpinteiros, pintores, entre muitos outros.
O Charcas Lagoon Resort também apostou em força nos seus recursos humanos, ao contratar cerca de 30 profissionais altamente qualificados. Formada nas melhores escolas e nos mais reputados grupos hoteleiros nacionais e internacionais, a equipa constituída após uma exigente selecção de candidatos vai ter como missão dar resposta a todas as exigências e necessidades dos selectos hóspedes que escolherem esta unidade de luxo situada nas margens da Barragem de Montargil.
Etiquetas: Barragem de Montargil, Charcas Lagoon Resort, Turismo